Comentário: O Retrato de um Macho

O Retrato de um Homem de Vilmos Aba-Novák

Macho: indivíduo do sexo masculino; masculino; másculo, varonil; robusto.

O retrato de um macho é bem mais complexo que a definição apresentada, e por essa razão, eu gostaria de apresentar a minha opinião acerca do assunto.

O que é um Macho? Um verdadeiro macho é:
  • Um Homem que sabe o seu lugar na sociedade. Sim, ele é fisicamente mais forte que uma mulher, já que foi primariamente criado para o trabalho árduo (providenciando, logo, a segurança financeira), para a luta (assegurando, deste modo, a segurança física), para o músculo (transmitindo, digamos, seguraça sexual) e para a resistência (fornecendo, por exemplo, segurança emocional). Dito isto, o lugar de um homem na sociedade é oferecer segurança, e pronto. 
  • Um varão que compreende que o sexo é um acto consensual para não só perpetuar a nossa espécie mas também para fazer o corpo exultar. Um varão de verdade não usa o sexo para humilhar ou torturar mulheres. 
  • Um varão que compreende que virilidade não tem de significar brutalidade. 
  • Um Homo Sapiens que respeita as mulheres; que não as teme. Ele não tem a necessidade de as diminuir e humilhar; não precisa de as maltratar e abusar ou até de as mutilar; uma vez que ele compreende que as mulheres foram feitas para o complementar e não para serem o seu saco de boxe. Um verdadeiro homem anda ao lado da sua mulher, não à sua frente. 
  • Um Homo Sapiens que sabe não ser um animal (daí pertencer ao genus Homo Sapiens: espécie moderna de seres humanos) e que, logo, é superior à agressividade. Um ser humano moderno faz uso da Razão, do Intelecto, e de todas as coisas que o tornam verdadeiramente sexy. 
Um verdadeiro macho pensa. Ele equilibra as medidas Apolíneas e Dionísicas que lhe são inerentes (i.e. equilíbrio, sobriedade, domínio da imagem; moderação dos sentidos e civilidade Vs impulso do exagero, da fruição, da embriaguez extática; o irracional, dissolução dos limites dos indivíduos - in "Origem da Tragédia" de Nietzsche) já que apreende a noção de elasticidade mental - 100% de bondade é tão mau quanto 100% de maldade.

O Retrato de um Macho pode ser tão lindo, tão requintado...divino.

Comentários

  1. Concordo. Belo texto, mostrando que um homem de verdade pode ser muito mais que uma definição de dicionário de 5 palavras...

    Será que podemos ter, daqui algum tempo, o retrato da fêmea?

    ResponderEliminar
  2. Oi Zahta :D!

    Obrigada :D!

    LOL já és a segunda pessoa a fazer esse pedido; por isso, sim: em breve farei o retrato da fêmea :D!

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu já começo discordando, risos... " Sim, ele é fisicamente mais forte que uma mulher", obviamente que isso não é regra, no entanto nao podemos negar as diferenças biológicas graças a Deus, mas posso resumir o que seja um macho, de acordo comigo, numa frase curta: macho é aquele que respeita a mulher!

    Hehehe, mas gosto desses seus textos polêmicos.

    Beijo, meinha linda e tao querida Maxxx!!

    ResponderEliminar
  4. Oi CB :D!

    "Eu já começo discordando, risos... " Sim, ele é fisicamente mais forte que uma mulher", obviamente que isso não é regra, no entanto nao podemos negar as diferenças biológicas graças a Deus, mas posso resumir o que seja um macho, de acordo comigo, numa frase curta: macho é aquele que respeita a mulher!"

    Óptimo! Adorei o teu resumo :D!

    "Hehehe, mas gosto desses seus textos polêmicos."

    lol obrigada, querida.

    CB, obrigada pelo teu super comentário: amei! :D

    Beijossss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos