Blogagem Colectiva: Inclusão Social



Inclusão social...é uma bela expressão, que se ouve falar a torto e a direito em Portugal. Mas pergunto-me se alguma vez poderá a ser alcançada, cada vez que observo o comportamento dos meios político, de comunicação, artístico e do mundo do marketing nacionais.

Vejamos: Portugal é um país ecléctico...isto é bem sabido. É uma sociedade plural, cosmopolita...também está bem à vista. Contudo esta pluralidade, diversidade ou riqueza cultural não se vê reflectida na proporção exacta. 

Queremos assistir ao noticiário nacional: não se vê um único jornalista cigano, Indiano, asiático ou negro (sim, vê-se uma mulata ou duas, mas é tudo num país de 11 milhões de pessoas) - estarão a querer dizer que não há estudantes de jornalismo negros, asiáticos, Indianos ou ciganos em Portugal? Por favor...

Queremos ver uma novela Portuguesa: a maioria dos actores (da qual metade nem actor/actriz é) é caucasiana. Presume-se que estas novelas reflictam a sociedade Portuguesa actual...mas então, onde estão os negros, os mulatos, os Indianos, os ciganos, os judeus e os descendentes de Brasileiros? Inclusão social é, de facto, uma bela expressão...

Vemos os debates políticos na assembleia: não se vê um representante não-caucasiano. Estarão a querer afirmar que os não-caucasianos Portugueses não se interessam pela democracia e pela maneira como o seu país é gerido? Até chega a ser de mau gosto...

Visualizamos a publicidade, made in Portugal: de um modo geral só se vêm caucasianos. Talvez só estes comprem cerveja, provavelmente só eles é que adiram aos serviços de Internet; talvez só eles usem pensos higiénicos (modess), fraldas, perfumes, maquilhagem, produtos para o cabelo etc. 
Se não fosse pela TMN (Telecomunicações Móveis Nacionais) um estrangeiro nem saberia que de facto existem não-caucasianos em solo Português.

Como é suposto haver inclusão social se as ditas minorias não se identificarem com a sociedade na qual habitam?
Como é suposto se sentirem integrados, incluídos, se a sua existência (e, logo, a sua contribuição para o andamento da economia nacional) é praticamente ignorada?

Inclusão social é o objectivo de qualquer sociedade moderna. 
Mas até agora, Portugal desconhece o significado de tal expressão. 


Este post faz parte da blogagem Colectiva organizada pela €ster, no seu blog
Passa por lá para ler outras opiniões acerca deste assunto.

Comentários

  1. Oi Max
    Como seria bom se a inclusão social existisse de fato, até parece mais um daqueles projetos que é muito bonito no papel mas na hora de pôr em prática...
    Pelo menos por aqui o conceito de beleza ainda é o loiro de olhos azuis, não é atoa que as tinturas de cabelo que mais vendem são os tons de loiro.
    Gosto da pluralidade, conseguir ver o indivíduo por trás de sua cor, raça, cultura...em primeiro lugar tê-lo como irmão apenas por se humano e depois tentar integrar-se as diferenças culturais.
    Não sei se você sabe, mas aqui está passando uma novela que tem atores portugueses, achei bem interessante, mostrando um pouco dos costumes, sotaque, é bem verdade que de uma forma meio estereotipada já que os portugueses da novela são donos de padaria...mas já é um começo.


    bom artigo amiga

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Max, muito pertinente a sua abordadem. Excelente coletiva, esta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

    Continuemos....abraços

    "A gente nao faz amigos, reconhece- os"
    Vinicius de MOrais

    ResponderEliminar
  4. lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.


    abraços

    ResponderEliminar
  5. Inclusão Social não existe sem Políticas Públicas Sociais de qualidade que beneficie a todos.
    Adorei a postagem Max
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Max, aqui no Brasil tb tem muita gente que desconhece o significado ... e como !
    Excelente postagem ! Abraços !

    ResponderEliminar
  7. Mas bah, guria.
    Inclusão social plena é impossível de se alcançar, posto que a cada necessedade satisfeira, surge uma nova.
    Mesmo assim, a luta por uma sociedade mais homogênia é justa e seu texto toca num ponto fraco para nós, no Brasil, também.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Oi Dri :D!

    "Como seria bom se a inclusão social existisse de fato, até parece mais um daqueles projetos que é muito bonito no papel mas na hora de pôr em prática..."

    Completamente, minha amiga! Toda a gente fala nisso, mas no fim...não se vê nada.

    "Pelo menos por aqui o conceito de beleza ainda é o loiro de olhos azuis, não é atoa que as tinturas de cabelo que mais vendem são os tons de loiro."

    Não me admira nada! Sabes que a caracteristica Portuguesa é média estatura e moreno...pois bem, os anúncios só mostram gente loira...até parece que este é um país de loiros! Acho que aqui toda a gente quer ser loira também...menos eu LOL.

    "Gosto da pluralidade, conseguir ver o indivíduo por trás de sua cor, raça, cultura...em primeiro lugar tê-lo como irmão apenas por se humano e depois tentar integrar-se as diferenças culturais."

    Também eu. A pluralidade é linda...eu mesma sou o produto da pluralidade (tenho tanta mistura que só Deus é que sabe lol)!

    "Não sei se você sabe, mas aqui está passando uma novela que tem atores portugueses, achei bem interessante, mostrando um pouco dos costumes, sotaque, é bem verdade que de uma forma meio estereotipada já que os portugueses da novela são donos de padaria...mas já é um começo."

    LOL mas ao menos mostra os Portugueses. O Brasil já inclui actores Portugueses nas suas novelas há muito...mas aqui só incluíram Brasileiros numa ou duas (e quase há uma década)...não pode ser.

    "bom artigo amiga"

    Obrigada, amiga :D! E obrigada pela visita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oi Philip :D!

    "Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho..."

    Óoo, obrigada, meu lindo! Tens razão: a nossa participação nesta blogagem é uma forma de inclusão :D!

    "Continuemos....abraços"

    Sim, continuemos...um abraço forte, meu amigo!

    ""A gente nao faz amigos, reconhece- os" (Vinicius de MOrais)"

    É verdade, Philip...é verdade!

    Obrigada por teres partilhado esta bela citação e a tua gentileza :D!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá Compondo o olhar :D!

    Bem-vindo ao Etnias!!

    Obrigada, fico feliz por teres gostado :D!

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Olá, Angel :D!

    "Inclusão Social não existe sem Políticas Públicas Sociais de qualidade que beneficie a todos."

    Ora, agora falaste tudo!! Mas até estas políticas parecem dificeis de sair, sabes! Fala-se muito, mas agir...tá quieto!

    "Adorei a postagem Max"

    Ainda bem, querida!! :D

    Obrigada por partilhares a tua opinião!

    Beijinhos e boa semana, anjo!

    ResponderEliminar
  12. Oi Andreia :D!

    Bem-vinda ao Etnias!

    Imagino!!

    Obrigada pela visita!

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Oi Diler :D!

    "Inclusão social plena é impossível de se alcançar, posto que a cada necessedade satisfeira, surge uma nova."

    Concordo, mas tem de haver o básico, não é mesmo?

    "Mesmo assim, a luta por uma sociedade mais homogênia é justa e seu texto toca num ponto fraco para nós, no Brasil, também."

    Não sabia que o Brasil experiencia o mesmo...mas ao menos as vossas novelas incluem todas as raças, estratos sociais, culturas etc. Mas uma sociedade não vive só de novelas, não é?

    "Parabéns!"

    Obrigada, Diler :D!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Oi Philip :D!

    Tenho andado fora...

    Obrigada por me teres vindo ver :D! Amei!!

    Beijos e boa semana!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos