Quando os Portugueses “descobriram” o Brasil, este já era habitado por 2 milhões de Índios (que estavam divididos em 3 principais grupos: Tupi-guarani, Jê e Aruaque. Os Tupis estavam subdivididos em Guaranis, Tupiniquins e Tupinambás). Por esta razão, em alguns casos, quando se usa o termo “descoberta” (ao referir-se ao Brasil, Moçambique e Angola) está a cometer-se um erro, visto que estas nações já haviam sido descobertas por outras civilizações.
22 de Abril de 1500: Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, ao qual inicialmente baptizou de “ilha de Vera Cruz”, visto que a princípio parecia tratar-se de uma ilha não muito extensa; mas após uma profunda exploração concluiu-se que Vera Cruz fazia parte de um continente e por isso os Portugueses mudaram o seu nome para “Terra da Santa Cruz” (onde hoje fica Porto Seguro, no Estado da Baía).
26 de Abril de 1500: Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa. Os Índios testemunharam o ritual religioso com curiosidade, o que levou os Portugueses a pensar que convertê-los ao Cristianismo seria uma tarefa fácil. Contudo, cedo descobriram que os indígenas não estavam minimamente interessados em se converter e, assim, tiveram de repensar a estratégia para a sua conquista espiritual.
22 de Abril de 1500: Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, ao qual inicialmente baptizou de “ilha de Vera Cruz”, visto que a princípio parecia tratar-se de uma ilha não muito extensa; mas após uma profunda exploração concluiu-se que Vera Cruz fazia parte de um continente e por isso os Portugueses mudaram o seu nome para “Terra da Santa Cruz” (onde hoje fica Porto Seguro, no Estado da Baía).
26 de Abril de 1500: Frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira missa. Os Índios testemunharam o ritual religioso com curiosidade, o que levou os Portugueses a pensar que convertê-los ao Cristianismo seria uma tarefa fácil. Contudo, cedo descobriram que os indígenas não estavam minimamente interessados em se converter e, assim, tiveram de repensar a estratégia para a sua conquista espiritual.
1532-1822: a nova colónia é povoada (a primeira vila a ser fundada foi São Vicente, em São Paulo), uma vez que havia o receio que esta “nova” terra fosse invadida por aqueles que haviam sido deixados de parte no Tratado de Tordesilhas (a Holanda, France e Inglaterra). Colonizar este país foi uma forma de proteger, não só o território mas principalmente, a exploração do Pau-Brasil (de onde deriva o actual nome desta nação). Não obstante, os Franceses e os Holandeses invadiram o Brasil. Os cidadãos da colónia eram considerados cidadãos Portugueses.
O poder económico desta colónia foi construído pelos escravos Africanos (que, juntamente com os indígenas, não tinham direito à cidadania e, viviam em senzalas sob péssimas condições). Mais tarde, durante o século XVII, descobriu-se ouro e, deste modo, o Rei de Portugal ordenou que se procedesse à sua imediata exploração (principalmente nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás).
Houve vários conflitos e revoltas coloniais (para mais detalhes, clicar Aqui).
Em 1821, Dom Pedro foi aconselhado pelo seu pai (o Rei João VI de Portugal) a declarar a independência do Brasil e, reclamar para si o trono (de forma a proteger a soberania Portuguesa no país). Em 1822, Dom Pedro declarou o Brasil como sendo uma monarquia constitucional independente e, tornou-se o Imperador Dom Pedro I do Brasil.
Língua
A lingual oficial é o Português. Muitos dizem que o Português do Brasil é doce, mais suave do que aquele falado em Portugal (devido à sua musicalidade os estrangeiros acham-na mais fácil de aprender); e a razão para isso é o facto de ter sofrido várias influências (ao longo da sua história): a influência dos indígenas (para começar), depois dos Africanos, dos Franceses, dos Holandeses, dos Espanhóis, dos Italianos e do Alemão.
Cultura
Estamos habituados a ouvir dizer que países como os EUA, a Inglaterra, França ou até a Itália, são verdadeiros potes de mistura. Contudo, o Brasil é o verdadeiro pote de mistura (desde os tempos coloniais). Os Portugueses/Brasileiros sempre favoreceram a assimilação e a tolerância para com os outros povos; e enquanto que noutras colónias Portugueas os casamentos interraciais não eram permitidos, já no Brasil eram encorajados.
A sociedade Brasileira é composta primariamente por descendentes Europeus (Portugueses, Italianos, Alemães, Espanhóis etc) mas também é constituída pelos mulatos (de ascendência Africana e Europeia) e pelos mestiços (de ascendência Índia e Europeia). Em Portugal costumamos dizer que todos os Brasileiros são achocolatados, já que pensamos que em todas as famílias Brasileiras haja pelo menos um membro negro ou indígena.
Música
Os Brasileiros usam a sua música de um modo muito poderoso para que as mensagens sócio-políticas possam alcançar todas as pessoas e, logo, o país. A música Brasileira foi basicamente formada a partir de elementos Europeus e Africanos, trazidos pelos Portugueses e escravos respectivamente. Ao que parece, o povo indígena não teve grande influência na música produzida nesta nação (com excepção a alguns gêneros foclores).
Os principais géneros musicais são: Choro, Música Popular Brasileira (ou MPB, aquilo a que chamamos de música pop), Bossa Nova, Música Nordestina; Música Gaúcha (do estado do Rio Grande do Sul); Repetismo (baladas); Frevo (de Olinda e Recife tocado no Carnaval); Forró, Sertanejo; Funk Carioca (que não tem nada a ver com a nossa noção de Funk; mas que irei apresentar aqui em breve); Rock, Metal.
Depois tempos os gêneros Afro-Brasileiros: Samba, Capoeira, Afoxé (uma espécie de música religiosa, ligada à tradição do Candomblé); e o Samba-reggae. (Para uma informação mais detalhada clicar Aqui). (Nota pessoal: o Brasil produz das melhores canções de Amor ao cimo da terra – e muitas vezes prestam homenagem a poetas Portugueses através do uso dos seus poemas nas sua melodias)
Comecemos por experienciar a Bossa Nova, na voz de João Gilberto (acompanhado de Tom Jobim, ao piano), que interpreta “Desafinado”. Apreciem!
Próximo Porto: Goa
Max,
ResponderEliminarAdorei o post!!!
O Brasil é realmente uma mistura. E certamente o Português Brasileiro é muiiiiito diferente do Português falado em Portugal! ;-)
Beijos mil
Maravilha de postagem. O Brasil é uma terra imensa, com um povo generoso e acolhedor. Tens razão quanto à miscigenação. Há notícias de genes de negros mesmo em DNA dos brancos do Rio Grande do Sul. O Brasil é a mais bela mistura humana e cultural do planeta!!!
ResponderEliminarAbraço fra/terno.
Gostei muito do post e da colocação sobre a "descoberta" do Brasil e de outros territórios. Muito bom o post!
ResponderEliminarTem uma indicação para vc em meu blog...
Beijos
Até
Oi Carla :D!
ResponderEliminarOhh, ainda bem que gostaste do post (fico honrada) :D!
LOL é verdade, a maneira de falarmos Português é diferente, mas eu (pessoalmente) não acho assim tão diferente (mas talvez seja porque tenho amigos Brasileiros, não sei)...
Obrigada pela gentileza, querida :D!
Beijos
Oi Lula :D!
ResponderEliminarObrigada; fico feliz por teres gostado!!
Concordo contigo em género, número e grau! :D
Sim, soube dessas notícias (sobre os genes de negro nos brancos do Rio Grande do Sul).
"O Brasil é a mais bela mistura humana e cultural do planeta!!!" - Amén :D!
Obrigada pela visita, meu caro :D!
Um abraço
Adorável Angel, olá!! :D
ResponderEliminarObrigada, ainda bem que gostaste!! *vénia*
Pois é, fala-se tanto em descoberta, mas na verdade isso não aconteceu, não é? Os Portuguese chegaram lá, não descobriram ;)...
Uma indicação? Obáaaa...passarei por lá, sem falta :D!
Obrigada!!
Beijos
Oi Max
ResponderEliminarFinalmente chegou a vez do Brasil!!!!
Amei o post, ficou muito bom!!!
E a música Desafinado é tudo de bom.
Em relação ao nome Brasil existem algumas curiosidades. Na Idade Média, várias ilhas imaginárias povoavam as mentes européias e uma delas era a ilha Brasil ou ilha de São Brandão também chamada de "Hy Brazil" e diz a lenda que ela era uma ilha flutuante e toda vez que os marujos se aproximavam dela ela se afastava, essa ilha teria sido descoberta e colonizada por São Brandão um monge irlandês.
o nome Brazil provém do celta "bress" que deu origem ao verbo to bless, portanto temos a terra abençoada...
Imagina a cara do Cabral avistando o Brasil e pensando será que é a ilha Hy Brazil???? LOL
Uma bela estória!!!!
Amei amiga
Beijinhos
Oi Dri :D!
ResponderEliminar"Finalmente chegou a vez do Brasil!!!!"
LOL sim, finalmente!!
"Amei o post, ficou muito bom!!! E a música Desafinado é tudo de bom."
Obrigada, fico feliz por teres gostado (afinal de contas é uma grande responsabilidade para com vocês todos) :D! Aaah, eu adoro o Desafinado, adoro...!
"Em relação ao nome Brasil existem algumas curiosidades."
Conta, conta...
"Na Idade Média, várias ilhas imaginárias povoavam as mentes européias e uma delas era a ilha Brasil ou ilha de São Brandão também chamada de "Hy Brazil" e diz a lenda que ela era uma ilha flutuante e toda vez que os marujos se aproximavam dela ela se afastava, essa ilha teria sido descoberta e colonizada por São Brandão um monge irlandês. o nome Brazil provém do celta "bress" que deu origem ao verbo to bless, portanto temos a terra abençoada...Imagina a cara do Cabral avistando o Brasil e pensando será que é a ilha Hy Brazil???? LOL Uma bela estória!!!!"
Que linda história! Nunca tinha ouvido falar nela :) (já aprendi algo novo hoje)!! Mas é verdade, vocês têm uma terra abençoada mesmo. Que energia, que calor humano, que maravilha!! :)
LOL LOL LOL vai ver foi isso mesmo que o Cabral pensou LOL...
"Amei amiga"
E eu amei o teu comentário, obrigada :D!!
Beijinhos
Que blog interessante!
ResponderEliminarVou te seguir!
Abraçãoo XD
Ja tinha ouvido e lido sobre isso...a mudança de nosso país foi longiguo..e passado por grandes porques até achegar a data de hoje..
ResponderEliminarmuito boa a abordagem e a coerencia...
obrigado pelas suas dicas sempre...
bjo
Não sabia desta preferência ao português do Brasil, por ele ser doce, suave...Max, você sabe da História do Brasil, mais que muitos brasileiros e a nossa música, precisa ressuscitar! Temos musicalidade, porém o que o 'povo' escuta não é música, é entretenimento, só! Teremos novidades em breve, algo grande que mudará esse contexto! hehehehehe a esperança é a última que morre! Depois te conto! Beijus
ResponderEliminarOi Philip :D!
ResponderEliminarObrigada, querido!
Não precisas de agradecer, as dicas vêm do coração :D!
Beijão
Olá Mateus :D!
ResponderEliminarBem-vindo ao Etnias :D!!
"Que blog interessante! Vou te seguir!"
Obrigada, fico feliz por teres gostado!
Espero que voltes mais vezes; és muito bem-vindo aqui!
Um abraço
Oi Luma :D!
ResponderEliminar"Não sabia desta preferência ao português do Brasil, por ele ser doce, suave..."
É verdade. Até o meu marido começou por aprender a falar a língua Lusa com o Português do Brasil, por ser mais fácil.
"Max, você sabe da História do Brasil, mais que muitos brasileiros e a nossa música, precisa ressuscitar!"
Ah, bondade a tua, Luma: obrigada :D! O Brasil tem uma história fascinante.
Ah, a vossa música atravessa o meu coração (como a seta do cupido) e deixa uma marca indelével no meu espírito! Precisa mesmo de ressuscitar!
"Temos musicalidade, porém o que o 'povo' escuta não é música, é entretenimento, só! Teremos novidades em breve, algo grande que mudará esse contexto! hehehehehe a esperança é a última que morre! Depois te conto! Beijus"
Tenho ouvido o que o "povo" ouve e sinceramente...não tem nada a ver (tens razão: é puro entretenimento; fast-music...ou como costumo dizer McMúsica).
Aaaah, agora deixaste-me cheia de curiosidade!!! Vou ficar à espera das novidades (e torço por isso) :D!
Beijoss