Racismo: O Trauma do Primeiro-Ministro António Costa


De Lenny Hannah

Caríssimo primeiro-ministro, vou contar-lhe um episódio que se passou comigo no colégio: estava eu discutindo com uma  amiga, que do nada quebrou o tabu e chamou-me preta. Chocada, fui ter com a freira, relatei a ocorrência e tentei quebrar outro tabu, dando conhecimento/permissão de que iria partir as trombas à miúda. A freira com toda a generosidade penetrou-me os olhos e de imediato respondi “Eu sei” então respondeu-me “Não, não deves levantar-lhe a mão e vai lá e chama-lhe branca com a mesma intenção”. Escusado será dizer que estavamos novamente amigas no recreio após o jantar, visto que nos salesianos de Moçambique, o rancor, o ressentimento e minoridades tais eram inaceitáveis.

Enfim, as palavras têm o significado e a carga que lhe queiramos atribuir. Hoje, a Teresinha e eu temos 60 anos, Moçambique está lá para trás, corremos o mundo e quando me vê grita “Preta!!!”, com isto não advogo que uns tenham o direito de desrespeitar outros atribuindo-lhes epítetos como “Mosca na sopa, escarumba, alcatrão, macaco...” nem os outros têm o direito de desrespeitar aqueloutros igualmente atribuindo-lhes epítetos como “Magwerre, papel higiénico, monstro, nojento, suíno” – primeiro, porque é blasfémia contra De*s que nos criou a todos e, segundo, é despedaçar ainda mais os bocados que em cada um de nós compõem a matriz da insegurança.

Infelizmente, estamos no século XXI e ainda estamos à volta desta praga denominada racismo. Por isso, é importante que cada família prepare os futuros homens para a eventualidade de terem de enfrentar tal demonstração de ignorância sem que fiquem marcas indeléveis.

Caro António, veja bem: o senhor é um português bem sucedido, é advogado de verdade; foi ministro disto e daquilo; foi presidente da Câmara de Lisboa; agora é o primeiro-ministro. Ora, para si “Only the sky is the limit” pois quem sabe, se não trapacear as urnas, poderá vir a ser presidente desta República. Contudo, o seu comportamento no parlamento perante a interpelação de Assunção Cristas, líder do Centro Demacrático Social (CDS), foi quase surreal. Yah, razou o absurdo; mas eu compreendo: quando na equação lhe aparece o cartão farrusco, em nona segundos, o António atravessa uma área tenebrosa e, logo, o seu corpo e mente são invadidos por todos os medos que o racismo em tempos lhe provocou. Assim que pensou nas imagens mentirosas da pequena Mortágua, o seu recalcamento veio ao de cima e surtou.

Excelência, por favor ponha esses abusos para trás das costas, pois vossência nem sequer é preto, e depois sublime as directivas da esquerda internacional; se qualquer uma das etnias consideradas minorias causar a perturbação da ordem instalada e desacatar a autoridade, esqueça o politicamente correcto, esqueça o facto de não querer ser visto a ser vocal contra tais comportamentos e diga de sua justiça:

“Em Portugal não são tolerados tais comportamentos! A polícia deve ser respeitada.Se algum cidadão se sentiu injustiçado pela autoridade policial, apresente queixa! Vamos todos esperar serenamente que se conclua o inquérito dentro da própria polícia: mas agressões e desacato à autoridade, não e não!” 

E por intermédio do seu ministro da administração interna daria ordens ao SEF para ver o estatuto dos prevaricadores e se estivessem perante ilegais e desordeiros o avião para África seria a única opção. Não queremos ser invadidos por desordeiros - venham eles donde vierem.

Caro Babush, não tenha medo de agir, essa história de não podemos melindrar o Maduro, o João Lourenço, o Nyussi porque temos lá cidadãos portugueses; ou então temos que aceitar os migrantes cobardolas que invadem as praias de Malta, Espanha porque somos moralmente superiores: oiça bem, fúccia para tudo isso, temos de resolver o problema dos portugueses que estão em Portugal que são do tamanho dum mastodonte. Vossência e a UE estão quase a provocar outra guerra civil na Venezuela; quem será responsável pelos danos colaterais só para manter o Maduro naquele bordel?

Oiça meu caro António, se quiser pedir desculpa à Cristas por tê-la embaraçado com a sua deflecção “é por causa da minha côr” faça o favor, mas se não quiser pedir desculpa porque ainda está condicionado pela insignificância da sua pele, crie um partido chamado PCPS (Pretos Coitados Para Sempre) e entenda-se com Mário Machado.

Até para semana   

(Imagem: António Costa[Ed] via Google Images)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society™ (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2019 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Pá se o homem tá traumatizado com o racismo que sofreu então pronto! Só que a resposta dele a assunção cristas foi descabida porque nada od que ela disse indicou racismo, não acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anónimo!
      Nada do que foi dito, indicou um resquício de racismo e atrevo-me a dizer que a líder do CDS não é racista, não senhor. o Costa é um ignóbil; ok?

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Xi, o mano costa tá maluco! Ele não sabe que os canecos como ele sempre foram bem tratados pelos brancos em moçambique? Se calhar na tuga a coisa é diferente, não sei. Mas não me pareceu que o país fosse racista; mas como disseste na imagem ele sabia o que tava a dizer e a fazer quando saiu com esse comentário! Agora tenho pena da tal cristas, deve ter-se sentido maningue mal e confusa tipo "donde saiu isso agora?"!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carlitos!
      Não, na tuga tratam toda a gente com respeito; não digo que não haja idiotas, mas a norma é o respeito pelo próximo.
      Desconcertou a senhora completamente. Golpe baixo!

      Aquele abraço, resistente de Moza!

      Eliminar
  3. Olá Lenny,

    A linha de questionário de Assunção Cristas em nada sugeria qualquer forma de racismo. Por isso, não entendi a reacção do PM Costa: mas se de facto foi uma jogada política, devo dizer que foi uma jogada bastante baixa. E isso surpreendeu-me.

    Em Portugal não há racismo, há racistas aqui e ali e nem sequer é algo generalizado. E esses racistas são um bando de ignorantes; tal como os racistas que existem em África...tudo ignorante. E eu não convivo com esse tipo de gente.

    Bom trabalho, minha querida!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Max!
      Eu no lugar das Cristas, tê-lo-ia feito sentir-se pequeno.
      Um ignorante é um risco para a humanidade porque por vezes deslizam nas malhas do escrutínio e vão parar ao leme dum país: olha o Hitler.

      Muito obrigada e beijocas

      Eliminar
  4. Xiiiii, Costa, o que é isso? Faz favor de não nos envergonhar! Mas pior que o mano Costa é o mano Mamadou Ba: o típico mulandi complexado! Ele não me representa!!
    Agora que vivo em portugal posso dizer que os portugueses são amáveis, eu não sinto esse racismo que se fala agora. Não mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Leila!
      Ainda bem que te sentes bem em Portugal. Espero que concluas o curso com distinção e regresses à Maputo-Mazambique.
      O Costa estava a armar-se aos cucos.

      Aquele Abraço, resistente de Moza

      Eliminar
  5. António Costa esteve mal por duas razões:

    1- Não contribuiu em nada para um debate sério sobre racismo em Portugal.
    2- O PM teve + oportunidades que muitos em Portugal, apesar dos níveis de melanina na sua pele.

    A Mortágua que espalhou o video editado deveria ter vergonha na cara e deveria ser indiciada por incitamento à violência e otras cositas que tal. Mamadou Ba: o que é que ele fez de concreto pelas minorias em Portugal, para além de gritar racismo por tudo e por nada?

    Shabbat Shalom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, CCG!
      Ai se eu fosse polícia...o Mamadou estaria em casa refastelado no sofá pele de zebra ;)

      Beijocas

      Eliminar
  6. Olá meus amores! O Costa passou-se!! Mas entre nós eu acho que foi tudo fingimento, tudo política! Não acredito nesse trauma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hey, hey, heyyy ...!
      Foi pura deflecção nada mais.

      Beijocas, minha linda!

      Eliminar
  7. Hehehehe António Costa é muito esperto!

    ResponderEliminar
  8. Que Deus ajude António Costa porque ele não está bem, lenny!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos