O Tamisa e a Cidade de Londres vistos da Richmond House de Canaletto |
Blogas? Então talvez tenhas uma nova profissão: Diplomata Cultural.
Milton C. Cummings definiu a Diplomacia Cultural como sendo "A troca de ideias, informação, valores, sistemas, tradições, crenças e outros aspectos culturais, com a intenção de fomentar o entendimento mútuo".
Até agora, somente os viajantes, professores e artistas é que são considerados diplomatas culturais ou embaixadores informais; contudo, se pensarmos na definição de Milton Cummings então os bloguistas devem ser incluídos no conceito.
Blogar constitui uma troca de pensamentos, de informação, valores, cultura, história, tradições, crenças, emoções e muito mais coisas que unem pessoas, de todos os cantos do mundo.
Através da blogagem compreendemos que, independentemente de onde estejam, as pessoas são simplesmente pessoas que querem, e precisam, exactamente das mesmas coisas que nós: amor, liberdade, trabalho, cuidados de saúde, respeito, dignidade, auto-determinação, paz, felicidade e um futuro.
O objectivo da Diplomacia Cultural é gerar benefícios a longo prazo (ex: promover interesses nacionais, construir relacionamentos e aumentar o entendimento socio-cultural) e os blogues podem muito bem ser capazes de fazê-lo.
Será que os governos deveriam começar a usar bloguistas como diplomatas/embaixadores informais? Se já não o fazem, deveriam fazê-lo porque os blogues são um meio extremamente eficaz para promover o entendimento mútuo.
Os partidos políticos, as instituições religiosas, a media e outros grupos tendem a moldar a opinião da sociedade. Para serem bem sucedidos, devem limitar os horizontes das pessoas e, logo, a quantidade (e qualidade) da informação recebida. Contudo, a Blogosfera expande o nossos horizontes: ela oferece outras perspectivas da vida, das pessoas e do mundo. Também complementa a nossa experiência pessoal e de viagens. Também transmite um sentido de humanidade, generosidade e solidariedade. E, finalmente, a blogosfera constrói relacionamentos que se podem revelar vitais para toda a sorte de interesses nacionais (e.g. a promoção do turismo, trocas comerciais e investimento estrangeiro). E esta é a beleza do potencial da blogosfera.
Diz-se que o Santo Padroeiro da Diplomacia é o Arcanjo Gabriel. Já que ele é o correio da palavra de Deus, um comunicador nato e um emissário, eu diria que ele também é o Santo Padroeiro dos Bloguistas, quando estes funcionam como embaixadores.
Por isso, se promoves a história, a gastronomia, a arte, a filosofia e religião do teu país; se promoves a política, as relações humanas & internacionais do mesmo contribuindo, assim, para uma existência pacífica através do entendimento...És um mero bloguista ou um Embaixador Cultural?
Max! Max! Esse seu poste é o Máx-imo! E um embaixador cultural livre de prerrogativas políticas, o que o torna ainda mais genuíno em suas reflexões e observações, ainda que ufanista, bairrista ou outro "ista".
ResponderEliminarUm blogueiro desvinculado de vínculos empregatícios oficiais, é um cronista independente, a meu ver.
Bacana seu poste!
Um beijo!
Oi CB :D!
ResponderEliminarObrigada; fico feliz por teres gostado *vénia*.
Não tenho a certeza de que haja alguém livre de prerrogativas políticas, mas percebo bem o que nos transmites :).
lol ahhh, somente se os jornalistas e cronistas concordassem contigo...já que consideram os bloguistas como um insulto à sua classe.
CB, muito obrigada pelo teu comentário fabuloso e generosidade :D.
Beijos, querida!
Lindo o teu post e se todos jornalistas ou cronistas escrevessem com a alegria que nós blogueiros escrevemos, ficaria tudo melhor,acho!
ResponderEliminarE respondendo: BIXO, aqui chamamos aqueles que após prestarem exame vestibular , entram na universidade.
Mas sabes, meus netos ainda não estão nessa fase. Apenas me INSPIREI, pensando em quando essa hora chegar,srrs beijos,chica
Olá Chica :D!
ResponderEliminar"Lindo o teu post e se todos jornalistas ou cronistas escrevessem com a alegria que nós blogueiros escrevemos, ficaria tudo melhor,acho!"
Obrigada. lol isso é verdade!
"E respondendo: BIXO, aqui chamamos aqueles que após prestarem exame vestibular , entram na universidade."
Aaah, ok. Obrigada pela explicação, querida! :)
"Mas sabes, meus netos ainda não estão nessa fase. Apenas me INSPIREI, pensando em quando essa hora chegar"
lol certo! A carta estava tão bem elaborada que pensei que já lá estivesses...mas de qualquer maneira, desejo um futuro brilhante aos teus netos :D.
Chica, muito obrigada pelo teu comentário e explicação :D.
Beijoos