Analisando Eva



O que é que passou pela cabeça de Eva?
Deus foi extremamente claro quando ordenou que Adão e Eva não comessem da árvore que estava no centro de Éden (aquela árvore maravilhosa, deliciosa, apelativa...uma verdadeira tentação). Contudo ela queria saber, ela decidiu que Adão e ela mesma mereciam saber mais, achava que deveriam adquirir o conhecimento científico...

Às vezes coloco-me no lugar de Eva: ali estava ela, no meio do paraíso completamente exposta, sem roupa (ok, esqueçam por um minuto que a nudez bíblica possa significar inocência mental, total abertura, ausência de tabús e de malícia); com pernas e axilas cabeludas; desprovida de um kit de manicure; sem sapatos (coitada!); e presa a um tipo que (segundo os evolucionistas) era feio que nem um raio – que horror.
Perante tais vicissitudes ela tinha de agir; por isso começou a observar com atenção a tentadora árvore...

Eva manipulou a serpente...
O diálogo entre as duas é extremamente estranho...a mulher aproximou-se da criatura que lhe pergunta (como se quisesse confirmar) o que Deus ordenara. Bem, isto atraiu a atenção de Eva, uma vez que ela própria poderia já se estar a questionar acerca da árvore há algum tempo; por isso ela oferece a “confirmação” à cobra, que imediatamente põe em prática o seu plano (sem saber que a bela Eva já havia colocado o dela em prática primeiro): “Certamente não morrerão”
Ao ouvir estas palavras, a mulher recebeu a confirmação que esperava...eles não morreriam fisicamente, mas se Deus mencionou o verbo morrer...talvez Ele quisesse dizer “mudança”...a mudança que ela precisava e desejava. Ela começa a pensar acerca do futuro (afinal, alguém tem de o fazer): se ela tiver a coragem de tirar o fruto da árvore, prová-lo e depois partilhá-lo com o seu homem...imagina a quantidade de conhecimento que eles poderiam adquirir afim de poderem inventar coisas...os olhos dela brilharam  perante tal possibilidade.
Só lhe bastou um segundo para completar a sua estratégia...a seguir fez com que a serpente se sentisse importante. Esta encheu-se de vaidade e proferiu as palavras que condenaram a sua espécie para todo o sempre “porque Deus sabe que no dia em que dele comerem se abrirão os vossos olhos, e serão como Deus, sabendo o bem e o mal”...
Foi assim que Eva se livrou da sua adversária intelectual...

A mulher come o fruto. Ofereceu-o ao seu homem, que também o comeu. Deus (Que estava desapontado com o facto de Eva não o ter desapontado) lançou-os fora do Jardim de Éden; condenando-os, assim, ao trabalho árduo e à dôr, o que despoletou o fluxo de criatividade dos dois.

Como Fernando Pessoa escreveu (no poema “O Infante ”):

“Deus quis, o homem sonha, a obra nasce”

Imagem: O Jardim de Éden de Jacopo Bassano

Comentários

  1. Livre escolha, livre arbítrio.
    Perante o Mundo, perante as belezas da criação, como não ser curioso? Como não querer mais?

    ResponderEliminar
  2. Coloco-me sempre no lugar da "pobre" Eva..Unhas de tigre,pernas de urso(cabeludas) e cabelo sem Kerastase,Eva foi sábia(rs),isto não é o paraíso e sim o ócio dos "ócios".
    Graças à Eva,vivemos em uma "democracia"(rs),como é bom ser "livre".

    Amei o post Max,Parabéns!
    Ana Paulla Paiva

    ResponderEliminar
  3. Texto muito bem escrito. Usando como pano de fundo uma história tão conhecida, no faz pensar sobre quem é o vilão real da história. Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Olá Angel :D!

    "Livre escolha, livre arbítrio. Perante o Mundo, perante as belezas da criação, como não ser curioso? Como não querer mais?"

    Bem visto...boa pergunta! Por isso é que comecei a perguntar-me se teria sido tão mau Eva ter "caído" em tentação...se ela não tivesse comido o fruto, como seria o mundo hoje? E principalmente: qual teria sido o propósito de Deus em criar o Homem?

    Minha linda, muito obrigada pelo teu comentário...muito relevante, como sempre :D!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Oi Ana Paulla :D!

    "Coloco-me sempre no lugar da "pobre" Eva..Unhas de tigre,pernas de urso(cabeludas) e cabelo sem Kerastase,Eva foi sábia(rs),isto não é o paraíso e sim o ócio dos "ócios"."

    LOL LOL LOL ah, cabelo sem Kerastase é do piorio LOL ;D! Amei esta secção LOL LOL...
    Sabes que és bem capaz de ter razão...isto é o ócio dos "ócios" mesmo...

    "Graças à Eva,vivemos em uma "democracia"(rs),como é bom ser "livre"."

    Ó meu Deus...vais adorar o próximo artigo (é exactamente sobre este tópico)!

    "Amei o post Max,Parabéns!"

    Ainda bem...fico feliz :D!!

    Ana Paulla, muito obrigada pelo teu comentário super: amei :D!

    ResponderEliminar
  6. Oi Zahta :D!

    "Texto muito bem escrito. Usando como pano de fundo uma história tão conhecida, no faz pensar sobre quem é o vilão real da história. Parabéns."

    Obrigada! Pois é...recentemente questionei-me sobre quem seria o inocente, o manipulador e, principalmente, no que teria acontecido se a Eva não tivesse comido o fruto...ainda bem que ela o fez...

    Zahta, obrigada pelo teu comentário :D...é sempre um prazer ter-te aqui!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Oiii Max..como sempre nao sei o que falar de suas postagens...muito boas mesmo...sem explicaçao..e obrigado mesmo pela presença sempre...

    sobre Eca nao conhecia tudo....muito bom mesmo saber...

    abraços

    ResponderEliminar
  8. Oi Philip :D!

    Ó meu lindo, obrigada pela tua generosidade.

    Não tens de agradecer, eu adoro o teu blogue :D!

    Obrigada pela visita e pelas generosas palavras!

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Oi Max

    "Às vezes coloco-me no lugar de Eva: ali estava ela, no meio do paraíso completamente exposta, sem roupa (ok, esqueçam por um minuto que a nudez bíblica possa significar inocência mental, total abertura, ausência de tabús e de malícia); com pernas e axilas cabeludas; desprovida de um kit de manicure; sem sapatos (coitada!); e presa a um tipo que (segundo os evolucionistas) era feio que nem um raio – que horror.
    Perante tais vicissitudes ela tinha de agir; por isso começou a observar com atenção a tentadora árvore..."

    LOl, LOL não acredito, max! definitivamente, sem manicure,sapatos e depilação, não dá! LOL LOL
    E o pobre do Adão era feio ainda por cima! que lástima! LOL

    Agora Max imagina se essa árvore não fosse uma árvore comum, afinal era o paraíso poderia se uma árvore de sorvete ou quem sabe de chocolate! assim seria um problema sério, Eva ficaria agarrada lá e não sairia por nada...LOL

    Amiga, imagino Eva no paraíso fazendo protestos pedindo mais árvores com frutas de sabores diferentes, parques temáticos e umas lojinhas básicas LOL

    Agora max, imagina se Adão se recusasse a seguir Eva em sua desobediência, e não comesse o fruto proibido? como seria? afinal ele teve o poder de escolher aquele caminho ou não, sua companheira a qual havia pedido a Deus tomou uma decisão e se a sua fosse diferente?

    Mas max, na minha opinião não valeu a pena não, afinal todas as gerações futuras não tiveram a mesma chance de escolher, e mesmo assim o conhecimento que temos e que achamos ser muito, não é nada, foram todos condenados, e acho que o paraíso não era tão enfadonho assim, já pensou estar agora num belo gramado desfrutando e conversando diretamente com Deus passeando pelos jardins, Eva poderia ter pedido a Deus, buscado o conhecimento com permissão, afinal o Pai ama seus filhos...

    Muito bom amiga...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Oi Dri :D!

    "LOl, LOL não acredito, max! definitivamente, sem manicure,sapatos e depilação, não dá! LOL LOL
    E o pobre do Adão era feio ainda por cima! que lástima! LOL"

    LOL LOL não dá, não...é um autêntico pesadelo LOL! Se formos a acreditar nos evolucionistas o Adão era horrível LOL...Deus me livre!

    "Agora Max imagina se essa árvore não fosse uma árvore comum, afinal era o paraíso poderia se uma árvore de sorvete ou quem sabe de chocolate! assim seria um problema sério, Eva ficaria agarrada lá e não sairia por nada...LOL"

    LOL Seria uma maior tentação...imagina! Ah, mas Deus foi esperto...utilizou um fruto (assim garantiu o sucesso do seu plano LOL).

    "Amiga, imagino Eva no paraíso fazendo protestos pedindo mais árvores com frutas de sabores diferentes, parques temáticos e umas lojinhas básicas LOL"

    ROFL...essa foi boa! LOL LOL....

    "Agora max, imagina se Adão se recusasse a seguir Eva em sua desobediência, e não comesse o fruto proibido? como seria? afinal ele teve o poder de escolher aquele caminho ou não, sua companheira a qual havia pedido a Deus tomou uma decisão e se a sua fosse diferente?"

    Não, Adão há muito que queria comer aquele fruto...mas deixou tudo para a mulher (reconheces o padrão comportamental?)...assim ele poderia colocar a culpa nela; vê bem como ele se apressou a dizer a Deus "foi a fêmea que me deste por mulher" - que audácia! Foi ele que inventou o conceito da desresponsabilização LOL...

    "Mas max, na minha opinião não valeu a pena não, afinal todas as gerações futuras não tiveram a mesma chance de escolher, e mesmo assim o conhecimento que temos e que achamos ser muito, não é nada, foram todos condenados, e acho que o paraíso não era tão enfadonho assim, já pensou estar agora num belo gramado desfrutando e conversando diretamente com Deus passeando pelos jardins, Eva poderia ter pedido a Deus, buscado o conhecimento com permissão, afinal o Pai ama seus filhos..."

    Concordo: o Pai ama seus filhos. Mas também acho que Deus queria saber o que faríamos se não estivéssemos sob a sua asa a todo o tempo. Ele queria saber o que faríamos com a inteligência que ele nos deu...e eis o resultado: caímos, sim; mas inventámos uma data de coisas; e muitos de nós maravilham Deus com a sua sapiência.
    Eu acho que valeu a pena; como disse Fernando Pessoa "Vale sempre a pena quando a alma não é pequena".

    "Muito bom amiga..."

    Muito obrigada :D!

    E obrigada por esta conversa maravilhosa...adoro os nossos papos :D!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. OI Max
    "Não, Adão há muito que queria comer aquele fruto...mas deixou tudo para a mulher (reconheces o padrão comportamental?)...assim ele poderia colocar a culpa nela; vê bem como ele se apressou a dizer a Deus "foi a fêmea que me deste por mulher" - que audácia! Foi ele que inventou o conceito da desresponsabilização LOL..."

    Eu não posso deixar de concordar, LOL menina! e não é que eu não tinha pensado nisso! tem razão o Adão tava doidão para comer da fruta e quem pagou todo o pato foi Eva...É bem o comportamento dos homens mesmo. LOL
    Muito bom, Max, também gosto muito de conversar contigo.

    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Dri,

    "Eu não posso deixar de concordar, LOL menina! e não é que eu não tinha pensado nisso! tem razão o Adão tava doidão para comer da fruta e quem pagou todo o pato foi Eva...É bem o comportamento dos homens mesmo. LOL"

    LOL LOL é, não é? LOL...mesmo assim gosto deles LOL.

    "Muito bom, Max, também gosto muito de conversar contigo."

    Obrigada :D!

    Beijos e uma óptima semana!

    ResponderEliminar
  13. Não usaste a verdadeira chave para abrir esta porta.

    ResponderEliminar
  14. Olá Don :D!

    Bemvindo ao Etnias!

    Qual é a verdadeira chave? Seria bom se partilhasses connosco :D!

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos