Portugal: Bons Modos São Coisa do Passado


De Lenny Hannah

Meus caros leitores, eis-me de volta. Um bem-haja, pois devido à vossa generosidade os números subiram e caramba: tive um aumento.

Esta semana trata-se mais de um desabafo que de outra coisa qualquer…


Pronto, aí estão os imigrantes: seja para se servirem deste país como trampolim para na sua busca irem para outras paragens ou simplesmente para aquisição de nacionalidade portuguesa para elegerem o António Costa à presidência deste país. Nada disto quer dizer o que quer que seja, no entanto está acontecendo: tudo numa nice!


Eu fui imigrante em pelo menos dois países: quando lá cheguei, observei e tratei logo de me adaptar à cultura local e (graças ao sistema educativo português) foi só prestar atenção à conversação, às expressões idiomáticas, e quando não sabia perguntava aos locais e assim fui lidando com a vida.


Mas estes "invasores" da actualidade são inquietantemente agravantes. Passo a explicar:


1- Umas miúdas europeias estão no Metro mesmo em frente à porta, chegada ao meu destino perguntei três vezes "Vão sair?" após a minha mudança de semblante oiço "We don't speak portuguese" sinalizei com a mão o “sai-me da frente” e respondi "Well, you should for you're in Portugal"; mas o que me apetecia ter dito era "Shame on you, idiot! This is my country and I shouldn't have to accomodate the likes of you"


2- Estou no Pingo Doce e um caboclo - que tomei por asiático - atravessa-se ostensivamente à minha frente, chocada disse "Com licença também se usa em Portugal" o elemento pegou no cestinho das compras e foi por ali fora dizendo impropérios. Só quando ele abriu a boca é que me apercebi da sua nacionalidade e pensei "O quê? Portugal está a receber brasileiros das favelas, sem preparação nem modos de conduta? Que vai esta gente acrescentar a Portugal?" - Uma senhora idosa que estava na fila comentou "Este não gostou" ao que respondi "Estou habituada a brasileiros de outra estirpe, linhagem de primeira água; meu De*s que horror de gente vem a ser esta?"


3- Asiáticos e Orientais

Estes seres são mal educados e não possuem a finesse de querer aprender e os pobres diabos desconhecem frases como: "Se faz favor; com licença; muito obrigado/a e ainda o simples cumprimento" - Nos transportes públicos atravessam-se em frente aos outros  mesmo que a pessoa esteja ali para sair também; no Metro são incapazes de seguir a regra básica do deixar sair para poder entrar.


Ora, eu sou de outra era onde a cortesia e a civilidade eram uma regra básica da convivência humana.


Nestes tempos, detesto sair de casa porque até os portuguesinhos já  estão a adoptar o estilo Asian-shit e imagine-se além de pelejar vilmente com os asiáticos vejo-me na contingência de dizer aos lusos "Se os meus olhos não me enganam você não é nenhum asiático estúpido que desconheça as regras da cortesia; e quase que juro que a sua família lhos transmitiu"


Vejamos, eu até  entendo o cheiro nauseabundo exalado por muitos muitos deles (coitados quem consegue lavar-se num cubículo onde gravitam mais de trinta pessoas com uma única casa de banho?), mas a falta de bons modos não perdoo porque por onde andei, os portugueses são considerados pessoas altamente educadas e culturalmente bem integradas.


Se nós no estrangeiro podemos, eles aqui também devem fazer um esforço para aprender a língua e os nossos melhores modos. Porque sinceramente eu estou farta, estou mesmo farta, quase a ponto de me sentir exaurida por tal, e não gostaria de no meio da minha altercação com um deles, ser secundada por alguém fervorosamente mais farto e ocorrer algo desagradável.


O Estado português é responsável pelo esclarecimento destas comunidades: é só um aviso à navegação.


Até para a semana 


[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2021 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Não é só em Portugal: é em todo o lado. O mundo perdeu a compostura, ponto final parágrafo. E é curioso como os seres humanos captam os comportamentos alheios!

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenny,

    lol lol vivam as diferenças culturais, a sério. Cada cultura, cada código de boa educação, mas os brasileiros não têm desculpa porque o código deles é o mesmo que o nosso...
    Adorei este post, obrigada :-)

    Beijocas e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos