António Costa Prepara-se Para Ser Presidente de Portugal


De Lenny Hannah

Na passada segunda-feira, dia 18 de Outubro de 2021, estava eu numa das cadeias de distribuição alimentar a pensar na minha vida, quando oiço um efusivo "Bom dia, como está?".


Parei respondendo que me encontrava bem e agradeci. A minha interlocutora, imparável, acrescentou "Com estas máscaras não reconhecemos ninguém", retorqui dizendo que devido a este estilo de vida imposto pelas circunstâncias da pandemia, um sorriso mesmo por detrás da mascarilha era sinal duma gentileza considerável.


Pronto, como dois e dois são 4 (ou 22 dependendo da perspectiva) deu-se o irritante episódio do costume, eu ser identificada como sendo natural das ex-colónias do Atlântico e eu dando sempre a mesma resposta "Não. Eu sou do Índico". 


Passámos para as óbvias trivialidades como: sou macaense filha de um português e duma chinesa de Macau; e eu sou portuguesa nascida em Moçambique e produto de um cocktail racial e especifiquei-as a seu pedido.


Ó...! Deu-se o início da realpolitik: "Sabe uma coisa; se eu pudesse mataria o António Costa". 


Como dizem os ingleses "It drew me back" arregalei os olhos e diz-me ela "Não é por causa da cor" e eu mui secamente "Obviamente que não; está a falar comigo e entre mim e primeiro ministro não há diferença de pele", a mulher começou por  explicar o que a consumia e perguntou-me se eu havia reparado na demografia da localidade onde nos encontrávamos; brinquei dizendo que estávamos em Calcutá, pejada de turistas orientais e negros de ex-colónias de potências como França e Inglaterra. 


Rimo-nos a bom rir. Eis, então, que surge a causa por detrás da sua ira contra o nosso Premier:


"O primeiro-ministro está a preparar-se para ser presidente deste país"


Respondi que era politicamente natural e dei o exemplo do dr. Cavaco Silva; ela rispidamente rebateu "Esse sim foi um governante com um percurso limpo".

Mas a quê que se refere; quis saber; a mulher fixou-me e disse “O António Costa tem um plano, inundou este país com quase um milhão de indianos, para lhes conceder a nacionalidade portuguesa para quando ele concorrer às presidenciais, todos ‘los agradecidos’, instruídos pela própria Índia, votarão nele.”


Foi a minha vez de seriamente penetrar os olhos da camarada e "Minha cara, primeiro, este é o país de António Costa; segundo, até para um chinês essa teoria é muito rebuscada, não lhe parece?"; a mulher cuja idade é cerca de 70 e picos, endireitou os ombros, ergueu a cabeça "não se deixe enganar, este país é também meu por herança sanguínea, o meu pai que Deus o tenha, era português de gema de Viseu, portanto foi e é meu antes do primeiro-ministro pensar em nascer e antes também da menina vir ao mundo; estou enganada? Temos o direito de velar por este Portugal dos nossos antepassados, minha querida; entende?"


Antes que num golpe de kung fu, ela me torcesse o braço, anui e despedi-me com a desculpa de que tinha de fazer o almoço para as crianças (imagine-se os lindinhos estão a milhares de Kms de mim).


Como dizem os indianos "What a conundrum",


Até para a semana


(Imagem: St Jerome [detalhe] - Caravaggio)


[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2021 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Olá Lenny,

    Fartei-me de rir. Só tu para encontrares este tipo de pessoa?
    lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hahahahaha matar o PM? Que pensamento macabro!!! De qualquer maneira o alegado plano não é mau se for verdade, mas nem chega a ser maquiavélico! Acho que ninguém no PS tem essa capacidade. Olhe, lenny, adorei o artigo desta semana porque me fez rir horrores!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos