O Resultado de Décadas de Governação Interesseira


De Max Coutinho


Digo-me sempre que “Os governos precisam de um novo paradigma de governação”.


Os Governos tornaram-se Interesseiros


O Povo já não é o centro da governação, porque se fosse não estaríamos no presente estado de crise (crise de habitação, custo de vida elevado etc).


É interessante ver os Governos à Esquerda a invocar o Mercado Livre para justificar a sua negligência: mas se a Liberdade não é completamente Livre, porque é que o Mercado Livre deve ser completamente Livre? Mercado Livre não equivale a Capitalismo Selvagem, um onde as pessoas são sugadas até à medula até nada mais restar. A Propriedade Privada deveria ser respeitada sim; mas também não é desculpa para espremer o Povo.


Os Governos podem, e devem, colocar um jugo na Especulação. Primeiro, há 30 anos atrás, começou a especulação na área da Imobiliária, agora estão a avançar para a Comida e o Vestuário: isto constitui uma agressão à Dignidade Humana. 


Ameaça à Segurança Nacional: no passado sábado, numa Manif contra a Crise de Habitação em Lisboa, um pequeno grupo de pessoas expressaram a sua frustração de não haver casas para se viver ao atacar a polícia. Imaginem se cada vez mais pessoas começarem a expressar a sua frustração dessa maneira…imaginem se se juntarem a eles imigrantes que começaram a dormir nas ruas por falta de meios para pagarem 1.000€ por um T1. 


Entretanto: 


  • Quanto é que ganham membros do Governo e amigos por mês?

  • Quantos deles são proprietários das tais casas arrendadas a altos preços?

  • Quantos deles vivem em co-living?

  • Quantos deles comem só pão e arroz todos os dias porque a comida está demasiado cara?


Penso que todos saibamos a resposta a estas perguntas. 


A Sociedade Civil é Interesseira


Sempre que se fala no aumento do salário mínimo, em países como Portugal ouvimos a mesma história: temos de falar com a Sociedade Civil (i.e. empresários, directores de instituições etc). Esta mesma “Sociedade” nunca concorda com nada: oh, aumentar os salários é mau para o negócio, muitas empresas vão fechar etc etc…


Ao invés de fazerem lucros na ordem dos 100%-150%, tentem descer o objectivo para 20%-40% - verão que ganharão mais quando deixarem de ser gananciosos. 


Os Seres Humanos, os trabalhadores, são o principal capital de qualquer companhia; a principal fonte de riqueza; logo, não olhem para os trabalhadores como uma despesa (segurança social, IRS, fundo de compensação etc), pensem neles como um Investimento na produção da vossa riqueza. 


Mic Drop…


(Imagem: Protesto contra Elevado Custo de Vida, em Lisboa (Editada)/Fonte: RR)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2023 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários