As 3 Marias



Ontem à noite vi o Código de Da Vinci. A teoria deste filme é de que Maria Madalena (uma mulher de sangue real) engravidou de Jesus; e a sua filha (Sara) foi a razão pela qual a igreja perseguiu tantas mulheres: para manter a santidade de Cristo intacta. A localização da sepultura de Madalena é um segredo bem guardado, afim de evitar que se façam testes de ADN (que poderiam comprometer, e pôr a perigo, o descendente de Jesus e Madalena.
É claro que isto gerou um debate entre as mulheres da minha família; e assim criámos 3 situações hipotéticas que pudessem refutar a teoria do filme:

Magdalene – diz-se que foi uma prostituta. Jesus não só perdoou os pecados dela, como também expulsou 7 demónios do seu corpo. Ela lavou os pés de Jesus, beijou-os a secou-os com o próprio cabelo (isto foi visto, por um homem, como um acto sexual; e talvez seja, esta cena, a raiz de tanto rumor). Magdalene juntou-se ao grupo (parando as suas actividades ilícitas).
Digam-me, como é que podemos ter a certeza de que foi Jesus quem a engravidou? Por exemplo, para calar o homem que se opôs a ela (aquando a lavagem dos pés) ela pode tê-lo seduzido, e engravidado dele.

Madeleine – diz-se que sabia ler e escrever. Neste caso, ela não poderia ser uma simples prostituta, uma vez que a instrução estava fora do alcance das mulheres, nesta altura; a não ser que elas nascessem numa família rica/real ou fossem cortesãs – sim, alguns homens ricos quando pagam pelos serviços de uma meretriz, muitas vezes, gostam de discutir assuntos intelectuais como preliminares. Por agora, presumamos que ela fosse uma cortesã. Conheceu Jesus; que gostou dela porque ela tinha conhecimento e compreendia a mensagem dele. Ele era o único homem que reconhecia o intelecto dela, e valorizava a sua opinião; não como um preliminar, mas por respeito a um par intelectual: ela lavou os pés dele, massajou-os; e ao faze-lo, os seus cabelos roçaram nos pés de Jesus...ela perfumou e beijou os seus pés, como uma forma de agradecimento. Claro, um homem com mente suja viu isto como uma cena sexual, e tentou bani-la do grupo. Afim de comprar a sua aliança, Madeleine seduziu-o resultando numa gravidez.

Magdala – tem sangue real (embora não seja da casa de David). Era extremamente inteligente e culta. Falava o que lhe ia na alma; expressava o desejo de debater com os sábios na sinagoga; defendia os direitos das mulheres...in summa: ela era um inimigo público (carinhosamente rotulada de “ A pecadora”).
Conheceu Jesus, que imediatamente gostou dela, e convidou-a para se juntar a ele, uma vez que apreciava, e muito, os pontos de vista dela: ele via-a como uma igual. Isto provocou a inveja tácita entre os discípulos, que deram início a um plano para a afastar. Durante uma refeição, Jesus observou os seus seguidores e viu o seu plano; virou-se para Magdala e sussurrou:
- “Vem lavar-me os pés! Precisamos de falar!”
Levantaram-se e foram para um canto, para que Magdala lhe pudesse lavar os pés...toda a gente os observava…
- Magda, os homens estão a conspirar contra ti. [Ela ia para responder mas..] Não fales! Ouve só! Está na hora de seres mais sábia: és inteligente; finge que tens pouco conhecimento! És forte; finge que vertes uma lágrima ou duas! És fria; age como se fosses sensível! Vestes roupas berrantes; tenta seguir a regra da modéstia! Demontraste que desejas usar os filactérios; admite que estavas errada em desejar isto! Falas o que te dá na telha, finge que não tens opinião! Namoras com 3 Príncipes (da mesma casa)…3 príncipes, Magdala…selecciona um que mantenha a vossa relação em segredo [neste momento, ao perfumar e beijar os seus pés, os seu cabelos roçam nos pés de Jesus]! Quando acabares, levantar-nos-emos; Judas fará um comentário malacioso, tu nada dirás e, o rumor de que expulsei 7 demónios do teu corpo será espalhado [Magdala quer responder, mas é interrompida]...sabes, tu és como eu: estamos avançados no tempo! Contudo o teu destino difere do meu…

Baseado nas 3 Marias, Madalena poderia ter engravidado de qualquer outro homem; ou então, poderia nem sequer ter engravidado. Mas se engravidou, o que nos garante que tenha sido de Jesus? O filme sugeriu testes de ADN: que absurdo. Mesmo que pudessem ser feitos só provaria que a criança era fruto de Madalena, e nunca de Jesus (primeiro porque ele foi concebido através da partenogénese – i.e. Espírito Santo – e segundo porque não há corpo para fazer a comparação genética). E mesmo que se quisesse testar a tribo de Judá, em Israel, os resultados só sugeririam que ela poderia ter engravidado, ou não, de um qualquer israelita.

Comentários

  1. Olá para todas e todos.
    Para começar,o livro é muito melhor que o filme.
    O filme é muito fraquinho, parece que todo o elenco fumou uns três baseados, da pior maconha do pedaço, antes de começar a filmar!!!!
    Quanto a mulher ter engravidado de Jesus ou não; qual é o problema!???????????
    Sempre achei que ele era um iluminado como outro qualquer, o fato d`ele estar muito a frente espiritualmente da grande maioria não o impede de ter um filho.
    Afinal ESTAMOS NA TERRA!!!!!!!!!!
    Isso aqui não é para passarmos as férias, sempre teremos algo para aprimorar e um filho é uma forma de evolução espiritual também, sabiam? Ela não precisaria de seduzi-lo"dessa forma".Podia estar escrito nas estrelas.
    Sabe, a nossa sociedade adora tomar conta da xoxota e do pau alheio!!!!
    É impressionante!!!!!!!!!
    Gente,não vamos perder tempo com isso.
    O livro, apesar de muito romanceado, deixa uma questão muito mais importante a ser debatida:
    O que foi feito com a Mulher durante todo esse tempo!!!!
    Criaram bruxas, prostitutas, virgens e santas, mas à nenhuma delas foi dado o devido valor.
    Durante toda a existência do planeta, nunca fomos respeitadas,amadas,ouvidas e sequer chamadas pelo nome correto:
    MULHER.
    Logo, pessoal se a Mulher teve ou não um filho com Ele,se era santa ou prostituta,não interessa.
    Afinal foi ele mesmo que disse:
    "Crescei e mutiplicai-vos".
    Je t`aime

    ResponderEliminar
  2. LOL Oi Severien,

    Epá...mesmo que não tivesses assinado como assinaste, eu saberia que eras tu LOL! Todo o comentário tem a tua marca :).
    O filme é péssimo (fraquinho é favor!!!!).
    "parece que todo o elenco fumou uns três baseados, da pior maconha do pedaço, antes de começar a filmar!!!!" - LOL LOL LOL concordo

    "Quanto a mulher ter engravidado de Jesus ou não; qual é o problema!???????????" - essa não é a questão; a questão é que o filme (baseado num argumento ridiculo, incorrecto em termos históricos e religiosos) aborda uma questão absurda: testes de ADN. Se a mulher tivesse engravidado dele, garanto-te de que alguém saberia (pois se andamos este tempo todo a ouvir dizer que ela era prostituta, sem o ser - só porque era uma mulher inteligente...! Mas a questão é outra: mesmo que ela tivesse engravidado de Jesus, como é que poderiam prová-lo?)

    "Sempre achei que ele era um iluminado como outro qualquer, o fato d`ele estar muito a frente espiritualmente da grande maioria não o impede de ter um filho." - cientificamente, diz-se que as pessoas concebidas por partenogenese não são férteis, logo não fazem filhos...por isso, esse argumento já fica refutado.

    "Ela não precisaria de seduzi-lo"dessa forma".." - neste artigo, ela seduz o homem que se opõe a ela, e não Jesus. Plus, seduzir é o que nós mulheres fazemos por natureza...não vamos fingir que não, né?

    "O que foi feito com a Mulher durante todo esse tempo!!!!" - como eu disse na versão Inglesa, todos os textos foram escritos por homens, e estes não se interessaram em revelar por onde a mulher andou, o que pensou, e o que fez. Eles pensaram o mesmo que tu "Não vamos perder mais tempo com isso! Jesus morreu, não há motivo para nos preocuparmos mais com essa louca metida a opiniosa!"

    "Durante toda a existência do planeta, nunca fomos respeitadas,amadas,ouvidas e sequer chamadas pelo nome correto: MULHER." - fomos desrespeitadas sim, atacadas sim...mas por culpa de quem? As mulheres entregaram todo o seu poder nas mãos dos homens, para nunca mais o reaver. E discursos anti-homem não resolvem o assunto. Está na hora das mulheres porem a cabeça no lugar, criarem objectivos concretos (que não sejam somente os casamentos lésbicos) e andar para a frente, sem se preocuparem com o que os homens fazem ou fizeram ( isto já parece a conversa dos negros dos EUA com a escravatura...)!

    "Crescei e mutiplicai-vos". - yah, mas se os que os podem multiplicar-se abortam, como é que Jesus que era infértil se poderia multiplicar?

    Je t' aime moi aussi :)

    ResponderEliminar
  3. Olá outra vez!!!!!!!
    Olha essa cena da infertilidade, não sei não.
    A galera tem muito problema com sexo, o cara já vem para uma impossible mission e ainda tem que ter o pau mole!!!!!!!1
    Qualé!!
    Outa o seduzir que eu falei é como os homens se referem a esse verbo, geralmente de maneira bem pejorativa.
    Sim nós concedemos muito, os negros também mas estamos mudando isso, mas como você sabe foi uma eternidade agindo errado, não se muda de uma hora para outra e você sabe disso, pois já sentiu inúmeros precoiceitos na pele.
    Toda mudança é complicada até se achar o melhor caminho.
    Se não fossem as "malucas feministas" talvez você ainda não tivesse direito ao voto!
    O que ela fizeram na época surtiu efeito.
    Não concordo com algumas coisas que elas fazem hoje .
    Às vezes penso se fizessem assim ou assado talvez fosse mais eficaz.
    Mas o certo é que, se hoje somos "livres", mesmo entre aspas, devemos a elas.
    Pois em muitas culturas as mulheres ainda sofrem com a força física do homem que é sem dúvida muito maior que a nossa.
    Inclusive na nossa sociedade.
    Se avançamos um pouquinho é porque elas brigam diariamente por nós,pode não ser da melhor maneira, mas temos a obrigação de apoia-las!!!!!!!!!!!
    Je t`aime beaucuop!
    P.s: Deve estar cheio de erros de português.Escrevi muito rápido.

    ResponderEliminar
  4. Oi again!!!!

    LOL mulher, ser infértil não significa impotência (os espermas não nadam, pá) *nodding*! Ai ai ai...
    Não pá...a minha maneira de ver a sedução é bem positiva...garanto-te (sabes bem que eu não dou a mínima para o que os homens falam ou pensam das mulheres...you know me better than that)!

    Sim, posso até ter sentido preconceitos, mas não fico a pensar neles, nem me lembro de metade! O caminho é para a frente, porque eu quero vencer, e vou vencer (e só estou concentrada nisso)!

    "Toda mudança é complicada até se achar o melhor caminho." - isso é verdade; mas nesse caso, nunca irei ver a dita mudança...e não irei reencarnar mais, não LOL não quero nem saber LOL LOL!

    "Se não fossem as "malucas feministas" talvez você ainda não tivesse direito ao voto!" - não, se não fossem as sufragistas, eu não teria ainda direito ao voto! E mesmo assim duvido!!!! EU já teria formado um movimento, e tu terias estado a meu lado LOL LOL...
    As feministas endoideceram a partir dos anos 60. Até aí a causa era nobre, e desde 68 tem vindo a decair....

    "Não concordo com algumas coisas que elas fazem hoje" - só se tivesses perdido a cabeça LOL!
    "Mas o certo é que, se hoje somos "livres", mesmo entre aspas, devemos a elas." - como eu disse: começaram bem, continuaram mal!

    "Pois em muitas culturas as mulheres ainda sofrem com a força física do homem que é sem dúvida muito maior que a nossa." - não sei, não...a força vem da mente, e não do corpo! È preciso saber onde bater, atacar...anyway, a violência tem de ser tratada de outra maneira (mas falaremos sobre isto pessoalmente).

    "Se avançamos um pouquinho é porque elas brigam diariamente por nós,pode não ser da melhor maneira, mas temos a obrigação de apoia-las!!!!!!!!!!!" - eu não apoio a irracionalidade (venha ela de homem ou mulher)! Eu sou pro-femina, tenho orgulho disso; e faço o meu job como mulher à minha maneira!!! E se muitas seguissem o meu exemplo, e o teu, e o de muitas pro-feminae...as mulheres já teriam adquirido mais respeito (mais ainda...porque em alguns países até que elas se sentem bem amadas e respeitadas - paises Anglo-saxónicos)!

    Je t`aime beaucoup!

    ResponderEliminar
  5. Olá max
    também já vi este filme e não gostei, achei totalmente sem conteúdo, como os outros livros do mesmo autor, mas o filme tinha o principal que a maioria gosta de ver num filme hoje em dia, que é violência e ação, por isso fez tanto sucesso.
    Até mais
    Adriana

    ResponderEliminar
  6. Oi Adriana,

    Compreendo que não tenhas gostado (eu também não gostei, como deu para ver, né?)!

    Eu não compreendo o que se passou na cabeça das pessoas para criarem tanta comoção por causa de um filme/livro sem conteúdo, nem lógica...

    Só posso concluir que está tudo desorientado!

    Até mais

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos