Maxiavelli: Qual o Vosso Rótulo de Apaziguamento Favorito?

La Récureuse - André Bouys
A palavra du jour é "apaziguamento". Toda a gente quer apaziguar alguém, e para esse efeito alguns estão a forjar epítetos e rótulos novos (e.g. um plebeu, em Inglaterra, já não é assim apelidado; um plebeu agora chama-se uma "pessoa normal").
Esta novidade levou-me a perguntar que outros rótulos poderíamos inventar, à medida que certas camadas da sociedade vão ficando mais e mais sensíveis - a ponto de precisarem de ser aquietadas.
Senhoras e senhores, peço-vos que dêem uma vista de olhos pela lista de futuros novos rótulos, por nós preparada:

1. A Casa dos Comuns = Casa das Pessoas Polidas
Já que os plebeus querem ser chamados "normais" (o que quer que isso queira dizer); pensámos que talvez a grupo parlamentar Britânico, paralelo à Casa dos Lordes, venha um dia a decidir alterar a sua designação para "Casa das Pessoas Polidas".

2. Criado = Assistente Doméstico
Este título não se aplica ao Prestadio Fino. Somente se aplica áqueles que (teimam em se apelidarem de "empregados" e) não têm orgulho em servir, que têm vergonha de fazê-lo e, logo, têm a necessidade de inventar expressões absurdas para classificar o modo como ganham a vida.

3. Desempregado = Entre Empregos de Part-Time
Este designa-se áqueles que ganham a vida no sistema de cash-only mas dizem ao governo que estão desempregados.

4. Ricos = Evitadores Fiscais
Este está-se a tornar moda entre os Europeus Hipócritas. Vão a jantares e quando alguém pergunta o que a pessoa X faz na vida, os mais invejosos responderão "Nada de mais, ele é um evitador fiscal".

5. Classe Média = Triplo A
Este vai virar moda entre as Classes Altas; que muitas das vezes consideram a Classe Média Ambiciosa, Arrogante contudo Atractiva.

6. Pobres = Impecuniosos
Um termo é muito mais sofisticado, admitamos.

7. Comunistas = Sonhadores
Está tudo explicado.

8. Preguiçosos = Eternos Subsidiados
A insistência socialista em redistribuir a riqueza de um país (em vez de pagar as suas contas), só encoraja as pessoas a renderem-se à indolência.

9. Radicais = Activistas de Direitos
A ideologia extremista está a disparar sob a égide da defesa dos direitos das pessoas (isto tanto se aplica à extrema esquerda como à extrema direita).

10. Activistas de Direitos = Esquerdistas da Porcaria.
Se fores de Direita, se sentires que toda a gente tem direito a ter direitos e lutares por eles; serás catalogado de "Esquerdistas da Porcaria" por gente de direita retrógada.

11. Obesidade = Distúrbio Obsessivo-Gorduroso
Chegará o tempo em que o direito de ser obeso será considerado um direito civil (e comparado com a época em os negros não se podiam casar com brancos). Por isso, as pessoas elegantes e saudáveis terão de se referir aos obesos como "indivíduos que sofrem de um Distúrbio Obsessivo-Gorduroso".

12. Traidor = Eddie Snowden
Traidor é uma palavra tão forte, e "Escolheu outra lealdade" não expressa bem o sentimento de traição; mas "Eddie Snowden" expressa. Exemplo: "Aquele maldito Eddie Snowden! Deixou-nos, levou os nossos segredos e deu-os ao seu patrão original!"

13. Bully = Putin
O bullying está-se a tornar um comportamento cansativo, uma tendência horrível e uma actividade nefasta que deveria ser punível por lei. Em política, não é bom sair por aí chamando "bully" a certas figuras políticas (certamente destruíria relações diplomáticas, já que a maioria dos políticos detesta a verdade); logo, sempre que queiramos apontar o dedo a um bully, devemos apelidar o indivíduo de "Putin". Exemplo: "Pelo amor de Deus, não sejas um Putin! Não há necessidade de desestabilizar os EUA ao ofereceres os Arquivos Snowden ao The Guardian, Le Monde, e sabe-se lá a quem mais!"

Pensando bem, talvez esta tendência de mudar de rótulo não seja tão horrível como pensámos...
Convidamos-vos a contribuir para a lista (as sugestões dadas esta semana serão adicionadas a este artigo):

14. Inveja - Judite de Sousa.
(Maria)

15. Corrupção = Esquerdistas.
(Anónimo)

Muito obrigada aos dois. Um abraço

Comentários

  1. Ó Max, a menina é terrível! Ri-me imenso com a sua lista mas suspeito que muitos não tenham gostado da piada porque a menina sabe bem que Portugal é o país dos Triplo As. A minha contribuição para a lista é, e inspirada na Lenny Hannah: Inveja - Judite de Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria :D!

      lol lol O sentido de humor é sinal de inteligência, é tudo o que lhe posso dizer.
      Obrigada pela sua contribuição (já foi adicionada à lista) :D. Tenho a certeza de que a Lenny irá ficar feliz.

      Maria, muito obrigada pelo seu comentário :D.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Hahahah muito engraçado!
    Eu só tenho uma sugestão a fazer: corrupção = esquerdistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo :D!

      Fico feliz por ter gostado. Muito boa a sua contribuição: obrigada :D.

      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Ai credo, Max! Que eufemismos maliciosos ainda que me tenham feito rir! Mas imagino que se os pusessemos em prática iriamos ser crucificados em público, pelo menos em portugal! Deus a abençoe e a proteja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Jo (espero que não se importe que a trate assim) :D!

      lol...está-me a dizer que os portugueses não têm sentido de humor nem sentido de auto-crítica...?

      Obrigada pelo seu comentário e um grande abraço :D

      Eliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos