Digo-me sempre que “Os governos precisam de um novo paradigma de governação”.
Os Governos tornaram-se Interesseiros
O Povo já não é o centro da governação, porque se fosse não estaríamos no presente estado de crise (crise de habitação, custo de vida elevado etc).
É interessante ver os Governos à Esquerda a invocar o Mercado Livre para justificar a sua negligência: mas se a Liberdade não é completamente Livre, porque é que o Mercado Livre deve ser completamente Livre? Mercado Livre não equivale a Capitalismo Selvagem, um onde as pessoas são sugadas até à medula até nada mais restar. A Propriedade Privada deveria ser respeitada sim; mas também não é desculpa para espremer o Povo.
Os Governos podem, e devem, colocar um jugo na Especulação. Primeiro, há 30 anos atrás, começou a especulação na área da Imobiliária, agora estão a avançar para a Comida e o Vestuário: isto constitui uma agressão à Dignidade Humana.
Ameaça à Segurança Nacional: no passado sábado, numa Manif contra a Crise de Habitação em Lisboa, um pequeno grupo de pessoas expressaram a sua frustração de não haver casas para se viver ao atacar a polícia. Imaginem se cada vez mais pessoas começarem a expressar a sua frustração dessa maneira…imaginem se se juntarem a eles imigrantes que começaram a dormir nas ruas por falta de meios para pagarem 1.000€ por um T1.
Entretanto:
Quanto é que ganham membros do Governo e amigos por mês?
Quantos deles são proprietários das tais casas arrendadas a altos preços?
Quantos deles vivem em co-living?
Quantos deles comem só pão e arroz todos os dias porque a comida está demasiado cara?
Penso que todos saibamos a resposta a estas perguntas.
A Sociedade Civil é Interesseira
Sempre que se fala no aumento do salário mínimo, em países como Portugal ouvimos a mesma história: temos de falar com a Sociedade Civil (i.e. empresários, directores de instituições etc). Esta mesma “Sociedade” nunca concorda com nada: oh, aumentar os salários é mau para o negócio, muitas empresas vão fechar etc etc…
Ao invés de fazerem lucros na ordem dos 100%-150%, tentem descer o objectivo para 20%-40% - verão que ganharão mais quando deixarem de ser gananciosos.
Os Seres Humanos, os trabalhadores, são o principal capital de qualquer companhia; a principal fonte de riqueza; logo, não olhem para os trabalhadores como uma despesa (segurança social, IRS, fundo de compensação etc), pensem neles como um Investimento na produção da vossa riqueza.
Mic Drop…
Comentários
Enviar um comentário
O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos