Exopolítica - Parte II: Tecnologia Conduz à Paz Mundial? Talvez Não.




Exopolítica é um assunto delicado e se deseja ser levada a sério, então, deverá distinguir-se da Teoria dos Astronautas Antigos, sem porém a descartar por completo. Depois, precisa de provar a existência de vida extraterrestre (sem pisar no átrio das teorias da conspiração), de mostrar que os ETs querem comunicar connosco numa linguagem que o mundo possa compreender (i.e. para além da linguagem binária) e que desejam trabalhar connosco.

Há testemunhos de antigos oficiais militares e governamentais que confirmam a existência de vida e tecnologia extraterrestres. Segundo essas pessoas, alguns governos deitaram abaixo VETs (Veículos Extraterrestres), nos anos 40/50, e estudaram-nos; estudos esses que resultaram nas maiores descobertas tecnológicas das quais temos vindo a beneficiar ao longo dos anos (e.g. geração de energia e propulsão). Logo, na sua opinião, se os governos conseguissem deitar as suas mãos a tecnologia extraterrestre mais recente, eles encontrariam a solução para muitos dos problemas mundiais.
(NB: partindo do princípio de que tudo isto é verdade, seria interessante saber se a NASA e outros programas do estado têm estado a tentar negociar uma troca com os extraterrestres. Mas o que teremos nós a oferecer em troca pela sua tecnologia?)

Impacto da Interacção com Extraterrestres
As visitas extraterrestres poderão ter um impacto enorme na política, nas relações internacionais, no meio ambiente, na economia e nas políticas sociais. A exopolítica presume que o acesso à tecnologia extraterrestre trará paz ao mundo – mas será que é verdade?

Política & Relações Internacionais
A nação que venha a possuir uma vantagem tecnológica avançada será uma nação poderosa. A tecnologia reduz o tempo de produção do que quer que seja, logo diminui preços e aumenta a eficiência, a precisão. Tal nação seria capaz de criar postos de trabalho, aumentar as suas receitas (sem necessariamente aumentar os impostos), investir mais na educação e na agricultura, e porque os custos de energia seriam significativamente reduzidos (já que cada lar produziria a sua própria) as pessoas teriam mais rendimento disponível e a miséria acabaria (embora não necessariamente a pobreza) – as possibilidades poderiam ser infinitas.
Um país com tais vantagens iria provocar uma alteração na balança de poder, uma mudança na forma como os países se relacionam; em suma, iria mudar a ordem mundial.
(NB: A natureza humana dita que, inicialmente e baseado no medo, este estado seria atacado em todas as frentes. Mas a sua disponibilidade para partilhar alguma da sua fortuna tecnológica iria aos poucos alterar essa situação) 

Meio Ambiente
Diz-se que devido ao estudo dos tais VETs, nós já temos possuímos “sistemas secretos de geração de energia e de propulsão anti-gravidade capazes de substituir completamente e permanentemente todas as formas de sistemas actuais de geração de energia  e de transporte. Estes dispositivos têm acesso ao campo electromagnético e à chamada energia ponto zero para produzir vastas quantidades de energia sem causar poluição.” (fonte, em inglês); e por isso, segundo os exopolíticos, os benefícios seriam vários, por exemplo:

  • A eliminação do petróleo, carvão e gás como fontes de geração de energia
  • O fim da depleção dos recursos naturais e das tensões geo-políticas resultantes da competição pelos combustíveis fósseis. 
  • O fim da poluição, já que os sistemas de transporte pelo ar e rodoviária seriam substituídos por novas tecnologias de energia e propulsão (sistemas de anti-gravidade que permitem o movimento silencioso acima da superfície)
  • Empresas distribuidoras de electricidade não seriam mais necessárias porque cada casa, escritório e fábrica teriam dispositivos para gerarem a energia que necessitassem
  • Estações nucleares seriam desactivadas e teríamos tecnologia necessária para limpar tais estações
  • A agricultura, que de momento consome muita energia e polui, poderia ser transformada para usar fontes de energia limpas e não-poluentes. 

Economia & Políticas Sociais
A possibilidade de ter acesso a tecnologia superior que venha a ter um impacto positivo na economia, a obliterar a miséria, a aumentar o poder de compra das pessoas e a melhorar a sua qualidade de vida (sem ter de recorrer a subsídios), seria uma catástrofe para a Esquerda: sem miséria, sem instabilidade económica, sem problemas ambientais, qual seria a égide da esquerda? Qual seria a sua raison d'être? Se a Esquerda não está interessada no real desenvolvimento humano agora (sob pena da sua ideologia ser desacreditada), também não estará interessada em ver extraterrestres a ajudar a humanidade.

A ideia de ter extraterrestres a ajudar os humanos soa bem e pacífico. Contudo, não se deve partir do princípio de que dar as boas-vindas a ETs será um mar de rosas, porque não será – há sempre um preço a pagar (acção – reacção). Logo, este artigo termina com algumas questões vitais dirigidas à comunidade exopolítica...

Perguntas

  • O que faremos se os ETs escolherem dar a sua vantagem tecnológica a determinados países (em vez de a partilhar com todos)? Não irá isto provocar uma corrida tecnológica e criar um outro nível de tensões e conflitos no mundo (i.e. guerra)? 
  • Partindo do princípio de que há vários “partidos políticos” extraterrestres, se os “bons” escolherem certos países para ajudar, em detrimento de outros (acostumados a serem vistos como potências mundiais), não irão estes últimos associar-se com os “maus” para ter acesso à sua tecnologia (naquilo que poderá ser a repetição de eventos quando esses mesmos países precisaram de combustíveis fósseis)? Em que é que isto promoveria a paz mundial? 
  • E se os ETs não vierem com boas intenções? Dado que, segundo relatórios, eles em tempos desactivaram defesas nucleares de certas nações, como é que nos defenderíamos deles (na ausência de tecnologia similar)? 
  • Partindo do princípio de que eles são de facto uma “raça superior”, como muitos exopolíticos gostam de afirmar, porque é que (na eventualidade de o número de tais criaturas aumentar na terra) eles haveriam de aceitar a autoridade de uma “raça inferior”? 
  • O que é uma “raça superior” e não será isto o renascer de uma ideologia racial perigosa? A classe exopolítica faz-nos suspeitar de si quando emprega tais termos. 
  • Porque é que os homens de negócios haveriam de receber de braços abertos uma Espécie que trará uma tecnologia que marcará o fim do seu império de triliões de dólares? Não iriam eles fazer lobby para que os governos travassem guerras contra os ETs (em vão) para empatar o desenvolvimento Humano em nome do status quo e do dinheiro? Como iríamos travar estes homens de negócios sem visão? 
  • Não será ingénuo declarar, com toda a certeza, que os ETs vêm para nos catapultar para o próximo nível de desenvolvimento? Terão os exopolíticos perdido a esperança na humanidade e a Fé para desejarem que fontes externas venha e nos ajudem (enquanto rejeitam Deus e os seus Mensageiros)? Paradoxo.



(Imagem: Hubble Espia uma Galáxia em Espiral - NASA)

Comentários