Presidente Trump na UNGA: O Renascer do Realismo


O discurso que o Presidente Trump fez na 72ª sessão da UNGA (Assembleia Geral das Nações Unidas) reiterou a Corrente Política do Presidente: é um Realista Clássico (descrito por si como “realismo baseado em princípios”). Seleccionei alguns pontos do seu discurso que considero serem mais relevantes dada a presente conjuntura: Realismo, Soberania, Coreia do Norte, Mudança de Regime, Socialismo, Princípios de Direita, Agenda Anti-Globalismo e Crise da Migração, Segurança Nacional. Vamos começar?

Realismo Clássico

“Temos uma política de realismo baseado em princípios, enraízado em objectivos, interesses e valores comuns.” 

O Realismo procura a busca dos interesses nacionais e da segurança nacional dos Estados, já que o mundo é um sistema anárquico com inclinação para o conflito. O Realismo Clássico (RC) busca ainda os interesses nacionais e a segurança nacional sem louvar a guerra em demasiado. Para além do mais, o RC concede “um valor supremo à acção política bem sucedida com base na prudência: a habilidade para julgar como sendo correcta uma dada acção de entre alternativas possíveis levando em conta as suas consequências políticas” (fonte, em Inglês).

É precisamente assim que a Administração Trump se vê a lidar com o Sistema Internacional Político: ele busca colocar os interesses da América em primeiro lugar mas entende que os EUA têm de interagir com outros estados também – ainda que ele vá dar prioridades aqueles que partilhem os mesmos valores que os Estados Unidos.

Se a maioria justa não confrontar a minoria vil, então o mal prevalecerá. - POTUS

“Iremos resvalar pelo caminho da complacência, entorpecidos perante os desafios, ameaças, e até as guerras que enfrentamos. Ou será que temos força suficiente e orgulho para confrontar estes perigos hoje, para que os nossos cidadãos possam gozar de paz e prosperidade amanhã?”

Boa pergunta. Não só esta pergunta reitera o regresso da América ao Realismo, como também uma espécie de acusação: as ideologias esquerdistas criaram o caos hodierno. O putrefacção da sociedade, causada pelo relativismo e pela doutrinação em massa, na verdade não beneficiou o povo – deixou-os entorpecidos e expostos ao perigo.

Soberania

“Para ultrapassarmos os perigos do presente e alcançarmos a promessa do futuro, temos de começar a sabedoria do passado.”

Por outras palavras: não iremos aceitar a quimera do Governo Uno Mundial. Não é natural, vai contra a natureza humana, o individualismo, as liberdades pessoais; a nossa identidade nacional, a cultura, as tradições e história. Por isso, o Socialismo será ou domado ou suprimido – dependendo do comportamento dos seus defensores.

Nações fortes, soberanas, permitem que os indivíduos floresçam na abundância na vida tal como Deus quis – idem

“O nosso respeito pela soberania é também um apelo para a acção. Todas as pessoas merecem um governo que vele pela sua segurança, os seus interesses, e o seu bem-estar, incluíndo a sua prosperidade.”

O Presidente Trump respeita a Soberania dos estados mas ele mantém um olho nos países que não  servem os interesses do povo, sujeitando-os à miséria e ao arresto do seu desenvolvimento humano. E apesar da América estar a distanciar-se da tradicional ingerência dos assuntos internos dos países, o Presidente quer que o Povo do mundo saiba que os EUA irão utilizar os instrumentos disponíveis para lutar por eles e perseguir os líderes corruptos e todas as elites ligados a eles.

“Enquanto Presidente dos Estados Unidos, irei sempre colocar a América em primeiro lugar, tal como vós farão o mesmo, enquanto líderes dos vossos países irão sempre, tal como devem, colocar os vossos países em primeiro lugar.”

Coreia do Norte

“Os Estados Unidos têm muita força e paciência, mas se forçado a defender-se ou aos seus aliados, não teremos outra opção senão destruir totalmente a Coreia do Norte.”

Kim Jong-Un não deveria arrastar o mundo para uma guerra aberta, porque se ele começar a pensar em fazê-lo: ser-lhe-á aplicada Força militar sem que se coloque um par de botas no terreno. Isto não é 1952, isto é 2017. E nem a Media, nem um outro governo, e nem sequer um activista dos direitos humanos que seja conseguirá impedir o inevitável. Não há paz sem guerra, não é construção sem destruição.

“É ultrajante que algumas nações não só façam trocas comerciais com este regime, como também armem, forneçam e apoiem financeiramente um país que coloque a perigo o mundo com um conflito nuclear.”

Esta é a mensagem para países como a Namíbia, o RDCongo, Angola, África do Sul, Moçambique, Paquistão, China e principalmente o Irão.

Mudanças de Regime

“O governo iraniano esconde uma ditadura corrupta por detrás da máscara da democracia. (..) Regimes opressivos não podem durar para sempre (..)”

A América irá apoiar qualquer esforço para levar acabo uma mudança de regime no Irão, para ajudar o bom povo iraniano a gozar de liberdade de pensamento, de expressão, de comportamento, de associação; a desfrutar da paz, segurança e prosperidade.

“Esse objectivo é para ajudá-los a reconquistar a sua liberdade, recuperar o seu país, e restaurar a sua democracia. (..) Iremos apelar à total restauração da democracia e das liberdades políticas na Venezuela.”

A América irá promover uma mudança de regime na Venezuela. Será interessante ver quem mais se juntará à iniciativa americana – e é curioso que a União Europeia mais uma vez tenha mostrado a sua total falta de liderança política e é por isso que eventualmente irá falecer (i.e. trata-se também de um ninho socialista nefasto).

Socialismo

“Este regime corrupto [Venezuelano] destruiu uma nação próspera ao impôr uma idologia falhada que produziu pobreza e miséria por todo o lado onde foi testada. (..) O problema na Venezuela não é que o socialismo tenha sido mal implementado, mas sim que tenha sido tão fielmente implementado”

Folgo em saber que o Presidente Trump se junta a nós no combate a esta ideologia nefasta. O Socialismo deve morrer – já cumpriu o seu propósito (i.e. A criação de leis de protecção dos trabalhadores). O Socialismo (um nome mais chic do Comunismo de Karl Marx) só trouxe ao mundo vergonha, usurpação, abominação, guerras, o Holocausto, a corrupção corrosiva, falência moral e caos. Por isso, o Socialismo morrerá e a ordem será restaurada.

Aqueles que pregam os princípios destas ideologias desacreditadas só contribuem para o sofrimento continuado para o povo que vivem sob estes sistemas cruéis. - idem

Princípios de Direita

“Somos guiados por resultados, não por ideologia.”

Tal como o Etnias. E essa é a beleza de uma Direita restaurada: Neo-Conservadorismo real, focado. Os Neo-Cons não são guiados pela ideologia mas sim por princípios, e o POTUS disse-o melhor:

  • “Se não construirmos para nós famílias fortes, comunidades fortes, e sociedades saudáveis ninguém o fará por nós.”
  • “Ainda somos patriotas? Amamos as nossas nações o suficiente para proteger a sua soberania e para tomarmos possessão dos nossos futuros?”
  • “As nossas respostas serão uma renovação da nossa vontade, a redescoberta da determinação, e o renascimento da devoção. Precisamos de derrotar os inimigos da humanidade e libertar o potencial da própria vida.”
  • “Iremos lutar juntos, fazer sacrifícios juntos, e juntos iremos defender a paz, a liberdade, a justice, a família, a humanidade, e o Senhor Nosso Deus que nos fez a todos.”
  • "Agora estamos a apelar ao grande despertar das nações, para o renascimento dos seus espíritos, o seu orgulho, o seu povo e o seu patriotismo.” 

E esse despertar só poderá ser feito através da aplicação de Princípios Conservadores; mas para isso é necessária a Reforma da Direita, o quanto antes.

Agenda Anti-Globalismo

“Não podemos esperar por ninguém, nem por países longínquos ou burocratas enclausurados numa sala – não podemos. Temos de resolver os nossos problemas, construir a nossa prosperidade, assegurar os nossos futuros, ou iremos estar vulneráveis à putrefacção, domínio e derrota”

Por outras palavras: a UE não sobreviverá, a ONU terá de se transformar e re-desenhar as suas intenções porque o conceito de Governo Uno Mundial jamais verá a luz do dia, se os nossos países querem sobreviver. A Soberania é a palavra de ordem e o Patriotismo é imperativo.

“Durante muito tempo, foi dito ao povo americano que enormes acordos comerciais multinacionais, tribunais internacionais impunes, e burocracias globais poderosas eram a melhor maneira de promover o seu sucesso. Mas (..) milhões de postos de trabalho esfumaram-se e milhares de fábricas desapareceram. E a nossa grande classe média (..) foi esquecida e deixada para trás”

Perda de postos de trabalho e redução a Classe Média a proporções históricas foram consequências directas do Globalismo. E é por isso que o mundo precisa de ser reiniciado: primeiro, acaba-se a reforma da Direita, depois combate-se o Socialismos, o Globalismo cai, os Interesses Nacionais são defendidos, a Soberania e respeitada e a segurança e prosperidade estarão disponíveis para todos.

Crise da Migração

“Buscamos uma abordagem para a recolocação dos refugiados que seja traçada para ajudar estas pessoas tratadas de forma horrível, e que eventualmente lhes permita regressar aos seus países, para fazerem parte do processo de reconstrução.”

Realmente, os refugiados não podem ser levados a pensar que irão nos nossos países para sempre. Não; há que desenhar soluções políticas para garantir que regressem à sua região de origem (i.e. No caso dos refugiados muçulmanos, os países muçulmanos devem ser encorajados a acolher os seus irmãos; caso contrário sofrerão medidas diplomáticas de coacção).

“Pelo custo de recolocar um refugiado nos Estados Unidos, poderemos dar assistência a mais de 10 na sua região de origem. Pela bondade dos nossos corações, oferecemos assistência financeira aos países de acolhimento (..). Esta é a abordagem mais segura, responsável e humanitária.”

Os nossos pensamentos estão alinhados. Não só é mais barato enviá-los/mantê-los para/na sua região de origem, como também é menos custosa a integração – já que os costumes se assemelham – evitando assim os choques culturais.

Segurança Internacional

“Está na hora de expor e responsabilizar aqueles países que apoiam e financiam grupos terroristas como a Al-Qaeda, Hezbollah, os Talibãs e outros que matam inocentes.”

Não poderia concordar mais. O DS começou por Brazil, Angola, Namíbia e Portugal; mas em breve iremos expor outros. Há muitas maneiras de apoiar estes grupos, e começámos já a mostra como o Hezbollah e a AQ têm vindo a aumentar a sua fortuna e a expandir as suas redes através destes países.

“As redes criminosas internacionais traficam drogas, armas, pessoas; forçam deslocações e migrações em massa; ameaçam as nossas fronteiras; e novas formas de agressão exploram a tecnologia para ameaçar os nossos cidadãos”

Estas redes internacionais são muitas das vezes compostas por “generais” e elementos dos serviços secretos oriundos de países soberanos (em África, na América Latina, na Ásia etc), Grupos Mafiosos e Organizações Terroristas. Para limpar esta confusão precisamos de vontade política, e para haver vontade política poderá ser necessário regressar à sabedoria da decapitação da liderança.

“A partir de hoje, os nossos interesses de segurança irão ditar a duração e o alcance das operações militares, e não parâmetros arbitrários nem horários estabelecidos por políticos.” - isto diz tudo.

Grande Plano. Grande discurso. Que o Presidente Trump seja bem-sucedido. 


 (Imagem: Presidente Trump - UNGA)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence)]

Comentários