Détente Sexual: Está Sofisticada a Arma Mais Antiga do Mundo


Détente Sexual, ou Favo de Mel, é uma táctica antiga que envolve algumas técnicas ou para recrutar, atrair ou retirar informação de um alvo. Diz-se que os homens são mais susceptíveis de serem atacados mas, a verdade é que, as mulheres também podem ser alvo destas armadilhas. Por isso, quais as técnicas mais modernas e será que só são aplicáveis a agentes dos serviços secretos?

Técnicas de Détente Sexual/Favo de Mel

Flirt nas Redes Sociais

Esta é uma técnica muito comum hoje em dia. As pessoas começam em plataformas tais como o Facebook, Twitter ou o Google+ onde “conhecem” outras e começam a flirtar com elas. Começa tudo muito inocentemente em público até ao dia em que se passa para “locais” mais privados (i.e. Messenger, DM ou o Hangouts) a partir dos quais partem para a próxima técnica.

Sexting nas Redes Sociais

Sexting (SMS de teor sexual – *Aviso* crianças decentes não devem experimentar isto em casa) é feito em plataformas de chat onde adultos trocam mensagens sexuais com um determinado propósito – para os levar a enviar fotografias e a dizer coisas comprometedoras que serão usadas para fazer chantagem; para os levar a fazerem coisas em troca do thrill; para fazer com que eles entreguem informação após um “final feliz”. Ex: um membro da Força Aérea indiana foi sexualmente embuscado por 'uma agente' de nacionalidade paquistanesa, via Facebook, que o levou a enviar fotos da sua base militar.

Sexo pelo Telefone

Em muitos casos, sexo pelo telefone segue o sexting (embora não necessariamente). O Sexo pelo telefone é uma técnica que poderá ser usado pelos analistas para identificarem inflexões de voz que ajudarão a indicar quando um alvo está a mentir ou não. Se gravado, a voz poderá ser copiada e utilizada para fins nefastos. Ex: chantagear agentes para traírem a sua pátria sob pena das gravações serem expostas em público.

Flirtar cara-a-cara

Imaginemos que o alvo e o Favo de Mel se encontram num bar. Eles flirtam, as mãos viajam pelos seus corpos, e de repente o Favo de Mel põe as mãos no seu cartão de acesso, na sua pen USB, nos seus cartões de crédito; nas chaves de casa (que poderão rapidamente ser copiadas). O Favo pode também plantar provas no seu alvo. Num cenário diferente, o flirt também pode ser empregado para atrair o alvo a um determinado lugar onde ele/ela conhecerá pessoas que o(a) quererão recrutar, neutralizar ou raptar.

Encontros face-a-face poderão acabar em encontros sexuais que serão filmados para fins de chantagem. A maior parte das vezes, os agentes (e outros) preferem ceder ao invés de reportar a ameaça aos seus superiores. Flirt e Sexo são armas utilizadas em espionagem desde que a colecta de informação nasceu.

Os Operativos Não Deveriam Ser Criaturas de Hábitos

Mas de uma forma geral são. Que se saiba, Kim Jong-Nam não era exactamente um operativo e, no entanto, porque toda a gente sabe o quanto ele gostava de mulheres, foi fácil para os seus adversários planearem a sua morte: dois Favos de Mel do género feminino foram utilizados para aplicar VX na cara dele – o que resultado foi obviamente a sua morte.

Este conselho é dirigido não só a agentes de informação e militares, como também a homens de negócios proeminentes, Techies, engenheiros nucleares e de armas, médicos ligados ao governo, membros da comunidade académica com acesso a informação sensível, polícias e qualquer pessoa que tenha acesso a edifícios de interesse (incluindo o pessoal da limpeza). A questão é que se se é uma pessoa que desempenhe tais funções há que ter muito cuidado e os patrões deve tomar medidas preventivas para combater qualquer tentativa de obter informação.

Conclusão

Há outra forma de détente sexual, ainda que mais desconfortável de admitir: o casamento. O Favo de Mel arranja maneira de se casar com o alvo e retirar, de dentro, tanta informação quanta a que os superiores necessitem. Isto é verdade para os CEOs do Silicon Valley, os banqueiros de Wall Street, os homens de negócios de alto gabarito, engenheiros e designers nucleares etc; embora possa ser mais difícil para os agentes secretos (já que os seus relacionamentos tendem a ser mais controlados pelas respectivas agências).

Ainda que a Détente Sexual seja uma táctica antiga, está agora a tomar novas, e mais sofisticadas, formas e qualquer serviço de informação; qualquer companhia, corporação e organização deveria prestar atenção a esta forma de espionagem – ainda que fazê-lo signifique interferir com a vida sexual do pessoal. É melhor prevenir do que remediar.


(Imagem: Bridge Over Trouble - Victor Ostrovsky)

[As opiniões expressadas nesta publicação são somente aquelas do(s) autor(es) e não reflectem necessariamente o ponto de vista do Dissecting Society (Grupo ao qual o Etnias pertence)]

Comentários