Legislativas 2011 - 1,2,3 Comportamentos Escandalosos



Não há campanha eleitoral sem escândalos, ponto final.

Mas seleccionei 2 escândalos e (a meu ver) uma quasi-indignação escandalosa, que me fizeram chorar de riso. Não que tivessem piada, mas ri de nervoso por pensar que no século XXI ainda haja pessoas que se recusem a evoluir; que o partido do governo tenha necessidade de se rebaixar e, que Portugal ainda se dê ao luxo de se indignar contra a necessidade de fazer a gestão de alguns feriados nacionais.

Comportamento Escandaloso #1
O deputado socialista, Luís Pita Ameixa; na presença do Primeiro-Ministro demissionário, José Sócrates; afirmou num discurso de campanha em Beja "Esse Africanista de Massamá tem de demonstrar amanhã [no debate entre o candidato do PSD e do PS, que teve lugar na sexta-feira passada] se tem unhas para tocar a guitarra do País" - PM Sócrates aplaudiu esta triste forma de racismo.
Antes de comentar este comportamento vil, gostaria de dizer ao partido socialista que Passos Coelho demonstrou bem no debate de sexta passada que "tem unhas para tocar a guitarra do país" (como disse uma amiga minha naquela noite "O Sócrates está a levar uma abada séria!").
Quanto às palavras do Deputado Ameixa: de certeza que haveria outro modo de atacar o adversário sem recorrer ao preconceito. Os deputados representam o eleitorado na Assembleia da República, e com estas palavras o deputado socialista mostrou que ele representa os Racistas de Portugal. Também mostrou que o PM demissionário Sócrates está tão desesperado e sedento pelo Poder que até aplaude o preconceito - e pensar que o seu governo re-lançou a campanha "Todos Diferentes, Todos Iguais" tendo o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, dito "A sociedade portuguesa é uma sociedade tolerante" e "dificilmente uma sociedade moderna (consegue) atingir o dia em que conclua que não é preciso fazer mais nada na luta contra a discriminação (...) Há sempre alguma coisa que é preciso fazer"...pois é, há ainda muito a fazer e devemos começar pelo Partido Socialista.

Comportamento Escandaloso #2
O Partido Socialista reuniu grupos de imigrantes Indianos e Paquistaneses, enfiou-os em autocarros e levou-os em campanha para que pudessem agitar bandeiras do PS, apertar a mão ao candidato Socialista (Sócrates) e encher as salas de comício...tudo a troco da nacionalidade Portuguesa ("Sócrates é muito boa pessoa, tratou de dar nacionalidade, tratou de tudo" afirmou um dos imigrantes Indianos) e, em alguns casos, em troca de uma refeição quente ("há entre os viajantes casos de fome e garantias de que a presença nos comícios é trocada pela certeza de uma refeição quente." Fonte: ionline.pt).
Mas será necessário tal rebaixamento? Seria mais digno do PS e de Sócrates, ao aperceber-se da baixa comparência nos comícios, virar-se para o povo e dizer "Sei que falhámos. Sei que vos desapontámos. Mas sei também que estou a aprender com os erros do passado e convido-vos a ouvirem-me e a permitirem-me que prove que desta vez tudo será diferente"...
Isto fez-me lembrar a figura que Gadhafi fez quando veio a Portugal: andou a pagar €50 (no mínimo) a Africanos para irem para o Parque das Nações apoiá-lo. Sócrates aprende bem com os seus amigos.

Comportamento Escandaloso #3
Duas candidatas do PS já tentaram diminuir o número de feriados em Portugal - foram ignoradas.
O candidato do PSD sugere o mesmo e nasce uma indignação inexplicável.
Fama est que Portugal tenha demasiados feriados; mas eu digo que Portugal gere mal os feriados que tem. As pontes/tolerâncias de ponto são nefastas ao progresso; e em tempos de recessão o que o País menos precisa é de pausas na produtividade nacional. É uma questão patriótica produzir mais e (tal como Brasil) chutar com o FMI [i.e. pagar-lhe o empréstimo] antes do prazo acordado.
Se os feriados recaírem numa quinta ou numa terça estes devem ser celebrados numa sexta ou numa segunda (respectivamente): à semelhança dos países mais ricos.
A fórmula é simples e por isso não vejo qual a razão de tamanha indignação. Acorda, Portugal; não durmas na fila!!!

Estamos a 11 dias das eleições e, não me parece que a escolha do novo governo seja difícil. Os Portugueses só têm de se questionar acerca do que o País necessita, e este precisa de: reformas governamentais sérias; aumento drástico de produtividade nacional; redução severa das despesas (e isto inclui a redução de empréstimos que as pessoas contraem para financiar luxos supérfluos e viver acima das suas possibilidades) e sentido patriótico.

Depois de ler os programas eleitorais e observar os comportamentos (tanto nos debates como nas campanhas) chego à conclusão que somente um partido centro-direita (adjuvado por um partido de direita) é capaz, neste momento, de Mudar Portugal e conduzir-nos ao progresso...Este é o Momento!

Comentários

  1. Oi Max!

    Desculpa a ausência. Me afastei um pouco da blogosfera por um tempo, mas estou retomando.

    Seu post parece ter sido escrito por um brasileiro. Aqui, os escândalos são cotidianos, ridículos, engraçados e trágicos ao mesmo tempo. Aí em Portugal deve-se falar alguma coisa da política "suja" do Brasil... Enfim, realmente o que todo país precisa é de boa produtividade, força de vontade e patriotismo saudável.

    Aproveito a oportunidade para divulgar minha nova página: http://blogdozahta.tumblr.com
    Agora estarei postando de lá mesmo.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Oi Zahta! :D

    "Desculpa a ausência. Me afastei um pouco da blogosfera por um tempo, mas estou retomando."

    De modo algum terás de te desculpar; eu sei como é. Contudo, bem-vindo de volta! :D

    "Aqui, os escândalos são cotidianos, ridículos, engraçados e trágicos ao mesmo tempo. Aí em Portugal deve-se falar alguma coisa da política "suja" do Brasil... Enfim, realmente o que todo país precisa é de boa produtividade, força de vontade e patriotismo saudável."

    lol Ouvi dizer que sim. Quer dizer em Portugal, por incrível que pareça, só se fala do lado lúdico do Brasil (não te esqueças que como o vosso governo é de esquerda e Portugal pende à esquerda, não se fala dos aspectos negativos acerca da política Brasileira). O que sei é-me contado por amigos Brasileiros.
    Tens toda a razão.

    "Aproveito a oportunidade para divulgar minha nova página: http://blogdozahta.tumblr.com - Agora estarei postando de lá mesmo."

    Obrigada pelo link. Devo mudar os links da lista de blogues, então?

    Zahta, muito obrigada pelo teu comentário :D.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Oi Max

    Obrigado pela visita!

    Não precisas mudar o link pois o endereço "blogdozahta.com" já foi ajustado para o blog novo. Mas valeu pela preocupação!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Zahta,

    Ok, então ficarei quietinha lol.

    Obrigada, eu!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos