Governo da Geringonça: Arrogância ou Soberba?


De Lenny Hannah

Ficámos a saber que Portugal desde 2015 é um pináculo:

  • As contas estão certinhas (dívida controlada e défice estável) 
  • O desemprego baixou
  • O funcionalismo público vai bem e recomenda-se
  • O sector privado vai de vento em popa 
  • O Serviço Nacional de Saúde é um dos melhores do mundo 
  • A Educação não poderia estar melhor 
  • A colecta de imposto está uma maravilha 
  • As suas retenções são um sucesso inegável 
  • As reformas disto, daquilo e d’aqueloutro são um marco de racionalidade
  • Turismo e o investimento estrangeiro são uma benção 

Esta logorreia foi pronunciada no horário nobre da televisão em Portugal (in jornal das 8 TVI). O ministro Mário Centeno balbuciou tudo aquilo sempre com um sorriso nos lábios (não lhe fica bem, aparentemente quando nasceu a beleza estava de licença graciosa), e também quando se está a relatar verdades alternativas não se deve sorrir (seja nervoso miúdinho ou tentativa de suavização da situação) porque há sempre alguém ofendido com as suas políticas e, a falta de sobriedade só serve para exacerbar ainda mais os ânimos: enfim!

Sem prejuízo pela elegância, eu posso afirmar que os membros deste governo raiam a indecência: não se pode apontar nenhuma evidência que ponha a nu a sua inabilidade sem ficarem logo abespinhados. A menininha que tem a pasta da Saúde, numa das muitas e inúteis comissões, quando alguém apontou a ineptidão do seu pelouro, a bebézinha fez uma carantonha que parecia mesmo que estava a chamar pela mãezinha porque um menino estava a meter-se com ela (pauvre gamine).

O ministro das finanças, o sabidão do Marito, igualmente quando se lhe provou um facto servindo-se dum telemóvel, desconsideradamente pegou no seu telélé movendo-o de um lado para o outro, como se fosse um rapaz del barrio a medir com o outro quem tem mais power (WTF, man?).

A coisa é de tal forma que enquanto escrevia o artigo (terça-feira, dia 25) parece que o governo culpou a população pelas filas intermináveis  e respectivo atraso na emissão dos CC, vulgo Cartão do Cidadão: c’est du n’import quoi, premier, non?

O advogado/comentador de televisão/escritor/entrevistador da televisão kitsch, na entrevista ao ministro das finanças, relatou um facto que ocorreu consigo e no fim manifestou ao ministro a sua insatisfação pelo serviço na repartição de finanças, ao qual o ministro respondeu mais uma vez com uma listagem dos seus sucessos numéricos e rematou dizendo que não podia comentar o sucedido porque não havia estado lá. O jornalista de serviço e o escritor não foram capazes de dizer:

 “Os seus números não passam disso mesmo, algarismos num papel; não têm impacto nenhum na vida dos portugueses; a vida do povo está num oito: tristeza vezes infinito;  por favor, tire esse risinho da sua cara e tenha a humildade de dizer que lamenta o que me sucedeu a mim e outros anónimos, e que o seu governo tentará responder mais rapida e eficazmente sempre que se verifique quebra do sistema em alguma repartição pública”. 

A Soberba tem limite.

Mas, porém e contudo, em nome do socialismo, os jornalistas (40 anos para cima) esquerdóides de primeira água, nada fazem para ajudar a melhorar o trabalho dos governos para benefício do povos: c’est suffit de faire semblant; oui, bien sure.    

Meus caros e fidelíssimos leitores, informo-os que estarei ausente por um breve período de 30 dias. Parto obviamente de férias; aquele tempo em que todos aproveitamos para ser mais radiosos que o sol e sermos aparentemente tão felizes quanto o canto dos passarinhos. Passar bem...

Até ao meu regresso 

(Imagem: Governo no Parlamento[Ed] - Google Imagens)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2019 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Olá Lenny,

    Também vi Mário Centeno todo abespinhado numa comissão jurando que não há maquilhagem de contas. No entanto, o país está de pantanas; a indignação faz-se sentir...mas, hey, está tudo perfeito no Jardim à Beira-Mar Plantado.

    E a Media o que faz: convida gente para dizer que o homem mais perigoso do mundo é o Presidente Trump (can you believe it?); e se não é este o perigo, então é o Bolsonaro e o Salvini ou ainda o Orban. Tudo isso só para distrair o povo do que realmente se passa em Portugal.

    Mas o Julgamento e a Justiça estão a chegar.

    Óptimo lavoro, como sempre. E desejo-te umas boas e merecidas férias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Soberba. Arrogância é só para quem tem razões para a ter, ou seja, sucessos comprovados! Os falhados, os mentirosos, os corruptos, os ladrões etc sofrem de soberba! Boas férias, lenny.

    ResponderEliminar
  3. Mana, aqui só lemos que a tuga tá uma confusão! Como foi que isso aconteceu? Daqui a pouco isso aí tá pior que Moza hehehehe! Vamos ter saudades tuas mas até tu mereces um descanso. Boas férias, mana e até ao teu regresso!

    ResponderEliminar
  4. Ouvi dizer que a Geringonça já está a sofrer os efeitos do Power Struggle. Mas se tudo correu tão bem, porquê este Game of Thrones? Talvez o PM Costa se tenha apercebido do mesmo que o PM Cameron entendeu quando se coligou com o Nick Clegg...
    Bom descanso, Lenny!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos