A imagem que fazemos de uma pessoa sábia é a seguinte: um ser calmo e paciente; capaz de apresentar soluções (inspiradas por algo que nos transcende) para os problemas. E depois, quando não nos identificamos com a pessoa na imagem, transformamos a sabedoria em algo somente ao alcance de alguns. O que não é verdade.
A sabedoria está ao alcance de todos: é de graça. Tudo o que temos de fazer, para a obter, é querer atingi-la, querer mantê-la, querer aplicá-la no nosso dia-a-dia e, finalmente querer partilhá-la com os outros. A questão que a Humanidade se deveria colocar é: se é de borla e, tudo o que há a fazer e querê-la, então porque é tão difícil ser sábio? Porque numa sociedade em que impera o consumismo, parece que aquilo que seja grátis é tido como reles; e aparentemente as pessoas preferem querer andar stressadas, ultra-individadas, vazias e a viver no caos...coisas que a sabedoria não providencia.
Quando o Homem se torna sábio, a sua vida é invadida pela organização, método, calma, ordem e preenchimento...Então, do que se trata a sabedoria? Trata-se de observar, e beber, a vida.
“E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a voz” (Provérbios 2:3)...
...Serás capaz de entender a vida. Não basta observar e ingerir a vida (sabedoria), é vital que a compreendamos na sua totalidade, se queremos manter um certo nível de sanidade mental e cumprir a nossa missão com sucesso. O nosso cérebro tem de compreender e assimilar cada detalhe inerente à existência e, ao nosso universo pessoal...de outro modo compreender a vida torna-se impossível.
“E o enchi do espírito de Deus, de sabedoria, de entendimento e de conhecimento, em todo o artifício” (Êxodo 31:3)
O conhecimento é a chave de tudo. Quanto mais conhecimento tivermos mais compreenderemos; quanto mais compreendermos mais depressa adquiriremos sabedoria. Há umas quantas formas de adquirir conhecimento, aqui na terra (academica, empirica & espiritualmente), contudo o que elas têm em comum é o perigo existente, quando falhamos em saber como lidar com o conhecimento: a ruína do Eu. Se falirmos no lidar com demasiado conhecimento académico, corremos o risco de nos tornarmos assassinos em série (sabemos tanta coisa que a vaidade toma conta de nós, começamos a desprezar e odiar os outros & a praticar o mal); se falhamos em lidar com demasiado conhecimento empírico, corremos o risco de nos transformarmos nuns anti-académicos arrogantes e nuns chico-espertos vaidosos; se somos insolventes em lidar com o conhecimento espiritual excessivo acabaremos por atravessar a fronteira para as trevas, acreditar que somos o novo messias e acusar os outros grupos religiosos de estarem errados (demonstrando, assim, uma total falta de entendimento). Ao negligenciar a maneira como lidamos com o conhecimento, convidamos a vaidade a tomar conta da nossa vida, afastando, assim o entendimento e a sabedoria.
Sabedoria sem entendimento e conhecimento é inútil. De que serve observar a vida se não a compreendermos e ignorarmos a sua essência?
Entendimento sem sabedoria e conhecimento é impossível. Se não observarmos a vida e a ignorarmos, o que é que há a compreender?
Conhecimento sem sabedoria e entendimento é pura arrogância e corrupção.
A concatenação da sabedoria, entendimento e conhecimento é a chave para uma existência saudável.
Imagem: Judeus de Rembrandt
Olá Max!
ResponderEliminarDesculpe não ter aparecido antes, estava com problemas no pc. Gostei do post e aí vai uma pergunta: É melhor ser sábio ou ser aprendiz?
Beijo
Até.
Indiquei você lá no meu blog: http://lokytrp.blogspot.com
ResponderEliminarParticipe ok?
Beijos
Até...
Sim! Amo a novela Pantanal, ontem mesmo aqui, foi o último capítulo...novela linda, história linda, músicas lindas :o) O SBT comprou os direitos e por isso tive o privilégio de curtir pela segunda vez a reprise. É, adoro futebol sim, já joguei até, mas me machuquei e hoje apenas brinco às vezes. Então, sobre a brincadeira, sei que já participou, se puder participe outra vez, eu acabei sendo indicada por duas vezes, uma em cada blog.
ResponderEliminarBeijos
Até...
Olá Angel! :D
ResponderEliminar"Desculpe não ter aparecido antes, estava com problemas no pc. Gostei do post e aí vai uma pergunta: É melhor ser sábio ou ser aprendiz?"
Não faz mal, compreendo totalmente. Só espero que esteja tudo bem com o PC.
Obrigada, ainda bem que gostaste :D!
Para responder à tua pergunta interessantíssima: um sábio é um eterno aprendiz; e um aprendiz que não detenha sabedoria (e não saiba que nunca deixará de o ser) jamais será sábio.
Dito isto, os dois niveis da existência andam de mão em mão.
E tu, o que achas?
Beijos
Oi Angel,
ResponderEliminarObrigada pela indicação, és um verdadeiro anjo!
Beijos
Angel,
ResponderEliminarAs músicas do Pantanal são um sonho mesmo! A história é imbatível!
Eu confesso que não gosto de futebol, mas quando è necessário apoiar a selecção nacional: estou aí!!! LOL
Então vou participar, sem problemas :D!
Beijos
Gostei muuto do texto.....e levo ele sempre...pois somos um eterno aprendiz..sempre nos seres humanos estamos aprendendo e melhorando nossas performaces.....
ResponderEliminarabraço
Oi Philip :D!
ResponderEliminar"Gostei muuto do texto.....e levo ele sempre...pois somos um eterno aprendiz..sempre nos seres humanos estamos aprendendo e melhorando nossas performaces....."
Fico feliz por teres gostado! É verdade, somos eternamente aprendizes (jamais o deixamos de ser).
Ah, sim...os outros seres humanos são a nossa verdadeira escola :)!
Philip, obrigada por teres partilhado o teu pensamento connosco :D!
Beijos
De seu artigo, eu pincei duas observações, a saber: 1-ser sábio não significa, necessariamente, ser calmo; 2 - a sabedoria é tratar de observar e beber a vida.
ResponderEliminarA imagem que se faz de alguém supostamente sábio é a da placidez e contemplação. Esquecem, porém, que ser sábio não nos faz deixar de ter contas a pagar, por exemplo. Isto, quando nos falta o vil metal, tira-nos a tranquilidade.
A imagem de "beber a vida" é muito poética e bonita. Gostei.
Abraços do Brasil,
Jorge Alberto.
Max, a intelectualidade deve ser usada em prol da sociedade, senão de nada vale. Conhecimento enclausurado é o mesmo que não tê-lo. E penso sim, que a sabedoria e simplicidade devem andar juntas. Boa semana! Beijus
ResponderEliminarMax,
ResponderEliminarAdoro teus textos, tão bem escritos e tão esclarecedores com as palavras certas.
"A concatenação da sabedoria, entendimento e conhecimento é a chave para uma existência saudável."
Adorei!
Beijos mil
Oi Carla :D!
ResponderEliminarOoh, obrigada, minha linda! As tuas palavras são muito encorajantes :D!
Beijos
Olá Jorge :D!
ResponderEliminar"De seu artigo, eu pincei duas observações, a saber: 1-ser sábio não significa, necessariamente, ser calmo; 2 - a sabedoria é tratar de observar e beber a vida."
Concordo plenamente.
"A imagem que se faz de alguém supostamente sábio é a da placidez e contemplação. Esquecem, porém, que ser sábio não nos faz deixar de ter contas a pagar, por exemplo. Isto, quando nos falta o vil metal, tira-nos a tranquilidade."
Ora que observação relevante!! Ainda ninguém havia trazido esta questão ao de cima: como o dia-a-dia poderá influenciar a sabedoria, ou ainda, como poderá influenciar o querer ser sábio (pois perante as vicissitudes da vida a sabedoria poderá deixar de ser uma prioridade).
"A imagem de "beber a vida" é muito poética e bonita. Gostei."
Obrigada :D!
Jorge, que comentário brilhante: muito obrigada :D!
Um abraço
Oi Luma :D!
ResponderEliminar"Max, a intelectualidade deve ser usada em prol da sociedade, senão de nada vale."
Lindo! Desnecessário será dizer que concordo...
"Conhecimento enclausurado é o mesmo que não tê-lo. E penso sim, que a sabedoria e simplicidade devem andar juntas."
Absolutamente. Hmmm...isso é interessante "Sabedoria e Simplicidade"...só por si daria um outro artigo...
Luma, muito obrigada por este comentário brilhante...é sempre um enorme prazer ouvir-te! :D
Beijos
Oi Amiga
ResponderEliminarMax essa artigo está simplesmente ma-ra-vi-lho-so! amei!
E tenho uma palavra que acho que define bem o que precisamos ter para começar a caminhar em rumo a sabedoria, e essa palavra é equilibrio, aprender a ter equilibrio emocional, intelectual, dosar e medir atitudes em nossas vidas.
"A sabedoria está ao alcance de todos: é de graça. Tudo o que temos de fazer, para a obter, é querer atingi-la, querer mantê-la, querer aplicá-la no nosso dia-a-dia e, finalmente querer partilhá-la com os outros."
Graças à Deus que é assim, todos temos capacidade para alcançá-la o problema é que nem todos querem, conheço muitos exemplos de pessoas que não gostam de ler, acham que estudar só tem sentido se tiver algum ganho monetário e não se esforçam em ser gentil com o próximo, é muito triste!
"Porque numa sociedade em que impera o consumismo, parece que aquilo que seja grátis é tido como reles; e aparentemente as pessoas preferem querer andar stressadas, ultra-individadas, vazias e a viver no caos...coisas que a sabedoria não providencia."
É isso de fato acontece, algo para ser valioso tem que ter um preço alto, jamais algo que é de graça a maioria vai achar que tem algum valor...e como as pessoas vivem vazias! e é muito difícil lidar com pessoas assim, para você ter uma idéia eu tenho vizinhos que quando vejo, dou bom dia e eles não respondem, é o cúmulo!
"Então, do que se trata a sabedoria? Trata-se de observar, e beber, a vida."
Sim, claro! conseguir enxergar a vida e não somente ver...
"O conhecimento é a chave de tudo. Quanto mais conhecimento tivermos mais compreenderemos; quanto mais compreendermos mais depressa adquiriremos sabedoria."
É isso aí...
"Ao negligenciar a maneira como lidamos com o conhecimento, convidamos a vaidade a tomar conta da nossa vida, afastando, assim o entendimento e a sabedoria."
A vaidade e a arrogância são grandes problemas, mas aí retornamos mais uma vez ao equilibrio, temos que ter em mente que nunca saberemos tudo e quanto mais sabemos mais temos para aprender seria como se outras portas do conhecimento se abrissem e elas vão se multiplicando a medida que aprendemos.
Mas em relação a isso eu conheço uma pessoa, um grande amigo, que é extremamente culto mas também extremamente humilde ele sabe muito, mas está sempre pronto a aprender com qualquer um, é um exemplo para mim.
"Sabedoria sem entendimento e conhecimento é inútil. De que serve observar a vida se não a compreendermos e ignorarmos a sua essência?
Entendimento sem sabedoria e conhecimento é impossível. Se não observarmos a vida e a ignorarmos, o que é que há a compreender?
Conhecimento sem sabedoria e entendimento é pura arrogância e corrupção."
Ótimo amiga, fechou com chave de ouro.
beijos e parabéns
Oi Dri :D!
ResponderEliminar"Max essa artigo está simplesmente ma-ra-vi-lho-so! amei!"
Ainda bem que gostaste, fico muito feliz :D!
"E tenho uma palavra que acho que define bem o que precisamos ter para começar a caminhar em rumo a sabedoria, e essa palavra é equilibrio, aprender a ter equilibrio emocional, intelectual, dosar e medir atitudes em nossas vidas."
Ora aí está! Adicionaste um ponto importantíssimo ao artigo: equilíbrio.
Agora pergunto-me se o equilíbrio não acompanhará a sabedoria; ou será que antes de adquirir a sabedoria temos de ser equilibrados antes?
"Graças à Deus que é assim, todos temos capacidade para alcançá-la o problema é que nem todos querem, conheço muitos exemplos de pessoas que não gostam de ler, acham que estudar só tem sentido se tiver algum ganho monetário e não se esforçam em ser gentil com o próximo, é muito triste!"
Credo...isso é triste mesmo. Mas infelizmente é assim mesmo: as pessoas acham que estudar é somente tirar um curso para poderem ganhar mais; e depois acabou-se o estudo. Esquecem-se que viver é aprender; que a vida é uma constante sala de aulas.
"É isso de fato acontece, algo para ser valioso tem que ter um preço alto, jamais algo que é de graça a maioria vai achar que tem algum valor...e como as pessoas vivem vazias! e é muito difícil lidar com pessoas assim, para você ter uma idéia eu tenho vizinhos que quando vejo, dou bom dia e eles não respondem, é o cúmulo!"
Infelizmente a nossa sociedade parece viver vazia (mas tenho esperança de que um dia as pessoas abram os olhos). Não respondem? Que falta de educação...que horror. O ser íntimo deve andar nas trevas...quem sabe?
"A vaidade e a arrogância são grandes problemas, mas aí retornamos mais uma vez ao equilibrio, temos que ter em mente que nunca saberemos tudo e quanto mais sabemos mais temos para aprender seria como se outras portas do conhecimento se abrissem e elas vão se multiplicando a medida que aprendemos."
Nem mais! Agora disseste tudo! Eu chamo a esta sede de querer saber mais e mais, e contudo nunca chegar a saber tudo, o Síndrome de Eva.
"Mas em relação a isso eu conheço uma pessoa, um grande amigo, que é extremamente culto mas também extremamente humilde ele sabe muito, mas está sempre pronto a aprender com qualquer um, é um exemplo para mim."
Quando a pessoa concatena o conhecimento com a sabedoria e o entendimento (compreensão) ela percebe que não sabe mais que ninguém e que todos são uma fonte de conhecimento e aprendizagem (independentemente da idade, escolaridade, cultura, género, religião etc).
"Ótimo amiga, fechou com chave de ouro."
Muito obrigada *vénia*!
Dri, amei este super comentário...muito obrigada por partilhares os teus pensamentos connosco :D!
Beijos e bom fim-de-semana