E o Prémio da Frase Mais Estúpida vai para...


De Max Coutinho
Qual a frase mais acéfala do ano?

“É diferente termos dez muçulmanos ou dez ocidentais no nosso prédio” - Filipe Melo, Deputado Português pelo Partido Chega


Eu gostaria imenso de ver as imagens da ocasião em que estas palavras foram proferidas para discernir o seu contexto, contudo, a priori esta frase é uma das menos inteligentes que já ouvi nos últimos tempos. 


Primeiro, sim, é totalmente diferente ter 10 muçulmanos como vizinhos e 10 ocidentais: 6 em cada 10 vizinhos muçulmanos são mais limpos, mais silenciosos e respeitadores. Eu tenho 5 vizinhos ocidentais: uma deles nem sequer lava as janelas desde que se mudou para o prédio há um ano e meio atrás; outro atira as cinzas dos seus cigarros para o meu modesto pátio. Às duas da manhã a que não lava os vidros discute com o seu cheri da “saison” acordando todo o prédio, e a sua porta exala um "perfume" de urina e marijuana. 


Realmente, é totalmente diferente. 


Segundo, quando falamos de ocidentais referimo-nos à geo-designação e quando mencionamos a palavra “muçulmano” referimo-nos a um seguidor do Islão (i.e. religião). Eu sou ocidental e sou Judia e conheço Ocidentais que são Muçulmanos, da mesma maneira que temos Ocidentais que são Hindus (e.g. o PM do Reino Unido), logo, de que raio fala Filipe Melo? É este género de coisa que faz com que as pessoas pareçam estúpidas em público. 


Terceiro, se Filipe Melo se referia aos Muçulmanos Asiáticos (Indianos, Bengali e Paquistaneses etc), ele deveria tê-los mencionado sem embaraços; mas mesmo assim…se há problemas com esta comunidade: de quem é a culpa? Para além do mais, é perigoso generalizar porque entre tais comunidades há boas pessoas e as autoridades portuguesas sabem bem quem são as maçãs podres: se não agem é porque não há interesse…


Muita gente diz que o Chega é um Partido da Extrema-Direita mas eu digo que lhes falta a sofisticação e complexidade necessárias para tal qualificação. O Chega tem um bom nome mas tem má eloquência e ainda piores ideias. Chega, Chega!


(Imagem: Filipe Melo [Ed] - Google Imagens)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2023 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários