Em nome do Poder, da Política e do Dinheiro Santo

São Jerónimo de Caravaggio
Os tentáculos da política alcançaram o Cristianismo da maneira mais sórdida possível.
Há umas semanas atrás, uma reportagem da CBS causou um burburinho ao abordar a alegada discriminação que os Cristãos Palestinianos sofrem em Israel. Não vou comentar esta manobra de diversão, mas o assunto fez-me pensar em algumas questões interessantes...

Os Palestinianos estão a começar a abrir os olhos: já se aperceberam que a violência não lhes trará o desejado fruto. Repararam que o seu maior dador (o mundo ocidental) não aprecia muito a violência; especialmente quando se comprometem à paz ao mesmo tempo que se aliam a grupos terroristas. Mas não fiquem tão esperançosos ainda; os Palestinianos não vão abandonar a violência (já que os seus patrões [o Irão e a Arábia Saudita] não querem que o façam) ainda, contudo descobriram formas mais inteligentes de fazer guerra contra Israel – guerra diplomática (procurar que a Palestina seja reconhecida no mundo e em vários orgãos da ONU); política (empatar as negociações); de relações públicas (campanhas de vitimização e difamação); de media (alimentar tensões) e agora a guerra politico-religiosa com um toque financeiro.

Os Cristão Evangélicos da América doam centenas de milhões de dólares por ano a Israel. O IFCJ afirma que o fazem, principalmente, porque o Estado de Israel representa o cumprimento de uma profecia bíblica.
Os Palestinianos não estão alheios a este detalhe. Eles pensam na palavra “Cristão” e, de imediato vêm duas coisas: 1) milhões de dólares revertidos para a causa Israelita; 2) uma profecia cumprida que poderá levar ao cumprimento da mais temida profecia de todas, com o apoio Cristão. Logo, há que dividir os Cristãos Americanos e os Judeus para reinar; e quem é que os Palestinianos usam? O seus próprios Cristãos – venham de lá eles!

Um Cristão professa a religião baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus Cristo e, vive a sua vida de acordo com os valores Cristãos. Relaciona-se os valores Cristãos com os valores Ocidentais. Por isso mesmo, pergunto; os Cristãos Palestinianos são o quê antes de mais nada: Palestinianos ou Cristãos?
Temos Cristão Israelitas, Cristãos Japoneses, Cristãos Indianos e Cristãos Indonésios (por exemplo); contudo, eles podem alinhar-se com os valores Ocidentais (apesar da sua lealdade para com o seu país) e não corrompem a sua religião em nome da política.
Os Palestinianos não são nenhuns santos: muitas vezes tentam fazer passar, para Israel, explosivos improvisados para cometer actos de terrorismo; levaram a cabo ataques terroristas em autocarros, restaurantes e discotecas; difundem na media mensagens de ódio (que ultrapassam toda e qualquer aspiração a ter uma nação) etc; e não vejo os Cristãos Palestinianos a denunciarem publicamente estes actos anti-cristãos. Não os vejo a apoiar os irmãos de Jesus Cristo (um fabuloso Judeu). Mas vejo-os a permitirem que os Palestinianos Muçulmanos manipulem a sua fé para tomar de assalto os donativos dos Cristãos Evangélicos da América....

Então, antes de mais nada o que são os Cristãos Palestinianos: Palestinianos ou Cristãos? Aparentemente, são mais Palestinianos (i.e. alinhados com os valores políticos dos Árabes) que outra coisa qualquer.

Em nome do Poder, da Política e do Dinheiro Santo: Amén!

Comentários