“É diferente termos dez muçulmanos ou dez ocidentais no nosso prédio” - Filipe Melo, Deputado Português pelo Partido Chega
Eu gostaria imenso de ver as imagens da ocasião em que estas palavras foram proferidas para discernir o seu contexto, contudo, a priori esta frase é uma das menos inteligentes que já ouvi nos últimos tempos.
Primeiro, sim, é totalmente diferente ter 10 muçulmanos como vizinhos e 10 ocidentais: 6 em cada 10 vizinhos muçulmanos são mais limpos, mais silenciosos e respeitadores. Eu tenho 5 vizinhos ocidentais: uma deles nem sequer lava as janelas desde que se mudou para o prédio há um ano e meio atrás; outro atira as cinzas dos seus cigarros para o meu modesto pátio. Às duas da manhã a que não lava os vidros discute com o seu cheri da “saison” acordando todo o prédio, e a sua porta exala um "perfume" de urina e marijuana.
Realmente, é totalmente diferente.
Segundo, quando falamos de ocidentais referimo-nos à geo-designação e quando mencionamos a palavra “muçulmano” referimo-nos a um seguidor do Islão (i.e. religião). Eu sou ocidental e sou Judia e conheço Ocidentais que são Muçulmanos, da mesma maneira que temos Ocidentais que são Hindus (e.g. o PM do Reino Unido), logo, de que raio fala Filipe Melo? É este género de coisa que faz com que as pessoas pareçam estúpidas em público.
Terceiro, se Filipe Melo se referia aos Muçulmanos Asiáticos (Indianos, Bengali e Paquistaneses etc), ele deveria tê-los mencionado sem embaraços; mas mesmo assim…se há problemas com esta comunidade: de quem é a culpa? Para além do mais, é perigoso generalizar porque entre tais comunidades há boas pessoas e as autoridades portuguesas sabem bem quem são as maçãs podres: se não agem é porque não há interesse…
Muita gente diz que o Chega é um Partido da Extrema-Direita mas eu digo que lhes falta a sofisticação e complexidade necessárias para tal qualificação. O Chega tem um bom nome mas tem má eloquência e ainda piores ideias. Chega, Chega!
Comentários
Enviar um comentário
O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos