Uma Citação Celibato e a tua Opinião

Retrato do Cônsul Francês Le Blond de Rosalba Carriera

"A filosofia do celibato para os espíritos vulgares acaba aqui. Aos olhos dos que avaliam as coisas e os homens só pela utilidade social, essa espécie de insulação doméstica do sacerdote, essa indirecta abjuração dos afectos mais puros e santos, os da família, é condenada por uns e como contrária ao interesse das nações, como danosa em moral e em política, e defendida por outros como útil e moral.
Deus me livre de debater matéria tantas vezes disputada, tantas vezes exaurida pelos que sabem a ciência do mundo e pelos que sabem a ciência do Céu! Eu, por minha parte, fraco argumentador, só tenho pensado no celibato à luz do sentimento e sob a influência da impressão singular que desde verdes anos fez em mim a ideia da irremediável solidão de alma a que a igreja condenou os seus ministros, espécie de amputação espiritual, em que para o sacerdote morre a esperança de completar a sua existência na Terra. 
Suponde todos os contentamentos, todas as consolações que as imagens celestiais e a crença viva podem gerar, e achareis que estas não suprem o triste vácuo da soledade do coração. 
Dai às paixões todo o ardor que puderdes, aos prazeres mil vezes mais intensidade, aos sentidos a máxima energia e convertei o mundo em paraíso, mas tirai dele a mulher, e o mundo será um ermo melancólico, os deleites serão apenas o prelúdio do tédio."

(in Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano)


Qual a tua opinião: será o celibato "uma amputação espiritual"? 

Comentários

  1. Olá Max,

    É sempre um prazer reler trechos de Herculano.

    Na minha opinião pessoal, o celibato é uma escolha pessoal que pode representar uma amputação espiritual, já que é contra-natura.

    Claro, alguns dirão que não se trata de amputação espiritual porque se, por exemplo, um casal tiver filhos e cessar a obrigação de procriar deixa de haver motivos para não ceder ao jejum sexual...eu não concordo com isto.

    Abordagem maravilhosa, e continua com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita :D!

    Muito obrigada pela tua opinião, gostei imenso :D.

    És sempre bem-vinda, e espero ver-te mais por aqui :D.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Se é para opinarmos, sim, eu considero o celibato uma amputaçao espiritual (inda mais se for "obrigatória"), embora a decisao de cada um deva ser respeitada. Além de achar preconceituosa, porque podemos ter gozo de tantas outras formas, obviamente que pode haver argumentos de que abrir mao de alguns prazeres, pode configurar um tipo de "celibato", enfim...

    ResponderEliminar
  4. Oi CB :D!

    Muito obrigada por teres partilhado a tua opinião.
    Eu também acho que, apesar de uma escolha pessoal, o celibato é uma amputação espiritual.

    Querida, amei o teu comentário :D.

    Beijão

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos