Visão 20/20: O mundo em 2020?


28 de Agosto de 2020

“Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais.”
“Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu carácter.”
“Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade.”
(Martin Luther King Jr, 28 de Agosto de 1963)

O mundo aboliu com a discriminação; não por legislação, mas porque as pessoas se cansaram de comentários, acções e comportamentos racistas.
Os ghettos foram destruídos; os negros já não representam a maior percentagem de presos nas cadeias e, também já não supreende ninguém ver um CEO negro na Europa, nem um presidente negro nos EUA.
Olho em volta, com orgulho, e penso “Uau! O sonho de Martin Luther King não só se cumpriu como também se expandiu...quem diria que um dia Portugal teria um presidente Judeu? E quem diria que a maior empresa Portuguesa pertenceria a uma mulher negra?”
Abro o jornal e leio que as doenças genéticas estão a diminuir devido a tantas misturas étnicas.
57 anos após o discurso “I have a dream” pessoas que não casem com pessoas de outras raças são olhadas de lado (é…isto pode ser visto como uma regressão, mas já sabem como são as pessoas: uma vez ultrapassado um obstáculo, constroem logo outros dois...).

11 de Novembro de 2020

"Ser lembrado"
“Eu quero a guerra. Para mim qualquer meio será o certo. O meu lema não é «Faças o que fizeres, não aborreças o teu inimigo». O meu lema é «Destrói-o por completo, custe o que custar». Eu sou aquele que promoverá a guerra!”
“Não vim para este mundo para tornar os homens melhores; eu vim, sim,
para me aproveitar das suas fraquezas.” (Adolf Hitler)

Grupos neo-Nazis são ilegais (foram declarados ilegais após uma manifestação simultânea [no dia 5 de Janeiro de 2019; para celebrar o 100º aniversário do partido Nazi – Nationalsozialismus] em Paris, Lisboa, Roma, Berlim, New York e Moscovo, que terminou com confrontos violentos entres eles e grupos pro-misturas).
Governos, de todo o mundo, reuniram-se em Gstaadt e, concordaram que estes grupos constituíam uma ameaça para a segurança nacional. Deste modo, um lei será aprovada declarando que actividades neo-nazis serão consideradas um acto de guerra, e como tal deverão ser julgadas em tribunal marcial, e punidos com pena capital.
Ao terminar de ler este artigo na net, dou ordens à TV para que me mostre as notícias. Curiosamente, vejo uma senhora negra Britânica (de uma ONG dos direitos humanos) a dizer “Infelizmente, vejo que os governos não aprenderam nada! As pessoas lutaram pela Liberdade de expressão. Estes grupos não são traidores; eles só estão se estão a expressar. Para além disso, ao escutarmos os seus pensamentos idiossincráticos poderemos, na verdade, aprender algo sobre a natureza humana!”
Em estado de choque, acenando com a cabeça, digo aos meus filhos “O mundo está perdido! Quando parece que estamos a progredir…damos um passo atrás! Deve ser a lei cósmica a operar…I guess.”

1 de Dezembro de 2020

“Os líderes Africanos dão-se conta de que estão completamente à mercê dos caprichos das empresas farmacêuticas estrangeiras.” (Dr. Mohga Kamal Smith, Health policy adviser at Oxfam)

Os governos Africanos, sub-Saharianos, investem os proventos dos seus recursos naturais nos seus Sistemas Nacionais de Saúde (constroem estações de tratamento de água, sistemas de esgoto, e produzem as suas próprias vacinas).
Para combater as taxas de mortalidade, causadas pela SIDA, os governos constroem laboratórios para produzir medicamentos antiretrovirais (diminuindo, assim, o custo dos remédios, e aumentando a percentagem de pessoas infectadas com o vírus HIV que têm acesso aos medicamentos AR) e, para reduzir o número de pessoas infectadas com o vírus, os governos continuam a investir no , bem sucedido, programa de Abstinência-até-ao-casamento e Fidelidade.
Africa está a começar a entrar nos eixos...

O mundo em 2020? Muito mais interessante e intrigante, eu diria...


Por favor continua a tua experiêcia Graffiti com...

Comentários

  1. Olá Max
    Realmentes muitas mudanças ocorreram com o decorrer dos tempos e espero que continuem sempre para melhor.
    Ótimo post!
    beijos
    Adriana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos