Combater as Fake News ou Legitimar a Censura?


De Max Coutinho

Desde que Donald Trump foi eleito, o mundo acordou para um fenómeno que aconteceu até na Campanha Presidencial de 2008 (que viu Barack Obama ser eleito): manipulação de informação. Quando o Presidente Trump acusou a Media Convencional de disseminar Notícias Falsas (Fake News) toda a gente lhe chamou louco mas agora todos repetem a palavra como se fosse um mantra. Desde que a Nova Geração de Políticos (pejorativamente chamados de Populistas) emergiu, os Governos mundiais começaram a passar leis para punir aqueles que publicam e disseminam Fake News (FN). Contudo, estarão eles a combater os FN ou estarão a preparar-se para censurar a oposição?

Definição de Fake News

Fake News são Notícias Falsas – produzidas e/ou partilhadas com o único intento de enganar o leitor.

O Nascimento das Notícas Falsas

Os Pais das FN são a Desinformação e a Propaganda. Estes instrumentos sempre foram utilizados pelos Estados dentro do contexto de Segurança Naconal e Defesa desde o início dos Jogos Políticos.

Sempre que um Governo deseja fazer uma lavagem cerebral ao povo utiliza a Media Convencional para passar mensagens específicas ao público de modo a moldar a sua Opinião, a mantê-los distraídos, a inspirá-los, a suscitar sentimentos de patriotismo, a levá-los a amar ou odiar certas nações/populações; basicamente de modo a manipulá-los. Antes, os Estados usavam estes métodos para forçar um apoio popular quando diante de uma ameaça externa; hoje em dia, com os avanços tecnológicos, os Estados usam estes métodos para influenciar a Opinião Pública e excitar o Sentimento Popular em países estrangeiros.

A Desinformação é tão velha quanto a Profissão Mais Velha do mundo; não obstante, a Internet tornou possível a sua disseminação de forma muito mais rápida e eficaz. No passado, os Governos Nacionais eram aqueles que desinformavam os próprios cidadãos, mas hoje são os Governos Estrangeiros que atacam a população de outros estados com uma forma de desinformação ainda mais perigosa.

Os Disseminadores de Fake News

Se os Governos querem combater esta “praga” (como lhe chamou o governo de Singapura), então terá de começar pela Media Convencional. Mas como fazê-lo se:

  1. Os Estados são os primeiros a usar a media convencional para dar pão e circo ao povo e para surpreender os governos estrangeiros?
  2. A media convencional nacional está nas mãos de governos estrangeiros (através de testas de ferro)?

A CNN, o New York Times, a BBC, o Daily Mail (um dos meus favoritos) e The Independent (por exemplo) são os primeiros a disseminar informação falsa. No entanto, não vemos as plataformas das Redes Sociais (como o Facebook, o Twitter e outros) a bloquearem-nos como Spam ou como Violando as Regras de Comunidade. Também não os vemos a diminuir a exposição daqueles aos utilizadores da Internet.

Os Blogues e Sites de Notícias não-convencionais, por outro lado, são alvo das Companhias de Redes Sociais (especialmente se forem de Direita); e suspeitamos que a Lei das Fake News, sendo passada um pouco por todo o mundo, é uma tentativa para ir atrás daqueles nesta categoria de veículos de informação uma vez que eles é que expõem o lixo (que a maior parte da media se recusa a publicar) e são eles também que expõem a media convencional por causa das mentiras que têm vindo a disseminar ao longo das décadas.

Exemplos Claros de Fake News

  1. Israel é uma Potência Ocupadora (segundo a Lei Internacional)
  2. Este de Jerusalém é a capital da Palestina
  3. A Existência de um Estado Palestino
  4. Populismo = Extrema-Direita
  5. Nazismo (Socialismo Nacional) = Extrema-Direita
  6. O Presidente Trump é um Racista
  7. O Fascismo é um sistema de Direita
  8. O PM Netanyahu é corrupto
  9. Os Migrantes vêm para a Europa em busca de paz
  10. O Aumento do Anti-Semitismo é por causa do Populismo
  11. Jair Bolsonaro é racista e um ditador militar
  12. Nicolás Maduro é um líder democrático e amigo do povo

A Media Convencional, alimentada por governos ou entidades políticas, começou o processo da disseminação de Notícias Falsas/Fake News.

Combatendo as FN ou Legalizando a Censura?

Quando as Autoridades Reguladoras de Comunicação sugerem a criação de Listas de Sites que espalham Fake News, e a geração de selos que identificam a legitimidade dos sites ou páginas, temos que nos preocupar porque há uma forte hipótese de a Censura estar prestes a ser legalizada.

Quando a CNN dissemina fake news (e.g. o Conluio entre a Rússia e Trump, que afinal era falso) será que irá ser deslegitimada como um veículo de Fake News? Quando um Blogue ou um site de media não-convencional expõe a verdade irá ser adicionado às tais listas? E quem é que irá ajudar as Autoridades a identificar esses sites: o público? Isto é perigoso porque então qualquer um com uma agenda, ou intenção maliciosa, poderá identificar qualquer site como disseminador de Notícias Falsas.

O timing desta lei também é suspeito. Veio numa altura em que a Nova Classe de Políticos está a destronar a Velha Geração Política corrupta (NB: por Nova e Velha não se deve interpretar como uma referência à idade mas sim aos métodos políticos). Como tal, parece-nos que a Velha Geração esteja a tentar impedir que mais membros da Nova Classe ascenda ao poder ao identificar todos os seus apoiantes como Bots, Spam, Fake News, Fake Accounts e tudo o mais de que se lembrem.

O medo é tão real que até aqueles que espalhem mensagens alegadamente falsas no Whatsapp (e alguns governos chegaram mesmo a mencionar esta plataforma pelo nome nas suas leis) deverão ser castigados.

A Censura é a arma dos intelectualmente fracos; daqueles que provaram o Poder e são demasiado gananciosos para largá-lo. 

Em Portugal, por exemplo, a Esquerda acusou António de Oliveira Salazar, e o seu sucessor Marcelo Caetano, de censurar tudo e mais alguma coisa (durante a era Fascista de Direita); mas o que é que eles estão a tentar fazer agora? Estão a fazer exactamente o mesmo. Chafurdam no mesmo estrume político.

Conclusão

A Internet foi criada para disseminar conhecimento e dar voz ao Povo. Se os Governos não aguentam com a Vox Populi então deverão encontrar formas criativas de combater as Fake News, como sempre fizeram através da Contra-Inteligência e Contra-Informação, e permanecer no campo da Verdade; mas silenciar as pessoas nunca é uma boa ideia.

Lembrem-se: a Verdade prevalece sempre.

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2019 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários