Exmo Carlos Moedas: Foque-se no Problema da Habitação e Saúde Pública


De Lenny Hannah

Parabéns ao senhor Carlos Moedas pela sua eleição à presidência da Câmara Municipal de Lisboa.

Dizem que foi uma eleição inesperada, pois a esquerda na sua imensa arrogância (sem capacidade para tal) convenceu-se de que o povo é absorto.


Carlos Moedas (o seu nome já aqui foi mencionado para lhe sugerir que mudasse o paradigma), ora no seu programa eleitoral os chavões que nada significam estão por lá - quero crer que tenha sido para encher papel: Cultura, parques de estacionamento e os blá blá do costume (o Medina e seus apoiantes do costume prometiam o mesmo, daí a estupefacção da sua vitória)


CULTURA


Já olhou com olhos de ver para o seu Município? Por acaso encomendou um estudo para saber como lidar com a mescla de culturas existente nas várias etnias que compõem a maquillage demográfica de Lisboa e respectiva área Metropolitana?


Pois é, meu caro presidente, se estiver a falar de:


  • Teatro de revista

  • Festas populares

  • Subsídios para o teatro e cinema

  • Romarias

  • Pipis de Lisboa e a imperial

  • Futebol; 

  • Reformados e os seus jogos de cartas nos jardins

  • Vozes das crianças nos bairros da capital

  • Cafés e as esplanadas cheias de gente

  • Casas de fado cheias de gente

  • Passeios à beira mar

  • Varinas e os vendedores de flores nas ruas

  • Tascas e suas iguarias

  • Fiados nas mercearias do bairro etc etc


Isso seria uma coisa; mas duvido que seja isso pois "tudo o vento levou". Não obstante, digamos que fosse possível reavivar alguma destas coisas, só uma minoria iria compreender visto que os que fizeram a Lisboa d’outras eras ou já morreram ou já se encontram "deslocalizadas"; e a suburbia está apinhada de pretensiosos assaloiados somente versados no seu Smartphone, no seu plasma e no chiu constante às crianças que vão sendo fabricadas.


Lisboa é agora uma grande cidade cosmopolita, porque engloba os vários mindset. Sim, os asiáticos parecem todos iguais mas nada poderia estar bem longe da verdade porque o pensar e estar deles é bem diverso: 


  • Um indiano hindu é completamente diferente dum indiano muçulmano e deste dum indiano cristão

  • Um Bengali é diferente dum Nepali

  • Um vietnamita é diferente dum chinês, dum filipino, tailandês e este dum singapurês e estes dum birmanês e todos estes são diferentes dos orientais do Japão, Coreias e por aí fora.


Lisboa, além dos europeus, africanos das ex-colónias, africanos de outros ex-impérios, tem também toneladas de asiáticos e orientais; logo que Cultura irá ser implementada?


Senhor presidente, espere ser sabotado pela esquerda que gravita no aparelho da Câmara de Lisboa. Assim como assim, o Partido Socialista já enviou um dos seus acólitos choramingar antes mesmo da sua tomada de posse. O elemento veio desfiar a sua diatribe dizendo-se muito preocupado com a sua eleição porque “ele e seu filho vivem em Lisboa” e como de costume invocou o meio ambiente e todos os papões relacionados com a poluição e coisas que tais.


Não tarda muito o senhor presidente Moedas será obrigado a receber a tolinha Greta da treta e levar uma reprimenda em público: vous y imaginez, monsieur Moedás?


PROGRAMAS ELEITORAIS À PARTE


Nesta legislatura lute pelo povo que verdadeiramente habita em Lisboa; adquira por direito humanitário o cognome de "Carlos Moedas, o Povoador" concentre-se verdadeiramente no problema da habitação, tire os portugueses das ruas, e acabe com as negociatas da modernidade: 


  • Entulhar pessoas e famílias em Instituições de Solidariedade ou Centros de Acolhimento e Emergência Social

  • Colocar pessoas e famílias a cargo de pessoas que nada sabem da sua vida quanto mais gerir o turbilhão de emoções, e outras coisas mais, de pessoas que por uma razão ou outra caíram nas malhas do infortúnio.


Senhor presidente, devo preveni-lo que não quero saber nem ouvir dizer que devido a pressão exercida pelos seus amiguinhos, e ou familiares pertencentes a Lobbies bacocos, vossa excelência nada fez no departamento de arrendamento camarário para ajudar primeiro os mais pobres, depois os velhos, a seguir famílias com crianças,  jovens em princípio de vida e por último acoitar quem temporariamente necessite de abrigo. 


A Câmara Municipal é um porto seguro para qualquer necessitado que preencha os requisitos necessários, a habitação para todos tem obviamente um custo; portanto a cedência de casa camarária nunca deverá ser gratuita, poderá sim haver uma moratória bem monitorada, porque todos sem excepção devemos contribuir para o bem estar de todos, porque estamos cientes de que nada é grátis.


Outra coisa, como governo local, as Câmaras Municipais têm de supervisionar a saúde dos seus munícipes: bom, já toda a gente compreendeu que há falta de médicos de família; mas a não atribuição de número de utente pelos Centros de Saúde é de bradar aos céus.


A nova administração camarária é bom que se foque na resolução deste problema, porque há centenas de migrantes que não possuem o dito número, e isto é um dilema porque muitas destas pessoas habitam em apartamentos minorcas com trinta outros seres lá dentro. 


Senhor presidente, imagine: com esta pandemia (quase controlada) e com seres a viver tal qual porcos ou bois num curral; o que acontecerá se surgir uma doença esquisita e eles não se dirigirem ao hospital "because I don't have the health number and I don't have the money to pay the hospital", o que irá acontecer?


Senhor presidente Carlos Moedas, os extorsionistas da EMEL (Câmara Municipal) podem ficar para segundas núpcias, agora deve lançar mãos na resolução do problema da habitação e da saúde pública e creia-me terá feito o que nenhum predecessor seu o fez. Para além do mais, o povo ficar-lhe-á grato por todo o sempre e eu espalharei o seu bom nome por onde que quer que ande - ou melhor ainda como se diz em Moçambique "donde vier a para onde for".


As tribos lisboetas contam consigo, não se distraia.


Até para a semana.


[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2021 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Parabéns a Carlos Moedas! Mas vamos lá ver se ele vai fazer Tikkun Olam ou se vai ser mais um politicoquizinho de trazer por casa, ou seja desses que fala fala fala convence toda a gente que está a fazer muito mas só está a enriquecer os empresários...estrangeiros, é claro!! A ver vamos...

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenny,

    Estamos aqui para ver o que vai acontecer, não é verdade? Estaremos atentos! ;)

    Bom trabalho, como sempre.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos