Estratégia Modificada: Sangria à América

O Selo dos Estados Unidos

O mundo seguiu o último espectáculo americano, mais conhecido como o Shut-Down. George Friedman, in "The Roots of the Government Shutdown", sumarizou as origens da ocorrência da seguinte forma:

"Tudo começou como uma disputa política. O Presidente dos EUA, Barack Obama, e o Congresso aprovaram um enorme pacote de mudanças a serem feitas no sistema de saúde dos Estados Unidos. Estas mudanças foram aprovadas pelo supremo tribunal após desafios legais. Parece haver uma séria oposição a esta legislação, segundo as estatísticas; mas os que se opõem à legislação, no Congresso, não têm poderes para revogá-la e invalidar um veto presidencial. Logo, os oponentes adicionaram emendas à legislação que garante o financiamento das operações do governo, e basicamente disseram que ela só iria ser aprovada se a implementação da reforma do sistema de saúde fosse ou bloqueada ou, pelo menos, retardada. Os oponentes da reforma do sistema de saúde detinham poder suficiente para bloquear a legislação que permite o financiamento do governo. 
Os defensores da reforma do sistema de saúde recusaram-se a abandonar o seu compromisso para com a reforma e, logo, a legislação para financiar o governo foi chumbada e o governo fechou."

Felizmente, o espectáculo acabou e os funcionários públicos voltaram ao trabalho. Contudo (e como a América corre o risco de passar pelo mesmo em Janeiro), eu gostaria de direccionar a minha atenção para os elementos que provocaram esta crise...quem são; quais as suas reais intenções; mas acima de tudo, quem é que lhes pagou para montar este show e tentar obrigar a América a ajoelhar-se?

Muitos elementos do Tea Party, e até alguns pseudo-conservadores, estão a dar cabo do Partido Republicano e a alienar Conservadores dignos desse nome. As coisas que aqueles elementos dizem (e.g. o presidente Obama não é americano; é um muçulmano e um agente infiltrado da Fraternidade Muçulmana - sem qualquer prova disso - etc) é simplesmente um absurdo. Eu costumava pensar que eles eram racistas; mas não, não são (já que tudo é demasiado encenado para ser verdade); o que eles são é um bando de oportunistas que abusam do processo democrático americano e esperam, num coup de grâce, deitar o comandante-chefe abaixo.

Neste momento, mundo está aborrecido com a América. Acusa-a de ter sido irresponsável e de, mais uma vez, ter feito a economia mundial sua refém. Os principais adversários dos EUA começaram a sugerir que se a América não consegue mais liderar o mundo, então deve afastar-se e permitir que outros o façam.
O que iria acontecer se a América perdesse a sua posição como Potência Mundial, devido às suas constantes crises políticas? Para começar, a Rússia e a China iriam disputar o lugar; depois, dada a sua postura diplomática, oportunistas teocráticos iriam estar à vontade para implementar o seu Plano.
Há mais de uma maneira de esfolar um gato...

O Shut-down americano fez-me lembrar as palavras de Ayman al-Zawahiri:

"Temos de sangrar a América economicamente (...). O ponto fraco da América é a sua economia, que começou a fraquejar com as suas despesas militares e de segurança,"

Comentários

  1. Olá, Max!

    A democrácia avançada tem dessas coisas; mas os conservadores da América parecem não entender que as suas acções estavam a prejudicar outros países. A ala extrema do conservadorismo americano é uma cambada que parou no far west: total anarquia.

    Claro que há países que querem a América vexada; mas os legisladores americanos estão a contribuir bastante, para que isso aconteça.

    Bom trabalho, Max!

    Bjcas e boa semana de trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny :D!

      Muito bem dito. O Tea Party é uma cambada de radicais anacrónicos. São demasiado maus para ser verdade...e quando algo é demasiado mau, demasiado doido, para ser verdade: já sabes o que isso significa.

      Concordo.

      Obrigada, minha linda :D. E obrigada pelo teu super comentário :D.

      Beijocas

      Eliminar
  2. Max, para mim os americanos são todos uns doidos! Têm um presidente que tomara nós termos um primeiro ministro assim e não lhe dão valor! Isto é que é dar pérolas a porcos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla :D!

      Obrigada pelo seu comentário :D. É sempre um prazer.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá Maria Joaquina :D!

      Amén.

      Obrigada pelas suas palavras, minha cara.

      Um abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos