Sobrevalorização da Racionalidade Leva à Infelicidade

Desconhecido de Salvador Dalí

Uma pequena nota antes do início da nossa conversa semanal: como é óbvio não me encontrarei com todos para tomar um café e saborear um bolo sem óleo de palma e gorduras estranhas. Mas fica aqui a promessa de me encontrar com a senhorita Leontina, para o tal lanchinho onde falaremos de Filosofia e coisas que tais.

Quando alguém se passa dos carretos, há sempre um iluminado que diz " Ó! Está irracional".


Pois é, anda por aí muita gente tão racional, tão fria, tão analítica e contudo tão miserável.


Leontina, respondendo à sua pergunta sobre o que seja a Racionalidade, vou tomar a liberdade de lhe expôr a minha noção de tão grande palavra: é a capacidade de durante 60 segundos, bloquear todos os sentidos e aceder à mente. O que se faz com esse acesso, uma vez que a dita mente está no comando dos sentidos (emoções)? Ó pá, cada um que seja master de si mesmo; será?


Helás, nunca acontece e além do mais não é politicamente bem visto porque:


  • Primeiro porque não há tempo, nem disponibilidade, e sobretudo as ideias dos outros são sempre irrelevantes.

  • Segundo não é correcto ser desarreigado das ideias e ideais pré-determinados pelos donos do pensamento, sem se ser logo considerado mentalmente subversivo.


Logo, a "Racionalidade" é uma espécie de diapasão absoluto e relativo dependendo dos seus interlocutores. Três exemplos:


  1. Se alguém sugerir que o Covid-19 é um parasita letal criado pelo próprio corpo para sua autodefesa, devido à sua excessiva exposição à radiação: este indivíduo é considerado irracional e perigoso.

  2. As vítimas de abuso e violência, debaixo dum estado de confusão e dor física, tentam a todo o custo, desdobrar-se em análises estapafúrdias, para concluírem que talvez a culpa tenha sido sua e acabam por desculpar o meliante. Ou quando decidem recorrer aos Tribunais, vêem-se confrontadas com questões nas quais são induzidas a pensar que após sufocamentos, bofetadas, pontapés e empurrões contra o vidro da marquise, não houvesse intenção de homicídio mas sim uma perda momentânea da razão por parte do facínora.

  3. Na Segurança Social (INSS) uma reformada com uma pensão de sobrevivência, reclama porque no Site da INSS diz que o subsídio de Complemento ao idoso são quatrocentos e qualquer coisa €, só que ela está a receber €99. A coitada é olhada de esguelha e considerada irracional porque não quer entender que os fundos têm de chegar para todos. Então, para quê a desinformação?


Cara Leontina, como já se apercebeu a Racionalidade nada tem a ver com a reflexão, ela agora é uma miscelânea de "relevar, reconsiderar e atenuar". Sabe que dois doidos não pensam exactamente o mesmo, por que será então que querem obrigar pessoas cujo juízo está aparentemente dentro da norma a seguir o modelito de Racionalidade pré-ditada - quem lhes conferiu essa autoridade?


Pronto, permita-me que lhe diga que sempre que ache que a sua Razão está a corresponder ao seu comando: não se cale, nem reconsidere, nem releve e nem faça uso de atenuantes bacocas porque a Razão e o Juízo foram "chão que já deu uvas". Portanto, minha cara, sinta-se à vontade para soltar os cachorros, sinta-se livre e viva a vida.


Até para a semana.


[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2021 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Olá Lenny,

    O que disseste do Covid-19 faz sentido mas das duas uma: ou os governos sabem e andam a mentir às pessoas para fazerem dinheiro e mudarem o sistema de vez; ou então só alguns sabem e decidiram usar esse conhecimento para travar uma guerra diferente contra outros países...muito interessante.

    Eu pessoalmente não quero saber o que as pessoas pensam ou deixam de pensar de mim, eu tenho um cérebro para pensar e faço-o bastante. Claro que quando estou errada aceito a crítica e adapto-me...mas isso faz parte da busca da sabedoria ;-)

    Muito bom. Este artigo faz pensar. E está muito a propósito com o fim do Pesach: libertem a vossa mente da escravatura das massas!

    Beijocas e Shabbat Shalom

    ResponderEliminar
  2. O Estado parece ser cada vez mais inimigo do povo: criam leis estupidas que têm um impacto tal que afecta a habilidade do estado para pagar pensões dignas!! Honestamente não sei como muitos portugueses conseguem viver com o pouco que auferem!

    ResponderEliminar
  3. Como em tudo na vida, a racionalidade deve ser exercida na medida apolínea.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos