Serviço de Estrangeiros: Agendamentos de Reagrupamento Familiar


De Lenny Hannah

Esta semana vou ser curta e grossa, pois trata-se de uma nota para a Procuradoria-geral, a Polícia Judiciária, o governo e o próprio SEF.


Os que me vêem lendo sabem que na minha família somos todos obrigados a ser proactivos. A minha especialidade é ajudar as raparigas da minha tribo a serem bem sucedidas; neste momento estou fazendo Agendamento para reagrupamento familiar. Estou no conforto do meu lar e faço os telefonemas ao SEF.


Comigo acontece, quase sempre, que entre 2000 e 3000 tentativas, o SEF atende uma chamada; faço a dança dos ombros etíope e dos moçambicanos pois a riquezas paga-me uma dezena por cada agendamento.


Como devem calcular adoro a ocupação que me é proporcionada pelos Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Embora me fatigue às milhares de vezes que leio no visor do telemóvel "Conditional call forwarding active; line busy e call ended"; do reclamanso do meu dedo apesar da promessa de compra de um verniz que lhes concederá um visual sexy; bom adiante...mas verdade seja dita: a canseira da espera é compensada pelo atendimento de primeira dos funcionários do SEF, principalmente as mulheres pois, mesmo cansadas (nota-se na voz), o agendamento não termina sem uma risada.


Quando na semana passada fui buscar a lista para as marcações agrupamento familiar deparei-me com uma conversa que me deixou intrigada. Um residente asiático dizia "Sabe há várias maneiras de chegar ao Porto"  resposta "eu só uso a autoestrada e chego sempre sã e salva". Mais tarde no aconchego familiar, perguntei o que havia sido aquilo, resposta "Anda aí alguém a oferecer marcações de um dia para o outro, a preços exorbitantes", mas essa gente não sabe que isso é impossível; pois nas marcações de Dezembro, os agendamentos são em Março; como é que se marca de um dia para o outro? 


Um outro sobrinho especulou que talvez os que pagam são encaixados no último dia das marcações, até poderia ser, mas como é que são atendidos em 24 horas;  é impossível pois após a marcação há todo um processo e esse leva pelo menos um mês e pouco a preparar e chamar o interessado. Então é o que? 


"É um asiático que quer extorquir dinheiro aos incautos, tal qual fazem com marcações falsas que imagine-se as pessoas chegam a receber um e-mail a convidá-los a apresentarem-se numa delegação do SEF. E uma vez lá chegados, não há registo nenhum no SEF."


Ah, estou a ver! Bom, da minha lista só me falta um telefonema; mas olha lá: quando isso acontece porquê que os funcionários do SEF não incentivam os enganados a dizer quem lhes conseguiu a marcação?


Por este andar, se todos encolherem os ombros, hackers sentados na Ásia vão entrar no sistema do SEF.


Até para a semana



[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2021 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Ahahahah, não...telefonar ao SEF é uma aventura. Mas agora isso é um job description?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos