Ensaio: Novos Paradigmas Políticos


A política está a mudar. Esta mudança está a causar stress no velho sistema instalado mas a sua ocorrência não pode ser ignorada, por isso decidiu-se que chegara a hora de escrevinhar um ensaio que rapidamente descrevesse os novos paradigmas políticos que já estão a dar forma ao Futuro da Política: o Movimento da Neo-Direita, a Acusação e Encarceramento de Líderes Corruptos e como a Media está lentamente a tornar-se Irrelevante.

Paradigma A: O Nascimento da Neo-Direita

Esqueçam os Neo-Conservadores, a Direita-Alt, os Conservadores, os de Direita e os da Extrema-Direita porque:

  • O Movimento Neo-Con não está bem definido e parece uma salada ideológica
  • A Direita-Alt até agora parece um movimento histérico e reaccionário que serve de homólogo à Esquerda histérica e reaccionária
  • Os Conservadores são mais como os Socialistas Caviar
  • A Direita agora apelida-se de Centro-Direita (que é o mesmo que Humpty-Dumpty Político com demasiado medo de fazer o que está certo sob pena de aborrecer os outros miúdos no Parlamento)
  • A Extrema-Direita é tão burra, tão insidiosa, quanto a Extrema-Esquerda.

Nenhum destes movimentos políticos estão suficientemente actualizados para acompanhar as exigências modernas do Povo, dos Eleitores Silenciosos, daqueles que estão fartos do velho jogo:

  • Promessas políticas feitas durante a campanha que depois são esquecidas quando no Poder
  • Políticos corruptos que deixam o poleiro para serem recompensados com postos de poder nos Orgãos Internacionais
  • Negligência Grosseira e Abuso de Poder perpetrados em absoluta impunidade
  • Politicamente Correcto que vela a Censura
  • Políticas Externas que colocam os Interesses do Povo em segundo plano
  • Interesses de uma Minoria sobrepõem-se aos Interesses da Maioria.

O Movimento da Neo-Direita é interessante devido às seguintes características:

  • A emergência de uma nova classe de líderes, que não são políticos professionais – logo, não têm um historial de corrupção
  • São adversos ao Politicamente Correcto
  • São honestos no discurso e nas acções
  • Sentem um profundo amor pelo seu País e pelos seus Co-Cidadãos
  • Ouvem o Povo e compreendem as suas necessidades
  • O seu País vem em primeiro lugar.

Porque estes novos políticos são directos, honestos, e realmente se importam com a Lei e a Ordem, os seus adversários revelam a sua impotência intelectual e obsoletismo ao chamar-lhes toda a sorte de nomes (malucos, racistas, homofóbicos, Nazis, misóginos, fascistas; um perigo para a liberdade, para a paz mundial, para a democracia etc) e ao encenarem manifestações pacíficas que acabam em violência.

Paradigma B: Acusação e Encarceramento de Líderes Corruptos

Se um Presidente ou um Primeiro Ministro empurrar um país inteiro para o abismo económico, afectando negativamente as vidas das pessoas que devem servir, então esses indivíduos deverão ser acusados de Negligência Grosseira. Se aparecerem provas de que esses políticos beneficiaram da sua posição para se enriquecerem, ou aos seus amigos de forma ilícita, então deverão ser acusados de Corrupção Activa e Abuso de Poder. Mais tarde deverão cumprir pena na cadeia pelo(s) seu(s) crime(s).

É inaceitável ver líderes políticos falharem para com o seu povo em total impunidade e, ainda por cima, serem recompensados com Cargos de Topo em Orgãos Internacionais. Por exemplo:

  • António Guterres foi Primeiro Ministro de Portugal (1º Mandato de 1995-1999 e o 2º Mandato de 1999-2002): ele estragou a vida do país e do Povo. Quando saiu, antes do fim do segundo mandato, ficou-se a saber que o seu governo havia deixado os cofres do Estado praticamente vazios. Ao invés de ser castigado pelas suas políticas falhadas, foi recompensado com um cargo na ONU (Alto Comissário para os Refugiados) e mais tarde foi escolhido como Sec-Ger da ONU.
  • Jorge Sampaio foi o 18º Presidente de Portugal (de 1996 a 2006): ele dissolveu um governo com maioria absoluta para abrir caminho para José Sócrates (o ex-PM que foi preso e indiciado por corrupção, evasão fiscal, abuso de poder, entre outras acusações; que também saltou do barco antes do segundo mandato acabar porque o Estado não tinha um tostão para pagar salários, pensões e subsídios). O Sr Sampaio causou este problema a Portugal e no entanto foi recompensado com cargos na ONU (primeiro, como enviado especial para o Plano Global para Parar a Tuberculose e, depois, como Alto Representante para a Aliança das Civilizações).

É absolutamente inaceitável e vergonhoso negligenciar a vida de milhões de cidadãos e depois ser recompensado por isso, ao invés de ser punido. Quem está por detrás destas recompensas e porquê?

Paradigma C: A Lenta Irrelevância da Media

Jair Bolsonaro introduziu um novo paradigma: raramente deu entrevistas a canais de notícias e fez campanha através das Redes Sociais. Ele também abordou o público em directo a partir da sua Página do Facebook para explicar o seu programa político, a sua posição política e basicamente esclarecer o público no que toca a algumas das suas declarações mais controversas.

A Media está a tornar-se lentamente irrelevante no que toca à política – e isto é algo maravilhoso para a Democracia Directa.

Tradicionalmente, os esclarecimentos eram feito através das televisões e rádios, mas isso era quando as pessoas ainda confiavam nas empresas de notícias – antes de se terem transformado em canais de pasquim, máquinas de lavagem cerebral e estações de propaganda socialista. Hoje em dia, as pessoas têm uma alternativa: podem aceder às redes sociais (blogues, Facebook, Twitter, Google+, Whatsapp, Snapchat e outras) para mais informação, mais detalhes, para videos e relatórios não editados – às vezes até para desinformação, mas verdade seja dita que até a Media Tradicional também chegou ao cúmulo de fazer campanhas de desinformação.

Ainda há pouco tempo, os políticos viam as suas palavras a serem distorcidas em entrevistas editadas na TV; mas agora, podem deslocar-se com a sua equipa que também filmam a mesma entrevista e colocam-na online nas suas respectivas páginas de Redes Sociais – o que é imperativo para o contexto e para esclarecer a devida posição política.

Conselho: ou a media tradicional regressa ao básico, ou irá sofrer um lento e doloroso declínio em direcção à morte. Não é difícil arranjar jornalistas, cansados de sofrerem bullying das grandes empresas de media, que ainda querem fazer jornalismo à moda antiga – não lavagem cerebral.

(Imagem: Pomba[Ed] - Google Imagens)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2018 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários

  1. Olhe Max, que venha essa nova classe de políticos para portugal então, que os que a gente cá tem...coitadinhos, Deus me perdoe!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos