Perdoar 70x7

Puerta del Perdón (San Isidoro, Léon)

Perdoar é uma virtude. Contudo, se seguirmos o conselho de Jesus e perdoarmos 70x7...quanto tempo nos levará a perdermos a dignidade, o orgulho e a sanidade mental?

Exemplo A
Um marido é enganado pela mulher e perdoa-a. Ela, a seguir, engana-o de novo...e de novo ele perdoa-a. Digamos que ela o engana 70x7; duvido que este homem compreensivo e paciente vá perdoar a sua esposa 70x7; já que o seu orgulho terá sido ferido à primeira transgressão, a confiança que nela depositava jamais será restaurada à segunda, a sua dignidade será eternamente lesada e a humilhação trará abaixo as paredes do seu ser à medida que ela o vai enganando.

Exemplo B
Uma criança é mal educada e os seus pais perdoam-na. A seguir a criaturinha dá uma chapada na mãe, e mais uma vez é perdoada. O miúdo, agora, começa a matar pássaros e gatos; os pais ignoram-no por se tratar de uma fase. O adolescente magoa os miúdos do seu bairro por puro divertimento e, os seus paizinhos nada dizem nem se questionam porque de modo nenhum que o seu filhote é um hooligan. O seu rebento é apanhado pela polícia e os seus pais perdoam-no porque Cristo disse que eles tinham de perdoar 70x7.
Será que perdoar 70x7 não é uma forma de negação ou até medo de confrontar a dura realidade?

Exemplo C
Uma mulher tem um amigo que passa a vida a induzi-la em erro e a falhar para com ela. Esta mulher encontra sempre maneira de explicar o comportamento do seu amigo e perdoa-o 70x7 por cada vez que ele lhe dá uma facada nas costas. O tempo passa e perdoar 70x7 deixa de parecer tão inteligente, tão ético, tão paciente e virtuoso: para dizer a verdade, fazê-lo começa a parecer um sinal de fraqueza, de medo de confrontar a verdade, de receio de virar as costas a um padrão comportamental.

Por isso, de que serve compreender e perdoar 70x7? Qual será o resultado final de compreender, aceitar e perdoar 70x7?
Conhecendo as pessoas: amargura, ressentimento, loucura e medidas drásticas. 

Perdoar é bom, de facto, é até admirável; mas perdoar 70x7 é estar confortável no desconforto, é anular-se, é pôr a própria natureza para dormir, é evitar encarar a, e mudar de vida. 

Comentários

  1. Perdoar alguem nao significa que voce deva viver debaixo de servidao. Se uma mulher trair o marido ou o marido trair a esposa deve se sim haver o ato do perdao. Mas se o tal continua na mesma pratica segue se o direito de sair desta situacao escrava. Mas no entanto o perdao continua na atitude do ofendido de recuperar o poder e dominio proprio de todas areas que ele foi afetado. Quando voce perdoa, voce passa a um nivel superior de harmonia que nem mesmo o ofensor pode entender. Voce tira de seu interior o resto do poder do ofensor que estava acabando com a beleza da vida. Jesus nao estava apenas pensando em dar a segunda chance, mas trazer liberdade e poder para o ofendido de viver acima da circunstacia de dor.

    ResponderEliminar
  2. Olá Anónimo :D!

    O teu comentário é fabuloso, contudo quantas pessoas conseguem obter liberdade e poder, para viver acima da emoção negativa, através do perdão? E se não conseguir (mesmo sendo Cristão) o que deve fazer?
    O que Jesus propôs é tão complexo quanto a via óctupla de Buda :).

    Muito obrigada por partilhares o teu pensamento connosco :D.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos