Análise: "Deus não existe"



“Deus não existe” – eis uma frase que choca qualquer servo de Deus. São palavras orgulhosamente proferidas pela maioria dos ateus.

Peço aos servos do Senhor que não se choquem; pois, os nossos irmãos ateus, ao negarem Deus de forma sistemética, estão na verdade a admitir a existência do Criador.

Só há um Deus. O Senhor É o Equilíbrio Supremo, em quem os opostos existem em Perfeita Harmonia: luz/trevas; macho/fêmea; positivo/negativo; água/fogo; paz/guerra; construção/destruição; amor/severidade etc.
Hashem (um dos nomes de Deus) como Perfeito Equilíbrio que é, representa o Criador e o Não-Criador.

“Não-Criador”...soa a heresia, não é? Mas depois de eu explicar o que quero dizer com isto; aperceber-se-ão de que a heresia não reside nas minhas palavras.
O Senhor é o Criador (i.e. o Deus vivo na sua acção), a quem escolhemos reconhecer e servir. Ao fazê-lo, fazemos ideia de quem Ele É, do que Ele deseja e do que não deseja. Também fazemos ideia de que Ele seja Luz, incorpóreo, que Ele não pensa nem sente como nós (apesar de se fazerem muitas tentativas de exercer o antropomorfismo). “Conhecemos” este Deus vivo.
Hashem É o “Não-Criador” (i.e. Deus na sua ocultação), que Existe Nele próprio e Está velado às criaturas. Como o “Não-Criador” nos está oculto, é-nos impossível saber o quer quer seja Dele e, logo, admitir a sua existência. Não o “conhecemos”.

Quando a nossa mente ignora um conceito não pode admitir que o mesmo exista.

“Deus Existe” – é verdade. Olhamos uns para os outros, olhamos para a natureza, e intrinsecamente sabemos a origem de todas as coisas (ainda que o nosso Ego o negue). Sempre que observamos a humanidade, a compaixão, o amor contidos nos olhos de um Ser, lembramo-nos imediatamente do Pai (mesmo que não seja a nossa missão, na terra, admiti-lo de forma consciente).
“Deus não existe” – também é verdade. O Deus oculto não existe nas nossas mentes (logo, não o reconhecemos), não só porque Ele permanece velado mas principalmente porque é impossível (à mente humana) alcançar a majestade e a significância do Ocultado.

Poderia haver trevas sem luz? Poderia haver macho sem fêmea? Poderia haver negativo sem positivo? Poderia haver paz sem guerra? Não.
Logo, quando os ateus afirmam “Deus não existe” eles provam que Deus, na verdade, existe (isto é, ao negarem o Senhor eles admitem a realidade do Deus em ocultação, o Não-Criador; portanto, sem se aperceberem, eles expressam o reconhecimento do Seu oposto “o Deus vivo”, o Criador).


Imagem: O Martírio de São Mateus (detalhe) de Caravaggio

Comentários

  1. Belo diálogo. Contraponto de suas opiniões que se completam. Afinal, se Deus existe ou não?... Ele não quer que nos preocupamos com isso, se não, não estariamos aqui...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Ave Maria! Mais uma temática daquelas, que só tu sabes trazer.
    Deus existe e eu vou à uma das Áfricas! Isto é fruto da misericórdia e do amor Dele por mim.
    Jamais imaginei viver isso um dia, estou cheia de ansiedades, expectativas e contentamento(s). Deus existe porque eu existo, tu existes, nós existimos. Minha fé é inabalável. Quanto à existência do Criador, sou tranquila e confiante. Sei do que vivi, vivo e viverei, pautada na essência do meu Deus e isto me basta!
    E deixo-te um beijo enorme.
    O link é sobre bolsas de mstrados e doutorados, para estudantes dos países, com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural, Educacional ou de Ciência e Tecnologia.
    Contemplam: América Latina, Caribe e África.

    Beijo, beijo!
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi Zahta :D!

    "Belo diálogo. Contraponto de suas opiniões que se completam. Afinal, se Deus existe ou não?... Ele não quer que nos preocupamos com isso, se não, não estariamos aqui..."

    Obrigada, meu lindo! lol é uma opinião interessante e aceitável; mas os filósofos não conseguem parar de se preocupar com isso ;)...

    Zahta, obrigada pelo teu comentário :D!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Oi Canto da Boca :D!

    "Ave Maria! Mais uma temática daquelas, que só tu sabes trazer."

    LOL...já sabes como é...

    "Deus existe e eu vou à uma das Áfricas! Isto é fruto da misericórdia e do amor Dele por mim."

    Ó meu Deus: vais a África? Que benção!!! :D Mas é mesmo...

    "Jamais imaginei viver isso um dia, estou cheia de ansiedades, expectativas e contentamento(s). Deus existe porque eu existo, tu existes, nós existimos. Minha fé é inabalável. Quanto à existência do Criador, sou tranquila e confiante. Sei do que vivi, vivo e viverei, pautada na essência do meu Deus e isto me basta!"

    Amén, querida, amén! Devo confessar que estas palavras me emocionam imenso: Deus te abençoe!

    "E deixo-te um beijo enorme."

    Beijoquinhas!

    "O link é sobre bolsas de mstrados e doutorados, para estudantes dos países, com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural, Educacional ou de Ciência e Tecnologia. Contemplam: América Latina, Caribe e África."

    Não consegui aceder ao link, mas vou tentar de outra maneira: obrigada, mais uma vez.

    Querida, obrigada pelo teu super comentário!
    Boa viagem para ti e diverte-te!!

    Beijosss :)

    ResponderEliminar
  5. Max, eu não entendo como alguém pode viver sem acreditar que, mesmo como todo o amadurecimento do universo e evolução das espécies, não tenha existido uma força além da natureza que tenha criado todo o universo. A essas pessoas peço sempre uma explicação para a existência, porque sabem tudo, não é?
    Bom domingo! Beijus

    ResponderEliminar
  6. Oi Luma :D!

    "Max, eu não entendo como alguém pode viver sem acreditar que, mesmo como todo o amadurecimento do universo e evolução das espécies, não tenha existido uma força além da natureza que tenha criado todo o universo."

    Querida, o pior é que nem se apercebem de que ao não acreditar nessa Força....desacreditam neles próprios - o que não faz sentido.
    Por princípio, não acredito nos ateus...para mim esse conceito não existe, é uma falácia pegada.

    "A essas pessoas peço sempre uma explicação para a existência, porque sabem tudo, não é?"

    É...têm a mania de que sabem tudo e não admitem nada. Eu também gosto de conversar com essas pessoas porque quando lhes pergunto sobre a origem da existência, eles andam andam andam mas quando chegamos à célula (após o Bing Bang - a sua teoria favorita) e pergunto qual a origem dessa célula, quem a criou...nunca sabem responder. E aí, o debate está ganho.
    O ditos ateus dizem que Deus não existe, pois eu digo-lhes "Vocês também não: são pura ilusão".

    Luma, muito obrigada pelo teu fantástico comentário, amei :D!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oi Max
    Fiz o que você me sugeriu, estou usando outro navegador, deu certo, obrigada.
    É chocante constatar que alguém não acredita em Deus, não consigo imaginar tal existência, acho que deve ser vazia e sem esperança.
    É a maioria das vezes tentamos atribuir à Deus um comportamento humano.
    O não conhecer a Deus, dá margem a outra interpretação,necessariamente não preciso ver alguém ou algo para saber que ele existe, se pensarmos materialmente talvez possamos excluir outros tipos de sensações que poderiam nos dar a certeza da existência de algo.
    Mas sentir com outros meios que não sejam palpáveis também nos dão essa certeza.
    Deus é mistério e não, muitas coisas não nos foram reveladas literalmente, mas queremos os pormenores, coisas que não sabemos se somos capazes de entender, ou quem sabe, Deus nos deu esses pormenores e não conseguimos entender por isso questionamos...

    "Poderia haver trevas sem luz? Poderia haver macho sem fêmea? Poderia haver negativo sem positivo? Poderia haver paz sem guerra?"

    Sim. porque não? para Deus nada é impossível, estamos muito presos a essa forma de existência, quem me garante que não poderia ser tudo muito diferente?
    Gosto de pensar no impossível, sem parâmetros de comparação, acho que Deus é assim acima de tudo e de qualquer lei da física.

    Entendi o que você disse, Deus é tão supremo que só conseguimos entender parte dele, e não o seu todo que é completo com o sim e o não, por isso o não Deus faria parte do Deus e aceitando o não Deus é a mesma coisa que aceitar Deus, sendo assim o caso dos ateus, não é isso?
    Teoria bem interessante...

    Obrigada amiga por esse super texto que nos fez pensar e filosofar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi Dri :D!

    "Fiz o que você me sugeriu, estou usando outro navegador, deu certo, obrigada."

    Sempre às ordens :D!

    "É chocante constatar que alguém não acredita em Deus, não consigo imaginar tal existência, acho que deve ser vazia e sem esperança.
    É a maioria das vezes tentamos atribuir à Deus um comportamento humano."

    Concordo contigo.
    E Deus, mesmo, disse que Ele não pensa nem age como nós...logo não deve ser humanizado.

    "O não conhecer a Deus, dá margem a outra interpretação,necessariamente não preciso ver alguém ou algo para saber que ele existe, se pensarmos materialmente talvez possamos excluir outros tipos de sensações que poderiam nos dar a certeza da existência de algo.
    Mas sentir com outros meios que não sejam palpáveis também nos dão essa certeza."

    Exactamente!! Captaste na perfeição: é preciso não nos ficarmos pelos sentidos imediatos, há que também seguir os instintos (que nos dizem, bem baixinho, a verdade das coisas).

    "Deus é mistério e não, muitas coisas não nos foram reveladas literalmente, mas queremos os pormenores, coisas que não sabemos se somos capazes de entender, ou quem sabe, Deus nos deu esses pormenores e não conseguimos entender por isso questionamos..."

    Bem pensado! Eu acho que Deus nos deu tudo, mas como estamos fechados numa carne imperfeita, nem sempre nos é possível aceder a essa informação (a não ser através de muita disciplina, o que implica certos sacrifícios...e é aí que a porca torce o rabo).

    "Sim. porque não? para Deus nada é impossível, estamos muito presos a essa forma de existência, quem me garante que não poderia ser tudo muito diferente?"

    Concordaria contigo, se não fosse por um pequeno detalhe: o próprio Deus criou e falou (na Bíblia) de modo dualista...para Ele tudo é em opostos, vejamos: criou fêmea e macho; criou homem e mulher; criou o dia e a noite; criou água e fogo, terra e ar etc. Ele disse que Ele fazia a paz e criava a guerra, a Luz e a escuridão (Isaías 45:7), Ele construía e destruía...tás a ver a linha de pensamento? Por isso, para Deus tudo é uma questão de opostos visto que Ele mesmo incorpora todos os opostos (em Hebraico, o Seu nome vem sempre no plural...porquê? Porque Deus, embora Uno, é a Pluralidade.

    "Gosto de pensar no impossível, sem parâmetros de comparação, acho que Deus é assim acima de tudo e de qualquer lei da física."

    Não há impossíveis...nós é que gostamos de pensar que sim ;).

    "Entendi o que você disse, Deus é tão supremo que só conseguimos entender parte dele, e não o seu todo que é completo com o sim e o não, por isso o não Deus faria parte do Deus e aceitando o não Deus é a mesma coisa que aceitar Deus, sendo assim o caso dos ateus, não é isso? Teoria bem interessante..."

    É isso mesmo! Entendeste na perfeição :D!
    Obrigada, amiga *vénia*!

    "Obrigada amiga por esse super texto que nos fez pensar e filosofar."

    É um prazer, linda! E amei trocar pensamentos contigo :D!

    Beijos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos