A Impaciência de Sarai...



...Teve consequências inimagináveis.

“E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de gerar, entra, pois à minha serva, por ventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai” (Genesis 16:2)

Sarai queria ter filhos, mas quando se apercebeu de que isto não estava a acontecer, ela ofereceu a sua serva (Agar) ao marido (para que este a engravidasse).
Será que este plano foi bem pensado? Terá Sarai medido bem as consequências da sua decisão?

Um Plano Mal-Pensado

As emoções de Sarai (vergonha por não gerar; medo e desespero já que a infertilidade era motivo para ser devolvida à família) nublaram a sua razão, e o seu alarme levou-a a fazer algo, a fazer qualquer coisa...e foi o que fez. Contudo, ela não permitiu que a razão lhe mostrasse que a sua solução rápida só lhe traria humilhações: primeiro, o marido foi rápido a aceitar a sua proposta (se ela tivesse sugerido moverem a tenda deles um pouco para a esquerda, daria azo a muita discussão; mas como o negócio era ter sexo com a serva, Abrão foi rápido no gatilho “Que mais há a discutir?”); segundo, logo que Agar teve Ishmael aquela começou a achar-se superior a Sarai (e isto é verdade até aos dias de hoje: as mulheres que foram mães tendem a desdenhar as que não podem ter filhos ou as que escolhem não tê-los); ela desprezava a sua dona e foi presunçosa o suficiente para pensar que era mais amada que a futura Sara.

As Consequências foram ignoradas

Deus já fizera um pacto com Abrão: Ele dar-lhe-ia a Terra (desde o rio do Egipto até ao grande rio Eufrates) e o domínio sobre todos os povos lá habitantes. Sarai certamente sabia disto (agora pode-se até dizer que a ambição a tenha levado a precipitar-se) e como sabia, por que é que ela não fez uso das suas células cinzentas e pensou “Se Deus fez esta promessa a Abrão é porque há um plano. Não devo ser impaciente.”? Por que é que ela não se deu ao trabalho de ver mais longe? A ambição cegou-a e ela falhou em pesar as consequências: 1º Deus atrasou a sua gravidez (até ela ter pelo menos 90 anos) por ter tido o descaramento de O ter “levado” a modificar o Seu Plano (o nascimento de Ishmael mudou o futuro). 2º como a Sarai é a mãe do Povo Escolhido e era teimosa, impaciente, ambiciosa e vazia de visão (para o Plano Divino) ela condenou as suas crianças eleitas à eterna teimosia, impaciência, ambição, falta de visão (do plano de Deus) e logo ao sofrimento. 3º diz-se que Ishmael (o tio de Jacob) é o pai dos Muçulmanos e olhem os problemas existentes entre eles e Israel desde que este saiu de Mitzrayim (Egipto) até aos nossos dias.

Como seriam, hoje, os cenários político e religioso se a decisão de Sarai não tivesse sido tão impensada?


Imagem: Agar e Ishmael no deserto de Karel Dujardin

Comentários

  1. Mas bah, guria.
    Quando o Senhor nos brindou com o livre arbíbrio, ficou claro que nada escapa a Seu plano.

    ResponderEliminar
  2. Oi Diler :D!

    Concordo...
    Mas será que o Livre Arbítrio conduz a uma mudança do Plano Divino?

    ResponderEliminar
  3. Max, oi, olá!! Tudo bem por aqui? Então eu penso que os argumentos são válidos, as hipóteses muito bem levantadas... Mas existe um SE: "Como seriam, hoje, os cenários político e religioso se a decisão de Sarai não tivesse sido tão impensada?", todo olhar, toda leitura sobre o passado, carrega(m) sempre as referências do presente, eu acredito que estaríamos cheios de conflitos também - afinal, essa parece ser a matéria principal do humano - claro que é uma probabilidade, não penso que teremos respostas para essa indagação. E vou além, de acordo com a Bíblia Sagrada dos católicos, não há um só acontecimento sobre a terra e fora dela, que não seja do conhecimento de Deus. Será que a impaciência de Sarai e as estratégias pensadas, não foram apenas para que se "cumprissem as profecias"?
    Lá se vem você com mais um assunto daqueles, risos..


    Um beijao de saudades!!!

    ResponderEliminar
  4. Xiiiiiii...Só Deus sabe o que seria!! Sempre provocantes reflexões!abração,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Oi CB :D!

    "Tudo bem por aqui?"

    Tudo bem, querida; obrigada.

    "Mas existe um SE: "Como seriam, hoje, os cenários político e religioso se a decisão de Sarai não tivesse sido tão impensada?", todo olhar, toda leitura sobre o passado, carrega(m) sempre as referências do presente, eu acredito que estaríamos cheios de conflitos também - afinal, essa parece ser a matéria principal do humano - claro que é uma probabilidade, não penso que teremos respostas para essa indagação."

    Bem dito...

    "E vou além, de acordo com a Bíblia Sagrada dos católicos, não há um só acontecimento sobre a terra e fora dela, que não seja do conhecimento de Deus. Será que a impaciência de Sarai e as estratégias pensadas, não foram apenas para que se "cumprissem as profecias"?"

    Pois é...mas e se tendo Deus planeado algo, os humanos (através do livre arbítrio) alterarem o curso das coisas obrigando, assim, Deus a alterar os Seus planos?

    "Lá se vem você com mais um assunto daqueles, risos.."

    LOL LOL já sabes como é...

    Querida, obrigada pelo brilhante comentário :D.

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Oi Chica :D!

    Só Deus mesmo, querida!
    Obrigada pelo comentário :D.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi Max
    Saudades...
    Vejo que está tudo diferente por aqui, está ótimo!
    Grande post esse... Te confesso que essa história de Abrão ter um filho com a serva sem nem questionar também me incomoda, mas como imaginar a situação da época? sei é que dentro do tempo histórico que temos conhecimento a vida das mulheres nunca foi as das melhores, tivemos sorte de estar aqui neste momento...
    Mas voltando a questão entre o conflito dos irmãos e seus descendentes, Deus já sabia deste desfecho e isso também fazia parte de seus planos, creio que nada acontece sem o seu consentimento, mas como compreender suas intenções estando preso a um "tempo" a visão da eternidade disso tudo deve ser outra.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Max, a impaciencia pode ter gerado, mudado o rumo da história, mas, vendo a impaciencia como UMA CARACTERISTICA ANTIGA DA MINHA PERSONALIDADE, VOU-TE SER SICNERA:

    feliz eu era quando era impaciente, nao DEIXAVA NADA QUE ME FIZESSE MAL, DURAR O TEMPO TODO, QUERIDA.


    A IMPACIENCIA, tbm, deve ter suas virtudes

    bjs e dias felzies


    http://graceolsson.com/blog/2010/05/anonymous-readers-at-flowers-from-today/

    ResponderEliminar
  9. Max, Max!! Sabe que eu sinto e sei exatamente o que me falaste sobre gostar e admirar alguém sem jamais tê-la visto? Pois é assim mesmo que sinto também em relação a ti, um sentimento que carrego desde a ancestralidade, de tempos remotos. Gosto de ti como se todos os dias nos encontrássemos para um café e para conversar sobre a vida, sobre nós, sobre a amizade, sobre tudo...
    Nao sabes o quanto fiquei feliz com essa constataçao. Olha querida tem um prêmio para ti no Canto, um selo indicando que teu blog é de ouro.

    Um beijãozão!!

    ResponderEliminar
  10. Oi Dri!!! :D

    "Saudades..."

    Eu já estava morta de saudades também. Ia dar-te mais uma semana e depois enviar-te-ia um email a perguntar por ti!

    "Vejo que está tudo diferente por aqui, está ótimo!"

    É, está tudo um pouco diferente: obrigada, ainda bem que gostas :D.

    "Grande post esse... Te confesso que essa história de Abrão ter um filho com a serva sem nem questionar também me incomoda, mas como imaginar a situação da época? sei é que dentro do tempo histórico que temos conhecimento a vida das mulheres nunca foi as das melhores, tivemos sorte de estar aqui neste momento..."

    É verdade. Eu também digo sempre que é uma benção ter nascido nesta época. No meu caso, já que acredito na reincarnação, acho que se vivi noutras épocas devo ter sido uma sufragista doida e queimada na fogueira LOL...

    "Mas voltando a questão entre o conflito dos irmãos e seus descendentes, Deus já sabia deste desfecho e isso também fazia parte de seus planos, creio que nada acontece sem o seu consentimento, mas como compreender suas intenções estando preso a um "tempo" a visão da eternidade disso tudo deve ser outra."

    Bem pensado. Já eu acho que o plano não deveria ser este, mas outro e que Sarai levou a um desvio do plano inicial...Se todo o plano Divino fosse linear, para quê o Livre Arbítrio?

    Dri, amei o teu comentário, querida: obrigada :D!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá Grace :D!

    "Max, a impaciencia pode ter gerado, mudado o rumo da história, mas, vendo a impaciencia como UMA CARACTERISTICA ANTIGA DA MINHA PERSONALIDADE, VOU-TE SER SICNERA: feliz eu era quando era impaciente, nao DEIXAVA NADA QUE ME FIZESSE MAL, DURAR O TEMPO TODO, QUERIDA."

    Obrigada por partilhares a tua experiência connosco :D.

    "A IMPACIENCIA, tbm, deve ter suas virtudes"

    LOL talvez, talvez...

    Obrigada, Grace pelo teu comentário :D.

    Beijos

    ResponderEliminar
  12. CB,

    Ó querida, um dia temos de trazer à realidade esse encontro :D.

    Obrigada pelo selo, e darei uma saltada ao teu blogue em breve :D.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Oi amiga

    "Eu já estava morta de saudades também. Ia dar-te mais uma semana e depois enviar-te-ia um email a perguntar por ti!"

    Eu também estava morta de saudades, que bom que não esqueceu de mim...
    andei sumida por pura falta de inspiração, dá para acreditar! mas agora vou ver se pego o ritmo de novo...mas mesmo assim seus e-mail são bem-vindos :)

    "...acho que se vivi noutras épocas devo ter sido uma sufragista doida e queimada na fogueira LOL..."

    LOL, LOL, essa é a Max que conheço!
    queimada na fogueira! LOL
    e eu no mínimo daria um jeito de não me casar, já pensou! aqueles casamentos arranjados horrorosos!
    isso no caso de ter nascido numa família de boas condições financeiras...caso contrário não quero nem pensar!

    beijos querida Max

    ResponderEliminar
  14. Dri,

    "Eu também estava morta de saudades, que bom que não esqueceu de mim...
    andei sumida por pura falta de inspiração, dá para acreditar! mas agora vou ver se pego o ritmo de novo...mas mesmo assim seus e-mail são bem-vindos :)"

    É impossivel esquecer-te :). Ah, a falta de inspiração ataca-nos quando menos esperamos...Óptimo, então já sabes: se desapareceres de novo andarei atrás de ti lol.

    "LOL, LOL, essa é a Max que conheço! queimada na fogueira! LOL e eu no mínimo daria um jeito de não me casar, já pensou! aqueles casamentos arranjados horrorosos!
    isso no caso de ter nascido numa família de boas condições financeiras...caso contrário não quero nem pensar!"

    LOL. Casamento arranjado? Deus me livre!!! A não ser que fosse um casamento arranjado e manipulado por mim mesma LOL...aí o caso mudaria de figura. Mas tremo só de pensar naquelas pobres raparigas que, até hoje, se vêm nas malhas dos casamentos arranjados (e muitas vezes com homens mais velhos e sebosos).

    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos