Onda de Descarrilamentos Ferroviários: Erro, Sabotagem, Vandalismo ou Terrorismo?

Ao Pé dos Carris - Gyula Derkovits
Max está de volta...
Durante a minha pausa estival aconteceram muitas coisas à volta do mundo; mas a mais interessante de todas foi a reincidência de carácter sexual de Anthony Weiner (um político Americano que voltou a comportar-se mal). Mas, não vou falar disso porque há assuntos mais prementes a abordar.

No mês passado, testemunhámos quatro descarrilamentos ferroviários, em quatro países diferentes. Pode não significar grande coisa; afinal, comboios descarrilam e chocam a toda a hora, à volta do globo; contudo, os intervalos deste incidentes podem dar pistas de que talvez estes não tenham sido, afinal, uma coincidência:

  • 9 de Julho - Lac-Megantic, Quebec (Canadá). Um comboio com 72 tanques de crude, descarrilou e explodiu; arrasando uma boa parte da vila. Primeiro, o maquinista foi responsabilizado mas depois a polícia encontrou provas de acto criminoso
  • 12 de Julho - Bretigny-sur-Orge, sul de Paris (França). Um comboio de intercidades descarrilou e embateu contra uma plataforma da estação de comboios. Primeiro, o maquinista foi responsabilizado mas depois as autoridades concluiram que a causa do incidente foi a separação das barras de metal que ligam os dois carris, e deram início a uma investigação para apurar como é que aquilo pode ter acontecido (i.e. suspeitam que tenha sido um acto criminoso). 
  • 25 de Julho - Santiago de Compostela, Galicia (Espanha). Um comboio descarrilou e chocou contra uma parede, na véspera da festa de São Tiago. O maquinista está a ser responsabilizado. Apesar de testemunhas afirmarem terem ouvido uma explosão antes do descarrilamento e embate - tendo, inclusivé, uma delas dito que "ouvira uma explosão antes de ver o comboio descarrilar"; os espanhóis parecem ter descartado esses testemunhos por alguma razão ainda por revelar...
  • 29 de Julho - Granges-Prés-Marnand (Suíça). Dois comboios colidiram. Um dos maquinistas foi encontrado morto. A polícia está a investigar o que possa ter provocado a colisão naquele que é considerado um dos mais seguros caminhos de ferro na Europa (apesar de, até ao dia em que este artigo foi concluído, a causa provável apresentada fora "erro do condutor").
O segundo incidente ocorreu três dias antes do primeiro; o quarto ocorreu quatro dias após o terceiro. Os dois últimos incidentes ocorreram treze dias depois dos dois primeiros. É essencial concatenar estes eventos com outros principais eventos e ameaças. Não há coincidências.
Os investigadores europeus pareciam, a priori, estar a tratar estes incidentes trágicos como infortúnios, sem qualquer relação entre si, causados por erro humano; mas agora os franceses temem que o seu descarrilamento trágico tenha sido causado por sabotagem, vandalismo...
"Crê-se que três dos quatro parafusos de aperto que fixam a placa de aço que saltou para fora do lugar, causando o descarrilamento do expresso Paris-Limoges, se tenham partido ou soltado - algo que é quase impossível"..."Na memória dos ferroviários, os parafusos de aperto jamais se soltaram sozinhos,"..."Não se pode excluir um acto deliberado de sabotagem."..."Peritos de caminhos-de-ferrro dizem ser concebível que um parafuso de aperto, numa tala de junção, se parta ou se solte; mas é quase impossível que três (de quatro parafusos) se espatifem ao mesmo tempo." (The Independent; tradução: Max Coutinho)

Teoria da Conspiração
A polícia, investigando os quatro incidentes, encontra provas de crime (podem até encontrar provas forenses que indiquem o culpado[s]). São, então, abordados por agentes dos serviços de segurança nacional que os aconselham a não disponibilizar informação à/ao media/público, sob pena do(s) "criminoso(s)" escapar(em); representantes políticos também abordam as autoridades para lhes pedir que evitem o emprego de palavras como "terrorismo" sob pena de certas camadas da população causarem um derramamento de sangue e uma enorme crise política junto de parceiros diplomáticos - a omissão de factos é, assim, a melhor política afim de se manter a ordem.

Então, do que é que se trata isto exactamente: de erro humano, sabotagem, vandalismo ou terrorismo? Digam-me vocês...

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Paulo :D!

      É...

      Obrigada pelo seu comentário :D.

      Um grande abraço

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  2. Respostas
    1. Oi Cidão :D!

      Como chegaste a essa conclusão?

      Obrigada pelo teu comentário :D.

      Um abraço

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  3. Denoto um padrão por isso digo que se trata ou de sabotagem ou de terrorismo (dependendo da existência de reinvindicação?). Só tenho pena do Garzón, lá de espanha, a apanhar com toda a culpa quando a caixa negra levanta muitas questões, mas também se calhar é por isso que ainda não foi formalmente acusado?

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    Respostas
    1. Olá Carla :D!

      Tendo em conta que a nova moda é não reinvindicar...não sei, não.
      É verdade: coitado do homem. Mas como disse, e bem, por alguma razão válida é que ainda não o acusaram formalmente...

      Carla, muito obrigada pelo seu comentário :D.

      Um abraço

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