A importância de não se ser sincero

A ordem mundial é mantida através do engano e da falsidade! Os humanos criam mecanismos para salvaguardar a harmonia nos seus relacionamentos, nas suas casas, e na sociedade ao optarem entre dizer a verdade e uma inverdade. Eis alguns exemplos:

  • Um amigo apresenta-te a namorada (és um homem). Pergunta-te “o que achas dela?” se respondes, a) “não penso nada, não a conheço bem, ainda.” Ele vai pensar que estás com inveja e preocupado que ela interfira no vosso relacionamento; se respondes, b) “Não gosto dela!” para além de pensar que estás com inveja, pensará também que queres ir para a cama com ela; se respondes, c) “é linda, pá!” ele será o homem mais feliz ao cimo da terra!
  • Uma mulher pergunta á sua cara metade “achas que estou gorda?” se ele responder, a) “sim, as tuas ancas estão mais largas” aiiiiiiiiiii…grande erro; se ele responder, b) “não, estás bem assim!” ela responderá “oh, nem sequer estás a olhar! Vejo bem que estou gorda!” e ficará feliz, porque se ele não se apercebe é porque a ama de qualquer maneira!
  • Uma mãe apanha o filho em flagrante a curtir, na sala, com uma rapariga (sem ser a sua namorada, aquela que ela adora) e, pergunta “Bernardo, o que vem a ser isto?” se o filho responder a) “mãezinha, esta é a Carla; estou a curtir com ela porque eu e a Rosa discutimos!”, a mãe expulsará a rapariga da sua casa a dirá ao filho “sinceramente, não sei a quem é que saiste!” se ele responder, b) “mãezinha, esta é a Carla, ela está com problemas emocionais e, estou a ajudá-la a superá-los!” a mãe dirá “oh ok. Desculpem-me por vos ter interrompido!” e, sairá da sala!
  • Um marido chega a casa, tira os sapatos e deixa-os no meio do quarto. A mulher chega, tropeça nos sapatos e pergunta “por acaso deixaste estes sapatos aqui, assim sem mais nem menos?” se ele responder, a) “siiimm...não me apeteceu arrumá-los, estou cansado! Faze isso por mim, fôfa?” a mulher dele ficará irada e dar início a uma discussão sem fim (apesar de ter razão); se ele responder, b) “sabes o que foi? Quando cheguei tive de ir a correr para a casa-de-banho e depois esqueci-me completamente deles! Desculpa , fôfa!” a sua mulher porá um soriso nos lábios e calmamente dir-lhe-á para arrumar os seus sapatos (isto se não os arrumar, ela mesma)!

Tenho a certeza de que estes exemplos te são familiares, bem…a ti e a quem quer que seja no mundo; e os mesmos são a prova da importância de não se ser sincero: evitar discussões desnecessárias; mantendo, assim, a tão necessária e desejada harmonia!
Agora, vocês perguntam-me:1- mas isso não é mentir? 2- não é o mesmo que uma pessoa iludir-se?
Eu respondo: 1- não, é gerir a verdade! 2- Talvez, mas também a ilusão faz parte da vida, não é verdade? Todos nós vemos o que queremos ver, acreditamos naquilo que nos convém acreditar, aceitamos aquilo que nos convém, e é correcto, aceitar...os exemplos para esta tese são imensos. ..
Muitos vezes me pergunto como seria o mundo se só se dissesse a verdade, toda a verdade, e nada mais que a verdade...seria o caos, peut-être!
Agradeço aos céus pela diplomacia.....

Comentários