ISIS, Turquia e Rússia na Síria: O Fim dos Tempos?


Hoje comentaremos 3 cabeçalhos publicados na semana passada:
1- The ISIS bombs hidden inside dolls and toys to kill children: Iraqi military reveal IEDs placed in toys by Islamists (Daily Mail)
2- Turkey has been buying ISIS oil (Defence Blog)
3- Russian airplane downed in Syria (BBC)
O 1º cabeçalho levou-nos a relacionar o método agora empregado pelo ISIS com aquele dos Fedayeen. O segundo revela como a Turquia financia o ISIS para depôr Bashar al-Assad. E o terceiro poderá estar ligado ao segundo.

Bombas do ISIS ao estilo Fedayeen
O método de armadilhar bonecos não é novo. Os Fedayeen palestinianos foram provavelmente os primeiros a usá-lo contra crianças israelitas (ao deixá-los em parques e paragens de autocarros na esperança de as atrair e rebentar com elas); e agora ouvimos dizer que o ISIS está a usar exactamente o mesmo método, no Iraque, para matar crianças.

O que é interessante acerca da utilização do mesmo método é que, mais uma vez, se estabelece o elo entre o ISIS e grupos palestinianos. Fontes informaram-nos que a OLP poderá estar a partilhar algumas das suas redes de agentes com o ISIS – sendo provável que a organização palestiniana tenha estado envolvida nos recentes ataques em Paris (onde alguns dos métodos e materiais usados na confecção das bombas, apontam para técnicas previamente usadas pela OLP e pelo Hamas).

O ocidente deveria seguir o rasto palestiniano, já que as suas missões diplomáticas poderão estar a servir de rede de apoio à Jihad Global – recordemo-nos do incidente de 2014, na República Checa, onde um cache de 12 armas foi encontrado na embaixada palestiniana; quem seriam os futuros recipientes dessas armas? A explicação atrapalhada da OLP faz soar ainda mais os alarmes.

Também deveremos ter cuidado com estes elos porque os palestinianos têm vindo a treinar e a usar crianças para levar a cabo ataques terroristas em Israel (claramente um terreno de teste para tácticas terroristas contra o ocidente; uma vez que todo o ataque terrorista perpetrado no ocidente foi precedido por uma intensificação nos ataques terroristas em Israel) e se o ISIS está a seguir os seus métodos (e a receber treino da sua rede [que poderá incluir contactos antigos na ETA e no IRA]), dever-nos-íamos preparar para um cenário no qual ataques terroristas, nos países ocidentais, poderão vir a ser perpetrados por crianças.

Turquia e o petróleo do ISIS
A Turquia tem estado a comprar petróleo ao Daesh. Isto também não é nada de novo; contudo, este pedaço de informação circulou na net um dia antes da Turquia deitar abaixo um avião militar russo. Terão os russos tirado fotos dos camiões de combustível turcos a saírem de áreas controladas pelo ISIS e enviado as mesmas para vários sites da especialidade?
A Turquia quer o Bashar al-Assad fora do seu lugar, e para esse efeito tem estado a apoiar o ISIS de forma encoberta (comprar petróleo de uma organização terrorista é outra forma de os financiar). Recep Erdogan espalhou o rumor de que a Rússia iria remover o apoio a al-Assad para pressionar o Presidente Putin, e como isso não funcionou, a Turquia decidiu minar os esforços russos na Síria através de todo e qualquer meio – se as sanções impostas à Turquia não funcionarem, como irá o Vladimir Putin responder? Qualquer resposta terá de ter em conta que o antigo império Otomano é um membro da NATO.

Crise entre a Rússia e Turquia
Pela segunda vez, os militares turcos deitaram abaixo um jacto russo. Embora os dois países tenham afirmado não ter a mínima intenção de intensificar as tensões (em termos militares), a Rússia já começou a travar uma guerra diplomática (i.e. sanções) e de relações públicas ao relembrar o mundo que o Presidente Erdogan é um islamista que apoia o ISIS (uma organização de terror Islamista) – esta reacção é muito interessante porque sabendo a importância que os Islamistas dão ao Retorno do Mahdi e o papel importante que a Síria desempenha no Fim dos Tempos, qualquer analista deverá fazer perguntas extremamente difíceis, tais como:
  • Irá a Turquia eventualmente provocar a Rússia a ponto de provocar uma intensificação para que a NATO entre na guerra da Síria? 
  • Estará a Turquia, juntamente com outros actores Islâmicos (e.g. Irão), a tentar apressar a vinda do Mahdi ao promover a terceira guerra mundial em Damasco?
  • Será a Turquia uma peça vital na guerra de God e Magog?
  • Será do interesse da América apressar aquilo a que se chama o Armagedão (dado a sua aparente e incaracterística fraqueza no que toca ao ISIS) , e porquê?

(Imagem: End of Days - Ivan Andreevich)

Comentários