Os rostos de Dezembro



Dezembro: um mês em que se celebra, e se louva, a glória da Suprema Inteligência.


8 de Dezembro





Dia de Bodhi: um feriado Budista em que se celebra o dia em que Buda (Siddharta Ghautama) atingiu a Iluminação.
Siddhartha fez um acordo com a terra e o céu em que descobriria a raiz do sofrimento, ou então morreria a tentar; por isso entrou num profundo estado de meditação. A meio do processo foi tentado pelo deus Hindú Mara (O Senhor da ilusão) contudo ele não sucumbiu. Depois desta vitória, entrou num estado meditativo ainda mais profundo, e assim encontrou a natureza do Ser. Ao nascer do sol, Siddhartha atingiu a Iluminação (uma vez que encontrou as respostas às suas perguntas) e atingiu o Nirvana; razão pela qual passou a ser chamado o Buda (O Desperto).



December 5-12 (25th of Kislev – 3rd of Tevet)




Hannukah: festival das luzes; um feriado Judaico de oito dias de duração.
Antíoco IV oprimiu o povo Judaico a ponto de os proibir de professar a sua religião, de colocar um sacerdote Helénico no templo, e profaná-lo. Deu-se início a uma guerra contra a opressão sob a alçada dos Macabeus, que derrotaram os exércitos de Antíoco. Este, enfurecido, marchou sozinho contra o povo Judeu, enquanto os ameaçava de extermínio, mas a meio do caminho morreu misteriosamente.
O templo foi purificado e reparou-se que só havia azeite que chegasse para um dia (para iluminar o menorah, que deveria estar aceso durante toda a noite, todas a noites da semana) mas milagrosamente o menorah esteve aceso durante 8 dias seguidos (exactamente o tempo necessário para arranjar outro fornecimento de azeite fresco). Foi proclamado um festival de oito dias para celebrar o milagre do azeite.

25 de Dezembro


Natal: feriado que celebra o nascimento de Jesus Cristo (embora não se trate da verdadeira data do seu nascimento).
Os Cristãos acreditam que o Messias nasceu da Virgem Maria (cumprindo-se, assim, as profecias feitas séculos antes do seu nascimento); em Belém. O nascimento deu-se num estábulo, e o menino viu-se rodeado de animais, e posto numa mangedoura. Os primeiros a vê-lo foram uns pastores (que tinham sido informados por um Anjo); e depois os 3 Reis Magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) juntaram-se a eles apo´s terem seguido a estrela. Eles ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra (uma das razões pelas quais se oferece prendas nesta festividade). A celebração do Natal é uma combinação do festejo do nascimento de Cristo com costumes pagãos: decoração da árvore, o fiambre fumado, o azevinho, o tronco de chocolate – tudo associado com o Yule (que é celebrado no dia 21-22 de Dezembro)
Algumas pessoas perguntam-se se não se terá perdido o verdadeiro sentido do Natal (dar glória ao nascimento de Jesus) para se dar mais atenção à lado comercial da época (Pai Natal e o consumo exagerado)....

Dezembro, rosto dos solitários

Neste mês encontramos pessoas que não têm ninguém a quem sorrir, abraçar e/ou partilhar um refeição.
Os meus pensamentos, e orações, vão para todos aqueles que se encontrem completa e totalmente sós.


Festas felizes!



Convido-te a continuares a experiência Graffiti com
Livingsword

Comentários

  1. Max,
    I needed to respond to you comment on my Complaint site.

    You have done nothing in this regard. When writing this complaint I realized that I promised you that I would complete the "Proudest Moment" meme about a week ago and have yet to complete it. This reminded me that I am also guilty of this complaint. I wanted to let you know that I have not forgotten and still intend to complete the meme.

    ResponderEliminar
  2. Mel,

    Não te preocupes!!! :).
    It's ok, besides I have already replied to your response on complaint site :)!

    Cheers

    ResponderEliminar
  3. Hi Max! I have a tag for you ;) I hope you had a great weekend. Happy Monday!

    ResponderEliminar
  4. Hey Liza,

    Thank you! I will drop by your place tomorrow :).

    Indeed, I had a great weekend :)!

    Happy Monday to you too, and thanks :).

    Cheers

    ResponderEliminar
  5. Hi Max! How are you? Not yet, only 20 days left... I haven't done anything yet...lol. I'm starting to panic hehe. I've been busy at the store, but I'll probably start preparing next week ;) take care and have a nice day!

    ResponderEliminar
  6. Hey Liza,

    You haven't done anything yet? Wow...aren't you a brave woman lol :).

    I am joking; you are like my mom...she also starts preparing things close to Christmas day *nodding*.

    Don't panic, everything will be quite all right :)!

    Take care

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O Etnias: O Bisturi da Sociedade™ aprecia toda a sorte de comentários, já que aqui se defende a liberdade de expressão; contudo, reservamo-nos o direito de apagar Comentos de Trolls; comentários difamatórios e ofensivos (e.g. racistas e anti-Semitas) mais aqueles que contenham asneiras em excesso. Este blog não considera que a vulgaridade esteja protegida pelo direito à liberdade de expressão. Cumprimentos