Dilema na TVI: Existe Felicidade ou Somente Momentos Felizes?


De Lenny Hannah

Já aqui abordei o tema da felicidade, e é ponto assente de que os portugueses sejam endogenamente tristes. Ora, a minha espia para programas de televisão em Portugal, informou-me que a televisão kitsch está a transmitir uma rubrica, com a jornalista Judite de Sousa e a sua ginecologista (Maria do Céu Santo), na qual aparentemente se fará uma apreciação sobre a felicidade. Alegadamente a Judite de Sousa terá afirmado que ninguém pode ser feliz a todo o tempo, é sua opinião (errada) mas deverá ser respeitada.

Não sei nem calculo o que seja perder um filho; todos sem excepção, principalmente nós mulheres preconcebemos que partiremos primeiro do que os nossos filhos, e quando nos são “retirados” tendo eles sido seres extraordinários: sendo mãe inimagino como será um cérebro quase em ponto de rotura; o meu ser recusa-se a cogitar sobre a grandeza de conhecer que um filho meu possa estar perpetuamente no breu e só. Todavia, a felicidade também pode ser construída na morte, esta é uma consequência da vida seja ela comprida ou curtíssima; temos de ter compreensão necessária para entender que a vida é um exercício de endurance.

Para quem crê em De*s, a vida é uma prova de amor pelo Senhor porque Ele diz “Vai-te acontecer isto, aquilo e aqueloutro mas Eu estarei lá para te ajudar, segurar e amparar”. A partir desta premissa pode-se construir uma vida sã e feliz.

A felicidade é também rir mas não constantemente como a repórter das delicatessens da TV kitsch; a felicidade é enfrentar a vida por mais merdosa que se esteja num determinado momento; é trabalhar para sustentar os filhos, é não desistir perante nada, é respeitar o próximo, é ser cordial na estrada, no supermercado e numa fila. A felicidade é aplicar o auto-domínio na indignação, no protesto, nas querelas com os vizinhos.

A felicidade é viver com alguém e saber-se que se está protegido e seguro; a felicidade é chorar, sofrer mas sabendo que amanhã se tem a opção de escolher o lado mais saudável mentalmente. A felicidade é não arrastar os outros para a fossa; a felicidade é saber rir de si e por vezes sorrir perante a estupidez dos que nos rodeiam; a felicidade é poder dizer-se na cara da vida “Vai-te lixar, quem manda sou eu”. A felicidade é treinar as crianças a olharem para o lado bom da vida mesmo perante a frustração para na adversidade saberem parar e pensar.

A felicidade é um desses relativismos pela qual vale a pena lutar porque apesar de depender de cada um, ela existe e é real.

Agora, se você acha que a felicidade per se não existe, mas sim momentos de felicidade, que estranhamente você não os consegue viver porque está ansiosa com a chegada do tal tempo e depois angustia-se com a hora que ele tem de deixá-la e partir....Pronto, cada um sabe de si e o Senhor de todos. Chegue do emprego e vá ouvir as senhoras doutoras garantir-lhe que não existe felicidade, logo, você nunca poderá aspirar à mesma mas sim à sensação fugaz de contentamento.

Claro que se você não tem vida, vai miseravelmente enterrar-se na poltrona e absorver as negatividades de alguém que acha que precisa de uma catarse pública.

Você que é uma grande bisbilhoteira vai estar em frente da televisão na sua cozinha a ver a menina Judite a degladiar-se nas suas emoções para que você no dia seguinte, na esplanada do seu café preferido, além de querer casar a menina jornalista com o presidente Marcelo, vai fazer demonstração de comiserações deslocadas e até verter uma lágrimazinha pela Judite. A boquinha suja da minha falecida comadre dizia “Ó conan que não ganhas para a dona”, afirmava isto sempre que estivesse perante uma mulherzinha oca ou falhada.

Ó minha querida Adelaide, se tu visses o que se passa em Portugal, acho que abriríamos um bordel ainda que clandestino para acalmarmos o mulherio! Vê tu que a ginecologista que vai trabalhar com a menina Judite de Sousa (no teu tempo trabalhava na RTP1) desconhece que se pode alcançar a felicidade estimulando a mente através do tal canal que é afinal de contas o que lhe proporciona o seu pão de cada dia.


In Summa...a Felicidade é a razão. 

Até para a semana.

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2019 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Mana, eu sou um homem feliz! Maningue feliz mesmo porque escolho ser feliz! A vida é curta e estamos aqui por alguma razão, quanto mais não for para honrarmos os nossos antepassados! Se estamos aqui agora é porque eles lutaram por nós, trabalharam por nós, sofreram por nós: não lhes devemos a honra de sermos felizes por termos chegado aqui? Além disso, mana, ser infeliz ou pensar que só há momentos felizes é desonrar Deus, né?
    Maningue nice este teu post! Boa Páscoa para vocês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carlitos!
      Ó meu amigo, eu também sou feliz, maningue mesmo. Sou feliz só por estar viva e estar grata pelas coisas belas e menos belas que tive a chance de as presenciar.

      God bless, meu resistente de Moza!

      Eliminar
  2. Olá Lenny,

    Esta senhora está claramente deprimida. A depressão dá-se por falta de energia vital, de conexão com a Essência Divina. Logo, ao invés, de fazer programas tolos, a Judite de Sousa deveria mas é fazer uma busca espiritual e conectar-se com o Senhor. Sim, pode até ser Católica mas, se for então, esse caminho não está a fazer coisa alguma por ela.

    A felicidade existe sim: é uma questão de escolher ser feliz ou não.

    Beijocas e Pesach Sameach!

    ResponderEliminar
  3. Poverella...

    Pesach Sameach, Lenny e a todos no DS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e Pesach Sameach para si e todos os nossos leitores da fé Judaica.
      Para os nossos leitores Cristãos: uma Páscoa Feliz.

      Eliminar
    2. Olá, CCG!
      G*d bless her heart!

      Pesach Sameach, bella mia!

      Eliminar
  4. Sinto muito por ela ter perdido o filho mas esta constante depressão na TV é deprimente. A TVI tem a certeza de que ela deve continuar à frente das câmaras? Parece que ela é competente mas caramba que trabalhe nos bastidores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Unknown!
      A tristeza profunda não é saudável para nenhum dos dois: a Judite deveria deixá-lo ir para à luz, ok?

      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Olá, Anónimo!
      Infelizmente, é verdade, meu caro!

      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos