Inclusão social...é uma bela expressão, que se ouve falar a torto e a direito em Portugal. Mas pergunto-me se alguma vez poderá a ser alcançada, cada vez que observo o comportamento dos meios político, de comunicação, artístico e do mundo do marketing nacionais.
Vejamos: Portugal é um país ecléctico...isto é bem sabido. É uma sociedade plural, cosmopolita...também está bem à vista. Contudo esta pluralidade, diversidade ou riqueza cultural não se vê reflectida na proporção exacta.
Queremos assistir ao noticiário nacional: não se vê um único jornalista cigano, Indiano, asiático ou negro (sim, vê-se uma mulata ou duas, mas é tudo num país de 11 milhões de pessoas) - estarão a querer dizer que não há estudantes de jornalismo negros, asiáticos, Indianos ou ciganos em Portugal? Por favor...
Queremos ver uma novela Portuguesa: a maioria dos actores (da qual metade nem actor/actriz é) é caucasiana. Presume-se que estas novelas reflictam a sociedade Portuguesa actual...mas então, onde estão os negros, os mulatos, os Indianos, os ciganos, os judeus e os descendentes de Brasileiros? Inclusão social é, de facto, uma bela expressão...
Vemos os debates políticos na assembleia: não se vê um representante não-caucasiano. Estarão a querer afirmar que os não-caucasianos Portugueses não se interessam pela democracia e pela maneira como o seu país é gerido? Até chega a ser de mau gosto...
Visualizamos a publicidade, made in Portugal: de um modo geral só se vêm caucasianos. Talvez só estes comprem cerveja, provavelmente só eles é que adiram aos serviços de Internet; talvez só eles usem pensos higiénicos (modess), fraldas, perfumes, maquilhagem, produtos para o cabelo etc.
Se não fosse pela TMN (Telecomunicações Móveis Nacionais) um estrangeiro nem saberia que de facto existem não-caucasianos em solo Português.
Como é suposto haver inclusão social se as ditas minorias não se identificarem com a sociedade na qual habitam?
Como é suposto se sentirem integrados, incluídos, se a sua existência (e, logo, a sua contribuição para o andamento da economia nacional) é praticamente ignorada?
Inclusão social é o objectivo de qualquer sociedade moderna.
Mas até agora, Portugal desconhece o significado de tal expressão.
Este post faz parte da blogagem Colectiva organizada pela €ster, no seu blog
Passa por lá para ler outras opiniões acerca deste assunto.
Oi Max
ResponderEliminarComo seria bom se a inclusão social existisse de fato, até parece mais um daqueles projetos que é muito bonito no papel mas na hora de pôr em prática...
Pelo menos por aqui o conceito de beleza ainda é o loiro de olhos azuis, não é atoa que as tinturas de cabelo que mais vendem são os tons de loiro.
Gosto da pluralidade, conseguir ver o indivíduo por trás de sua cor, raça, cultura...em primeiro lugar tê-lo como irmão apenas por se humano e depois tentar integrar-se as diferenças culturais.
Não sei se você sabe, mas aqui está passando uma novela que tem atores portugueses, achei bem interessante, mostrando um pouco dos costumes, sotaque, é bem verdade que de uma forma meio estereotipada já que os portugueses da novela são donos de padaria...mas já é um começo.
bom artigo amiga
beijinhos
Max, muito pertinente a sua abordadem. Excelente coletiva, esta.
ResponderEliminarAbraço
Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...
ResponderEliminarContinuemos....abraços
"A gente nao faz amigos, reconhece- os"
Vinicius de MOrais
lindo seu texto, parabens pela bela participação nesta gde idea, a blogagem coletiva.
ResponderEliminarabraços
Inclusão Social não existe sem Políticas Públicas Sociais de qualidade que beneficie a todos.
ResponderEliminarAdorei a postagem Max
Beijinhos e boa semana!
Max, aqui no Brasil tb tem muita gente que desconhece o significado ... e como !
ResponderEliminarExcelente postagem ! Abraços !
Mas bah, guria.
ResponderEliminarInclusão social plena é impossível de se alcançar, posto que a cada necessedade satisfeira, surge uma nova.
Mesmo assim, a luta por uma sociedade mais homogênia é justa e seu texto toca num ponto fraco para nós, no Brasil, também.
Parabéns!
Oi Dri :D!
ResponderEliminar"Como seria bom se a inclusão social existisse de fato, até parece mais um daqueles projetos que é muito bonito no papel mas na hora de pôr em prática..."
Completamente, minha amiga! Toda a gente fala nisso, mas no fim...não se vê nada.
"Pelo menos por aqui o conceito de beleza ainda é o loiro de olhos azuis, não é atoa que as tinturas de cabelo que mais vendem são os tons de loiro."
Não me admira nada! Sabes que a caracteristica Portuguesa é média estatura e moreno...pois bem, os anúncios só mostram gente loira...até parece que este é um país de loiros! Acho que aqui toda a gente quer ser loira também...menos eu LOL.
"Gosto da pluralidade, conseguir ver o indivíduo por trás de sua cor, raça, cultura...em primeiro lugar tê-lo como irmão apenas por se humano e depois tentar integrar-se as diferenças culturais."
Também eu. A pluralidade é linda...eu mesma sou o produto da pluralidade (tenho tanta mistura que só Deus é que sabe lol)!
"Não sei se você sabe, mas aqui está passando uma novela que tem atores portugueses, achei bem interessante, mostrando um pouco dos costumes, sotaque, é bem verdade que de uma forma meio estereotipada já que os portugueses da novela são donos de padaria...mas já é um começo."
LOL mas ao menos mostra os Portugueses. O Brasil já inclui actores Portugueses nas suas novelas há muito...mas aqui só incluíram Brasileiros numa ou duas (e quase há uma década)...não pode ser.
"bom artigo amiga"
Obrigada, amiga :D! E obrigada pela visita!
Beijinhos
Oi Vanessa :D!
ResponderEliminarMuito obrigada!
Abraço
Oi Philip :D!
ResponderEliminar"Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho..."
Óoo, obrigada, meu lindo! Tens razão: a nossa participação nesta blogagem é uma forma de inclusão :D!
"Continuemos....abraços"
Sim, continuemos...um abraço forte, meu amigo!
""A gente nao faz amigos, reconhece- os" (Vinicius de MOrais)"
É verdade, Philip...é verdade!
Obrigada por teres partilhado esta bela citação e a tua gentileza :D!
Beijos
Olá Compondo o olhar :D!
ResponderEliminarBem-vindo ao Etnias!!
Obrigada, fico feliz por teres gostado :D!
Abraços
Olá, Angel :D!
ResponderEliminar"Inclusão Social não existe sem Políticas Públicas Sociais de qualidade que beneficie a todos."
Ora, agora falaste tudo!! Mas até estas políticas parecem dificeis de sair, sabes! Fala-se muito, mas agir...tá quieto!
"Adorei a postagem Max"
Ainda bem, querida!! :D
Obrigada por partilhares a tua opinião!
Beijinhos e boa semana, anjo!
Oi Andreia :D!
ResponderEliminarBem-vinda ao Etnias!
Imagino!!
Obrigada pela visita!
Abraços
Oi Diler :D!
ResponderEliminar"Inclusão social plena é impossível de se alcançar, posto que a cada necessedade satisfeira, surge uma nova."
Concordo, mas tem de haver o básico, não é mesmo?
"Mesmo assim, a luta por uma sociedade mais homogênia é justa e seu texto toca num ponto fraco para nós, no Brasil, também."
Não sabia que o Brasil experiencia o mesmo...mas ao menos as vossas novelas incluem todas as raças, estratos sociais, culturas etc. Mas uma sociedade não vive só de novelas, não é?
"Parabéns!"
Obrigada, Diler :D!
Um abraço
Voltando para te ver
ResponderEliminarOi Philip :D!
ResponderEliminarTenho andado fora...
Obrigada por me teres vindo ver :D! Amei!!
Beijos e boa semana!