A Máscara dos Interesses Políticos

A Caixa do Retrato de Ridolfo Ghirlandaio

"Em Política nada é desprezível" - Benjamin Disraeli

Os Estados Unidos da América estão interessados em construir laços mais fortes com a Índia (como parte da sua estratégia para a Região Ásia-Pacífico). Há anos que a Índia tem desconfiado da América por causa da sua relação com o Paquistão (Washington, entre outras coisas, costumava vender armas a Islamabad; o que é um problema para Nova Delhi dada a tensa relação entre os dois vizinhos) e por causa de elementos de esquerda que sempre estiveram de pé atrás com uma América anti-esquerda, feroz e expansionista. Para além disso, a Índia quer evitar ser usada pelos EUA para fazer frente a uma China expansionista e a outros amigos do Médio Oriente.
Contudo, aos poucos a Índia tem vindo a abrir-se mais aos Estados Unidos: participa em exercícios militares com a América (desde o Tsunami de 2004) e compra activos militares a Washington. Para mais, há um ano atrás o parlamento indiano finalmente aprovou a abertura do mercado de retalho a empresas americanas (e estrangeiras em geral) - até Janeiro de 2012, a Índia não permitia investimento estrangeiro directo no mercado de retalho.
Em Janeiro de 2012 o Presidente Obama admitiu, em público, que os EUA atacavam o Paquistão com drones (ataques esses que começaram em 2004).
Índia, o Paquistão não é mais uma prioridade para a América: fechemos negócio.

"Cobrar imposto à comunidade para vantagem de uma classe não é protecção: é saque" - idem

Os países europeus prontificaram-se a saquear os ricos para "proteger" a classe-média e os pobres (se bem que esta "proteccção" começa a soar mais a "Da'wa" = comprar votos através da assistência social). Os ricos não deveriam ter que pagar a conta da classe-média - que, na realidade, é quem contrai o tipo de dívida que leva os governos a contrair dívidas desnecessárias (esta é mais uma verdade inconveniente). Os ricos não deveriam apoiar partidos de direita que, quando no poder, fazem política socialista: os patriotas abastados não se importam de ajudar os seus países na hora de crise, mas pagar mais de 50% de imposto é puro saque. Os políticos de direita bem dizem que é só até 2015, mas que garantias podem eles oferecer (especialmente se tiverem o mesmo destino que o Presidente Sarkozy)?
A propósito de França: o Conselho Constitucional declarou que o imposto de 75% é inconstitucional porque viola o Princípio de Igualdade Fiscal (que irónico). Bem, o Presidente Hollande, no seu discurso de Ano Novo, prometeu reescrever a lei e manter o seu objectivo de saquear e aborrecer os mais ricos por razões simbólicas.
Hollande parece sofrer de síndrome de Luís XIV (todas as manhãs deve olhar-se no espelho e dizer "L'état c'est moi!"). Sob a sua liderança, a França conhecerá um novo lema nacional: Liberté, Emmerdité, Fraternité!
Portugal, de acordo com um relatório do FMI, é outro país que viola de maneira escandalosa o principio da igualdade. Um exemplo rápido: os funcionários públicos trabalham menos horas, menos anos, que os funcionários do sector privado e, mesmo assim ganham uma pensão, em média, 3 vezes superior - não admira que os parlamentares esquerdistas sejam contra os cortes na despesa pública (estão a proteger as suas próprias pensões e regalias, em detrimento dos direitos daqueles que trabalham para o sector privado).
Pergunta: o exemplo acima mencionado, não constituirá uma violação do 13º artigo (Princípio da Igualdade) da Constituição Portuguesa "1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. 2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."?
O governo Português encomendou o mencionado relatório (o que é extremamente louvável) mas será que terá a fortitude política para executar as reformas recomendadas?

Sua Cuique Persona...a cada um a sua máscara...

Comentários