Video Musical: Atanasio Hatchuen

Na semana passada vimos um video Brocxa-Kussundé, e esta semana assistiremos a um de Gumbé (estilo que, em regra geral, caracteriza a música da Guiné-Bissau). 

Mas, na verdade Gumbé significa um tambor com água, cujo som é produzido por uma cabaça (ver imagem abaixo, Gumbé é o instrumento que está no meio dos músicos - amarelo, com faixa vermelha); que foi reintroduzido em África, por volta de 1800, quando um grupo de escravos foi libertado na Jamaica e depois transportado para a Serra Leoa. 



Segundo a Professora Lucy Duran, uma musicóloga da Universidade de Londres, o Gumbé foi a primeira música popular Africana. 
Várias etnias da Gunié-Bissau (incluíndo a tradição Muçulmana - Mandinga, Fula etc) usam este género musical como factor de união entre as tribos - uma vez que é um ritmo comum a todas.

Mas chega de conversa...visualisemos e oiçamos o video em baixo: é de Atanasio Hatchuen (um cantor Guineense) interpretando "Camba Mar". 
O ritmo deste video é contagiante (ao preparar este post, não conseguia parar de dançar); e as mulheres que nele dançam...dançam mesmo!




Desejo-vos um bom fim-de-semana!

Comentários

  1. Oi Amiga
    Realmente a música é contagiante, e as mulheres dançam mesmo!!!
    muito bom aprender mais um pouco.

    beijinhos e um ótimo domingo.

    ResponderEliminar
  2. É engraçado ver como todo ritmo africano é contagiante e mágico não é verdade?!
    Assim como o samba aqui no Brasil :o) Mesmo quem não gosta, têm grande respeito e admiração pela cultura em questão!
    Beijos
    Até

    ResponderEliminar
  3. Oi Dri,

    :D Obrigada pela visita dominical!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oi Angel!

    :D É verdade...é contagiante, mágico e maravilhoso!!

    O samba é outro fenómeno que não dá para explicar - não consigo ouvi-lo e ficar quieta (tenho absolutamente que dançá-lo lol)!

    Obrigada pela visita, linda!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Max!

    Obrigado pelo convite, estou bastante interessada. É sempre bom haver iniciativas para promover o nosso país. Hoje vou ao site para juntar-me.

    Se tiver alguma dúvida digo-te.

    Bjo*

    ResponderEliminar
  6. Olá Doll :D!

    "Obrigado pelo convite, estou bastante interessada. É sempre bom haver iniciativas para promover o nosso país. Hoje vou ao site para juntar-me."

    De nada!! Óptimo :D!! Fico muito feliz! Claro, Portugal tem de ser promovido *High five*!

    "Se tiver alguma dúvida digo-te."

    Tá à vontade!! :D

    Beijossss

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos