Portugal: Ser Pobre Não É Ser Leproso - Há Que Ser Pró-Activo!



O Instituto Nacional de Estatística (INE) diz que em 2017 havia em Portugal 2.399.000 pobres, menos 196.000 do que em 2016. Ó, agora estamos todos muito consternados com a situação dos pobrezinhos, todos exigem medidas para acabar com a pobreza, outros culpam o governo de Passos Coelho, outros como a Catarina Martins ainda “exigem um conjunto de medidas públicas”.

  • Os que exigem medidas para acabar com a pobreza são uns idiotas porque segundo De*s e Jesus Cristo pobres sempre existirão na terra 
  • Os que culpam o governo de Passos Coelho são uns insidiosos de primeira apanha porque a eminente bancarrota devido ao endividamento privado e público atingiu o auge no segundo mandato do então socialista primeiro-ministro José Sócrates 
  • A Catarina Martins que meta as suas ideias para solucionar o problema da pobreza num lugar escuro e inominável: medidas públicas?

Yah, há pobres em Portugal como os há em todo o lado. Esta naturalidade transformou-se em problema quando os marxistas o transformaram num hino da esquerda internacional e desde logo ficou estabelecido que a existência da pobreza e miséria crónicas seria uma narrativa constante para que, à custa dos desfavorecidos, incapacitados e desarreigados, se alimentar a revolução emocional para – assim – se manterem no poder ou na sua periferia, com o propósito de penetração.

Como em tudo, há vários tipos de pobreza: temporariamente longa, a crónica e de escolha. 

Quando o INE anuncia números daquela natureza deve fazê-lo servindo-se de uma precisão extraordinária: sim, sabemos que as crianças e os idosos são o elo mais fraco, mas resta saber se no caso das crianças os pais sabem quais são os dispositivos e mecanismos que podem ser accionados para mitigar um tempo de crise prolongada. É preciso também saber se os pais destas crianças já se deixaram derrotar pelas circunstâncias; se os idosos são os abandonados na sarjeta dos hospitais pelos familiares ou se são reformados tramados pelas Câmaras Municipais da sua residência com as mil e uma taxas e acréscimo de IVA nas contas da luz, água e gás (e como a pensão é miserável caem em desgraça).

É ainda necessário saber se os desempregados são pessoas com formação superior e disfuncionais que não aceitam fazer qualquer coisa pela vida; se as pessoas estão semi-desempregadas e a beneficiar de subsídios e se sintam acomodadas com a sua condição e sem se aperceberem que prejudicam quem os rodeia; ou então se são pessoas que escolhem a pobreza como modo de vida; ou ainda mais perversamente se são indivíduos que são pagos para posar como pobre por algum interesse obscuro .

Perante o alarme soado pelo INE, antes do descabelamento enfeitado de frases feitas e da proposição de medidas absurdas e gastas como convidar o estado para tratar de um assunto no qual está mais que embrenhado sem resultados palpáveis; temos de parar e pensar seriamente como mitigar a pobreza e como ajudar o maior número de pessoas a ultrapassá-la – de modo a evitar-se o resvalamento para a miséria.

Plano de Emergência Contra a Pobreza

Quem é pobre não deve olhar para si próprio como sendo um estigma social, embora seja inegável que perturba o funcionamento interpessoal; é também verdade que ser pobre e sequioso de bens materiais pode conduzir as pessoas para uma vida de transviamento; como soe dizer-se “enquanto o pau vem e vai folgam as costas”, o que no meu conceito quer dizer que há que saber oxigenar o cérebro e pensar; logo, pobres de Portugal vamos esquecer o governo e vamos aqui organizar um plano de emergência e de co-ajuda:

  • É pobre, não é leproso; logo não se esconda nem se envergonhe e quem disser que nunca caiu está a mentir ou é um ladrão desqualificado
  • Tente saber na sua comunidade/bairro através do pároco da freguesia quem esteja na mesma situação
  • Conversar, formar um grupo e arranjar um ponto em comum para produzir e vender coisas simples do dia a dia
  • Façam o básico como: aventais, biscoitos, bolos, bordados, crochet, cachecóis, pão, pegas de cozinha, pastéis variados, sopas para as “madames” que não têm tempo de fazer uma sopinha caseira livre de químicos das comidas pré-feitas dos supermercados. 

Já estou a ouvir daqui a chamarem-me nomes. Com certeza que sem material para iniciar a actividade, a minha sugestão é idiótica. Pois bem, têm mesmo que organizar-se em grupos de cinco ou dez e rogar ao pároco que faça as demarches necessárias junto dos congregantes mais abastados e talvez até se surpreendam com a ajuda de gente simples e boa que queira simplesmente ajudar o próximo. Assim verão que farinha, ovos, açúcar, fermentos, agulhas de cróchet, novelos de lã, linhas de bordar, sobras de tecidos e vegetais surgirão para iniciarem a vossa empreitada.

A maioria do povo português não é invejoso e isto já é um aval para o sucesso, nem todos os párocos e/ou padres são elementos desinteressados e acomodados. Ó gentes de Portugal, embora haja o Banco Alimentar, os restos de refeições dos restaurantes e Instituições que oferecem a sua solidariedade, têm de concordar que é bom produzir algo para a auto-dignificação sua e da família e ao mesmo tempo contribuir para a sua comunidade.

Os políticos estão ali para se safarem a si e suas famílias. 

Você como parte integrante do povo que os alimenta, enchendo-lhes os bolsos, não pode cair na ilusão e esperar indefinitivamente por uma solução que nunca virá;  eles querem que você seja pobre para que nas campanhas falem da sua pobreza com promessas de ajudas que nunca virão à luz do dia. Por isso, deixe-se de lamentos, deixe de ser mais uma estúpida que quer entrar para as estatísticas, levante-se e peça ajuda real: seja senhora do seu nariz e comandante da sua casa e líder dos seus filhos. Refiro-me mais às mulheres, mas se é homem e está nesta condição revoltante, o plano aplica-se a si também, com a possibilidade de acrescentar outras actividades.

Não me cansem com um problema que não é problema: nem todos serão ricos, outros serão classe média, mas o pobre pode transformar-se num remediado digno que poderá (ou não) ascender para outro patamar, mas pobre miserável e acomodado ao estilo terceiro mundista não é aceitável: seja um pobre pró-activo porque tem mecanismos ao seu dispôr.

Até para a semana

PS: Cuidado com os preços a cobrar: não queiram ficar ricos da noite para o dia porque senão voltarão a cair (a ganância é um cancro). 

(Imagem: Cartoon[Ed] - Ivan Cabral via Google Imagens)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2018 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Mana, maningue nice! A sério! Ser pobre não quer dizer que seja porco, que viva na sujidade, na doença que é resultado dessa sujidade. Ser pobre não é não ter dignidade, não é doença contagiosa! Sim, pode-se ser pobre por opção mas fogo trabalha, sê limpo, tem dignidade! Espero que muita gente leia isto e já sabes: voto em ti! hehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Carlitos!
      Por seres o meu moçambicano favorito, aceito o teu voto, caríssimo!

      Aquele abraço, resistente de Moza

      Eliminar
  2. Olá Lenny,

    Pá, fizeste-me lembrar o PM Modi que também disse aos pobres da Índia para se mexerem e para limparem as suas ruas, visto que pobreza não é equivalente a porqueza e à inacção.
    E é por isto que nutro um profundo amor à Direita: nós primamos pelo desenvolvimento humano e não pela standardização de comportamentos e estereotipação de raças e de classes sociais (para fins políticos).

    Haja respeito pelas pessoas (e a esquerda não tem nenhum por elas).

    Obrigada pela tua mensagem poderosa!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Lenny, boas dicas de como combater a miséria. Ser pobre não tem de significar ser miserável; por isso bom trabalho, caríssima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, CCG!
      Espero que alguém aproveite, porque não está com nada contar com os tipos que estão no governo, pois eles nada farão pelo povo.

      Ciao, bella mia!

      Eliminar
  4. Infelizmente é isso: os políticos estão ali para si, pelo menos a maioria que até recai no PS! Os que realmente se importam vêem-se isolados e impotentes no meio de tanta corrupção. Mas as tuas dicas são o máximo, lenny. Espero que alguém que opere numa ONG leia isto. Feliz Yom Yerushalayim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cêcê!
      Ó pá não me fales em ONG, são todos uns capciosos, têm todos uma agenda nefasta. Cada um que se associe com os da sua comunidade "todos por um e um por todos".
      Para o ano em Yerushalayim...., darling.

      Eliminar
  5. Que Deus tenha misericórdia de todos nós, lenny! Só Deus para nos ajudar perante tanta incompetência! Pobres haverão sempre bem disse o nosso bom senhor Jesus Cristo, mas nós devemos ajudar a mitigar a sua pobreza não tentar acabar com ela porque e se a pessoa não quiser, hein? Não se pode obrigar as pessoas a serem classe média ou mesmo ricas, não é verdade? Que Deus a abençoe, lenny por tentar ajudar os mais desfavorecidos! Oremos pela nossa irmã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mary Jo!
      Amén, minha amiga!
      Vivemos numa sociedade aparentemente livre; por tal as pessoas podem ser livres de escolher o que pretendem da sua vida, mas as crianças e idosos merecem da parte de todos nós, uma dedicação e proteçcão extremosas.

      Beijinhos, amiga!

      Eliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos