O Debate Sobre o Controle do Uso de Armas Está Corrompido


Há vários tipos de armas e todas elas matam de uma maneira ou de outra; contudo, o que é mais perigoso: a arma ou a pessoa que faz uso dela? Toda a gente fala de armas, especialmente quando enfiam o seu nariz nos assuntos americanos, só que na maior parte das vezes não só falham em inserir a questão no contexto apropriado como também comparam o incomparável – talvez seja essa a praga do Globalismo (que ignora as diferenças para dar a impressão de que tudo é igual par tout e, por isso, sujeito às mesmas soluções).

Tipo de Armas

Armas de Fogo e Explosivos

Estas são armas letais que podem ser utilizadas tanto em CCD (combate de curta distância) como em distâncias mais alargadas. Podem ser usadas legalmente na Guerra mas também ilegalmente em cenários urbanos como um conflito entre gangues, suicídios, assaltos e ataques terroristas.

Dependendo do país, e da sua legislação, as armas poderão ser facilmente compradas por qualquer adulto – em alguns países elas poderão ser adquiridas em qualquer loja, e noutros poderão ser compradas de forma ilegal no mercado negro.


A informação que se deixa de fora é que a maioria destas mortes são suicídios, não homicídios - 61 por cento da contagem diária de mortes é atribuído a suicídio com uma arma. (Fonte, em Inglês)


Os explosivos também poderão ser comprados ou feitos em casa (para isso basta que se recordem das aulas de química ou assistam a videos online). O que é triste é que fazer explosivos é fácil e barato – é desconcertante pensar na facilidade com que se pode tirar uma vida com produtos que geralmente temos em casa.

Lâminas e Facas

Estas armas letais encontram-se na nossa cozinha e elas poderão ser usadas no Combate MaM (mão-a-mão) ou CCD. Lâminas e facas poderão ser usadas legalmente em Guerra (de guerrilha e urbana, por exemplo) mas também ilegalmente em cenários urbanos como em guerras de Gangues de Rua, suicídios, ataques terroristas (intifada de faca), assassinatos em série, homicídios, violação e outros cenários criminosos.

Vários tipos de lâminas são considerados ilegais para comprar ou importar em muitos países (ver Legislação de Facas, em Inglês), mas eles negligenciam sempre as facas de cozinha, o que é compreensível, ainda que sejam tão letais como qualquer outra lâmina. É legal ter um Conjunto de Facas de Chef (sendo os japoneses o mais famosos) mas é necessário haver um motivo legal para o possuir (ou seja, ser Chef). Não obstante, se um humano estiver decidido a matar só tem de pegar numa faca comum e cometer o seu crime.

Técnicas de Defesa/Ofensiva Corporal

Mãos humanas, braços, pernas e pés também são armas. Elas podem ser usadas tanto em cenários de defesa como de ataque mas até quando nos defendemos poderemos tirar uma vida.

Palavras

As palavras são a arma mais poderosa de todas. Nunca uma outra arma suscitou tanto o nível de retaliação que as palavras provocam. Qualquer pai digno desse nome ensinará aos seus filhos que antes de recorrer à violência física (que deverá só ser usada em caso de auto-defesa) deverão sempre usar primeiro as palavras.

O verbo pode criar e destruir, pode deitar governos abaixo, pode começar e acabar com guerras, pode levar uma pessoa a apaixonar-se, pode matar, pode arruinar a reputação de uma pessoa, pode expôr segredos, manipular a opinião pública e processos democráticos, pode criar revoluções...o verbo oferece possibilidades infinitas.

Censura e Propaganda

A censura é uma arma poderosa usada para silenciar adversários, para criar ilusões, para perverter processos democráticos, para restringir a liberdade de pensamento; ainda que também tenha o poder para dar à luz à criatividade.

A propaganda está intimamente relacionada com a censura porque corta os bocados indesejáveis (geralmente a Verdade) para os substituir por falácias e mentiras com o propósito de perverter os factos e manipular a opinião pública para atingir um objectivo específico. Também é usado para entreter a população em geral enquanto ou os preparativos são feitos para cometer um acto criminoso, amoral, imoral e antiético ou então enquanto o crime imoral já está a ser perpetrado (os governos e organizações internacionais são muito bons nisto).

Violência Doméstica e Sexual

Punhos são outra arma empregada por gays que ainda não sairam do armário (mas que casam com mulheres para esconderem a sua verdadeira orientação sexual), por homens que odeiam mulheres e por gente reles (no caso de violência doméstica entre casais homossexuais ou quando mulheres cometem actos de violência doméstica contra os seus cônjuges). Pés e mãos também são uma arma empregada pela mesma categoria de criaturas.

Um pénis, uma vagina, uma boca, ou mesmo objectos que simulem estes orgãos, poderão também ser uma arma quando se fala de violação (i.e. quando tanto homens como mulheres usam este acto violento, vil e nojento contra mulheres, homens e crianças para subjugarem indivíduos, aldeias e países). Esta forma de violência é a mais nojenta de todas – é preferível dar um tiro na cabeça de uma pessoa do que violá-la porque esta última é mais que tortura já que transforma a pessoa num Zombie (está viva, respira mas está morta por dentro).

As Pessoas são o Verdadeiro Perigo

Quando os humanos começam debates contra o uso de armas focam-se sempre em armas de fogo, o que perverte o debate à partida porque jamais abordam as verdadeiras causas do emprego da arma. Para além do mais, as pessoas evitam sempre afirmar o óbvio: os Seres Humanos são o problema, não exactamente as armas. 

Cresci numa casa cheia de armas: facas, arma de pressão de ar, armas de caça, (em África) uma Colt .38, frigideiras, vasos de vidro, vasos, cadeiras, canetas, lâminas, chizatos, berbequins, chaves-de-fendas, estiletos, atacadores, cintos, chaves, pedras semi-preciosas de 2kg e outros objectos interessantes. Mas alguma vez eu ou o meu irmão pegámos neles para atacar ou matar alguém? Não. E a maioria das pessoas faz o mesmo; logo, ter armas per se não faz com um indivíduo se transforme num ser violento que ataca ou mata outros.

E depois há sempre a questão da Tomada de Decisão. As pessoas decidem matar, atacar; mas a razão pela qual tomam essa decisão permanece um mistério em muitos dos casos, e somente Psicólogos (e Psico-analistas) poderão tentar responder a essas questões e ajudar a sociedade a prevenir homicídios – ainda que se suspeite que não seja uma questão assim tão simples visto haver outros factores que vão além da razão provocando tais comportamentos. Não obstante, a tese é sólida: as pessoas são o problema, não as armas per se.

Conclusão

O debate acerca da Segunda Emenda da Constituição Americana está corrompido porque o argumento usado para exigir o Controle de Armas é frívolo. Um Europeu jamais deveria interpretar os eventos Americanos sob uma lente europeia porque os dois meios ambientes são incomparáveis – é como comparar batatas com tomates.

Dizer que a sociedade A é mais violenta que a sociedade B porque A usa armas de fogo e B usa armas brancas (ainda que B esteja a matar mais pessoas que A, senão mais) é não só insidioso e hipócrita como também é mais uma forma de perverter o debate para servir interesses especiais.

Colocar toda a culpa nas armas ao invés de colocar as culpas naqueles que fazem uso delas para fins ilegais é preguiçoso e medíocre – o mesmo se aplica ao debate acerca da Raça (que somente imputa responsabilidades a uma das partes envolvidas).

Última pergunta: porque vemos milhares de pessoas a marcharem a favor de leis para controlar o uso de armas mas não as vemos a marcharem por leis mais severas contra Pedófilos, Violadores e Abusadores Domésticos?

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence). © 2009-2018 Autor/a(es/as) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS]

Comentários