A Alma Animal



“E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma que comer sangue, eu porei a minha face e a extirparei do seu povo.
Porque a alma da carne está no sangue (...); porquanto é o sange que fará expiação pela alma” (Levítico 17:10-11).

Deus, claramente, afirma que o sangue contém a alma (vida) dos animais, mas porque se preocuparia Ele tanto com isso? Trata-se de que tipo de almas?

[Pausa para pensar: pergunto-me por que é que a Igreja Católica andou a ensinar durante tantos anos que os animais não tinham alma. Porque contradiriam o Senhor?]

O zelo de Deus (acerca da alma animal) poderia ser uma indicação de que este tipo de alma está ao mesmo nível da do ser humano.

As Almas Humanas são de Anjos
Humanos e animais têm alma
Logo, as Almas Animais são de Anjos.

Mas que tipo de Anjo aceitaria encarnar num animal?
Esta questão transporta-nos ao Budismo e ao Hinduismo.
Este dois caminhos espirituais defendem que os animais são a reincarnação de pessoas que, em vidas passadas, cometeram crimes hediondos adquirindo, deste modo, um karma negativo.

Deus diz que o sangue animal faz a expiação da alma. Ele refere-se à expiação das nossas almas, o que poderá significar que os animais sacrificados reverteriam o seu karma negativo ao purificar-nos dos nossos pecados (i.e. ao serem mortos estariam a fazer uma boa acção, pelo menos uma vez na vida); contudo Deus também pode referir-se a eles fazerem expiação da sua própria alma; o que, então, poderia querer dizer que os criminosos ao encarnarem animais queimam o mau karma ao serem, eles mesmos, retalhados (para sacrifício).

Estaria Deus, em Levítico 17, a dizer-nos que os Budistas e os Hindus estão certos?


Imagem: Sacrifício de Isaac de Caravaggio

Comentários

  1. Bem profundo este pensamento. Sempre acreditei que animais tem alma sim, mas de animais...

    Na verdade, nunca pensei sobre o assunto dessa forma. Para mim, anjos são uma coisa, alma é outra e encarnação é outra ainda.

    Anjos seriam como servos de Deus, de ajudantes a acompanhantes. Deus seria o tronco e os anojs, as folhas.

    Alma, cada um tem a sua. É o seu ânimo, a sua força. Ao morrer fisicamente, essa alma, essa força passa a fazer parte da alma, da força total do planeta. Pra mim, alma é a energia de cada um.

    Encarnação e reencarnação talvez seja a manifestação de um outro aspecto dessa alma. uma alma boa que precisa voltar para fazer o bem ou uma alma ruim que precisa voltar para se recuperar. Um ciclo de energias.

    Pra mim, é isso...

    ResponderEliminar
  2. Pois eu acho que animais tem alma, também.Tuas palavras são profundas, lindas e fazem pensar!beijos com sabor de mar azul...chica

    ResponderEliminar
  3. Olá Zahta :D!

    Adorei a tua opinião (embora seja diversa da minha), muito obrigada por a teres partilhado connosco :D!

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Oi Chica :D!

    "Pois eu acho que animais tem alma, também.Tuas palavras são profundas, lindas e fazem pensar!beijos com sabor de mar azul...chica"

    Muito obrigada, minha linda :)! AI que beijo gostoso esse :D!

    Obrigada pelo teu comentário, querida!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Mas bah, Max.
    Também acho que animais tem almas, lindas almas de animais...
    Quanto aos anjos, acredito que todos nós, em determinados momentos somos anjos por inspiração de Deus. Quantas vêzes encontramos pessoas que nos parecem "caídas do céu", pessoas que do nada, facilitam nossas vidas, nos fazem sorrir, tornam-se amigas...E quantas outras vêzes, nós facilitamos a vida de gente que mal conhecemos e nos tronamos amigos, assim de graça? Acredito em ambos os casos, somos tocados pela luz de Deus.

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo tema para reflexão. Creio que há sim, alma animal.

    Flores de beijos!

    ResponderEliminar
  7. Diler,

    Que comentário mais lindo!! Amei, estou sem palavras...

    Tudo o que posso dizer é: obrigada, meu amigo :D!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  8. Oi Eurico :D!

    Obrigada, meu irmão!

    Um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos