Natureza-morta com copo, manteiga e bolo de Van Schoote |
Feliz Ano Novo!
Este simples desejo sugere o começo de uma vida nova, ou, pelo menos uma diferente abordagem à mesma; contudo 2012 começou de um modo que promete mais do mesmo.
Discursos Políticos
Assisti a discursos de Ano Novo de 3 líderes políticos diferentes:
Presidente Obama: uma Mensagem de Ano Novo como deve de ser. Foi positiva; relembrou ao Americanos acerca do seu papel na política Americana e que eles são o verdadeiro veículo para a mudança.
Presidente Cavaco Silva: de um modo geral, um discurso de Ano Novo deprimente. O presidente português repetiu imenso as palavras "sacrifícios", "dificuldades", "crise" tornando o discurso pesado, tristonho e, logo, ineficaz. Também falou de esperança, mas sinceramente a esperança não paga as contas. Apesar disso tudo, houve dois excelentes momentos no seu discurso em que o presidente relembrou aos portugueses que eles também haviam sido responsáveis pela actual crise e que "Nenhum Português está dispensado deste combate pelo futuro do seu País".
Presidente Sarkozy: de um modo geral, mais um discurso de Ano Novo deprimente, mon Dieu! O presidente francês fartou-se de repetir a palavra "crise" (o que é ineficaz; ele deveria despedir o responsável pelos seus discursos); usou palavras como "souffrance" (sofrimento) e esperança...mas o que é que se passa com os Latino-Europeus? De qualquer maneira, adorei a sua posição assertiva "nem os mercados nem as agências de rating decidirão as políticas Francesas"...vive la France!
Fareed Zakaria
Não é segredo nenhum que assisto ao GPS todos os Domingos. E este Domingo não foi excepção. Desta vez, o Fareed Zakaria não se atreveu a oferecer-nos a sua previsão para 2012, logo para esse efeito resolveu convidar um painel de 3 peritos: que desapontamento. O perito mais interessante foi o que menos falou; o perito menos interessante (que evitava o contacto visual) foi o que mais falou e a senhora presente...riu.
O GPS já nos acostumou a um certo nível de excelência, mas o programa de ontem parecia vaticinar um ano enfadonho - os mesmo comentários, as mesmas opiniões, as mesmas velhas análises.
Media Portuguesa
As pessoas acabaram de dar as boas-vindas ao Novo Ano com alegria e esperança. A media portuguesa, em tom de pânico absoluto, bombardeou Portugal com as seguintes notícias trágicas: a partir do dia 1 de Janeiro as suas contas de electricidade aumentarão 4%! Ir aos restaurantes será mais caro por causa do aumento do IVA (agora a 23%)! Comprar sumos concentrados, bebidas gasosas, refeições pré-cozinhadas e pré-fritas, bolachas e bolos industriais, pizzas etc serão mais caros, de novo, por causa do aumento do IVA (oh sim, que tragédia comer saudavelmente - os ingredientes necessários para confeccionar, em casa, a maioria dos produtos mencionados são taxados a 6%)!
Portugal e a media precisam de aprender uma coisa: estamos perante uma oportunidade e não perante o fim do mundo. Reinventem-se!
Ao menos o Anderson Cooper e a Kathy Griffin fizeram-me rir à gargalhadas e, essa é a maneira mais indicada para começar o novo ano: humor, risada, música, alegria e relaxamento.
Novo Ano, Vida Nova? Não exactamente. Mas posso dizer-vos que neste blogue será algo como "Ano Novo, Bisturí Novo".
A sessão de 2012 do "Bisturí da Sociedade" começa agora!
Feliz Ano Novo Max!
ResponderEliminarEstamos prontos para ver as coisas aquecerem este ano aqui no Etnias (tal como sugere o cabeçalho do blogue)!
Todo o sucesso e que o Bisturí comece a dissecar!
Um abraço
Feliz Ano Novo, Carla :D!
ResponderEliminarlol é verdade...o novo cabeçalho sugere isso mesmo: boa análise!
Obrigada pelos teus votos e comentário :D.
Um abraço
Oi Max, amiga.
ResponderEliminarEstou de volta, e vejo que o Etnias está cada vez melhor!
Então vamos nos falando...
beijos
Dri, olá :D!
ResponderEliminarFeliz Ano Novo!!
Que bom ver-te de volta: de facto 2012 já começa mesmo bem :D!
Falaremos com toda a certeza!
Obrigada pela visita e generosidade! Beijosss
Que mudemos, quem sabe o ano mude também?
ResponderEliminarBeijos, Max!
P.S.
Confesso que já ando farta de tanto ouvir e ler a palavra "crise", porque ela não existe para todos, só para os 'desprivilegiados': o povo!
Mudemos para que o ano mude também!
ResponderEliminarDeixo beijos, Max, e claro desejos de um 2012 possível!
P.S.
Mas confesso que ando farta de ouvir e ler a palavra crise, porque ela só existe para os 'desprivilegiados': o povo!
Oi CB :D!
ResponderEliminar"Que mudemos, quem sabe o ano mude também?"
É um bom começo, querida.
"P.S. Confesso que já ando farta de tanto ouvir e ler a palavra "crise", porque ela não existe para todos, só para os 'desprivilegiados': o povo!"
É, já cansa. O que queremos agora é acção. Mesmo em tempos de prosperidade, a crise persiste para os que têm menos; por isso, é tudo uma questão de perspectiva.
CB, muito obrigada pelo teu comentário :D.
Beijoss
CB,
ResponderEliminar"Deixo beijos, Max, e claro desejos de um 2012 possível!"
Beijos e feliz 2012! :D