Feliz Hanukkah e Feliz Natal!!

Channukah 2010 (emprestada por um familiar)

Às comunidades Judaicas, do mundo inteiro: Chanukkah Sameach (Feliz Hanukkah)!!

Hoje à noite, começa o dia 25 de Kislev (segundo o calendário Judaico) e, logo, dá-se início ao Festival da Luzes. O Shehecheyanu será entoado, a primeira vela será acendida ao som da recitação da benção.
O Hanukkah não só celebra a re-dedicação do Segundo Templo, em Jerusalém, após ter sido profanado pelas forças de Antíoco IV (que profanaram quase todo o óleo de ritual do templo), mas também celebra o milagre do óleo.

O Milagre do Hanukkah
De todo o óleo profanado, sobrou uma só garrafa selada contendo óleo suficiente para manter o menorah aceso por um dia (já que a Luz tem sempre de alumiar o Templo [Ner Tamid], como símbolo da Presença Eterna de Deus). Contudo, Elohim fez com que o óleo alumiasse o Templo durante 8 dias (o tempo necessário para preparar novo óleo).

Do dia 25 de Kislev até ao dia 2 de Tevet (a duração desta festividade) é pertinente agradecer a Hashem por todos os milagres que Ele faz perante o Povo Judaico (e Ele faz imensos - a própria existência e sucesso do Estado de Israel, por exemplo, é disso testamento).

Durante esta semana festiva, o povo Judaico prepara fritos como Sufganiyot e Latkes. Um membro da minha família, que é Judaico-Português, prepara também Cacos, Rabanadas e Sonhos Kosher.

Saboreando sufganiyot, repito: Feliz Hanukkah a todos!



Árvore de Natal (tirada daqui)
Feliz Natal!

Neste próximo fim-de-semana, no dia 25 de Dezembro, as comunidades Cristãs celebram o nascimento de Jesus Cristo (o Judeu mais amado e admirado do mundo).
É uma época de Amor e Paz (na terra e entre os homens de boa vontade) celebrado com imensa luz e imensas de velas, também.

O Milagre do Natal
Era uma vez uma virgem que concebeu imaculadamente e assim nasceu o Messias Cristão. Ele trouxe a Luz a um mundo bárbaro e a sua Sabedoria cambiou a mentalidade e comportamento dos Homens.
Gostaria que os Cristão se concentrassem mais no significado espiritual deste feriado, mas eu sei que é extremamente difícil para a maioria renunciar à pressão do consumismo.

Em Portugal, os cidadãos Cristãos (ou como muitos se apelidam: cristãos culturais) comem várias delícias durante o Natal: ver aqui. Não posso evitar de fazer a correlação entre as refeições festivas natalícias e a delícias fritas do Hanukkah porque os Portugueses comem imensos fritos nesta altura do ano - o que não é de surpreender, já que 70% dos Portugueses tem sangue Judaico a ferver nas veias.

Provando uma filhós, repito: Feliz Natal a ti para si e a si!

Comentários

  1. Feliz Natal para você Max! E que 2012 seja um ano de muita luz e não fins, mas renascimentos!

    ResponderEliminar
  2. Olá Zahta :D!

    Não festejo Natal, mas obrigada por partilhares os teus desejos festivos connosco :D.

    Ah sim, que 2012 seja um ano de muita Luz e renascimentos (adorei esta parte)!

    Um grande abraço festivo

    ResponderEliminar
  3. Olá Anónimo :D!

    Obrigada e Festas Felizes :D!

    ResponderEliminar
  4. Max, boas comemorações!!
    Feliz Hanukkah!!
    Paz, alegria e boa-ventura!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
  5. Olá Luma :D!

    Muito obrigada, querida!!

    Festas Felizes para ti também :D!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos