Homem ou Macho? Eis a questão...

Gostaria de vos convidar para mais uma viagem a um mundo intrigante, que é o meu intelecto.
O itinerário desta semana é: Homem Vs Macho.

Um Macho é um ser que possui um phallus; uma pessoa que raramente faz uso da razão, um indivíduo completamente vazio de qualquer código de honra e etiqueta.
Um Homem é um ser humano que tendo um orgão penetrante concentra-se mais em nutrir a sua mente. É um verdadeiro seguidor da honra, cavalheirismo e respeito, um verdadeiro connoisseur das regras de etiqueta. Um indivíduo com classe, não só instruído como também culto.

Razão: um Macho não a acede. Os seus pensamento somente abarcam o trabalho, dinheiro, comer o mais que puder e, sexo. Enquanto que um Homem procura desenvolver o seu intelecto; as suas preocupações atingem um plano superior, o seu cérebro constrói e resolve puzzles. Os seus pensamentos correm, mas mesmo assim consegue juntar as peças necessárias para implementar as suas estratégias. Ele é um verdadeiro pensador.

Honra, cavalheirismo, respeito: um Macho ignora o sentido de honra, porque raramente é leal e verdadeiro para com os seus pares: para dizer a verdade, não se coíbe em apunhalá-los nas costas, se necessário, nem a denunciá-los. Este indivíduo desconhece o significado de cavalheirismo: se uma senhora entra na sala, ele permanece sentado; não segura a porta às senhora; cospe na presença das mesmas, e pede-lhes dinheiro emprestado. Respeito é uma palavra que não faz parte do seu léxico: diz asneiras e coça as suas partes na presença de mulheres. Vocifera constantemente e desrespeita os seus pais. Perante qualquer crise faz uso dos músculos, em vez da razão e, fere o olho com o seu vestuário ultra-apertado. Já um Homem é sempre leal, verdadeiro e respeitador para com a sua entourage (prestando, assim, tributo à honra). Este Ser refinado ergue-se da cadeira sempre que uma mulher entra numa sala; se ela verter uma lágrima ele estende-lhe um lenço; ele é cordial nos seus modos. Respeito é o seu maior objectivo (e este tipo de pessoas pode ser encontrado em qualquer camada social); os seus pais são sagrados, e a sua família representa o seu santuário.

Etiqueta: o specimen Macho exibe o seu peito nú à mesa de jantar, faz ruídos estranhos ao beber e comer (tal como disse Jacques de Brel “il bouffe la soupe froide”); fala com a boca cheia; gesticula com os talheres nas mãos; e numa festa escolhe, como tópico de conversa, temas sensíveis (tais como desporto, religião e gostos). Au contraire, o nosso querido Homem gere a sua refeição num silêncio tal, que torna possível o acompanhamento de uma conversa. Em sociedade, discute política light, literatura e música.

In summa, um Macho executa somente o que a natureza manda – é um puro exemplo de um Homo sapiens das cavernas. Enquanto que o Homem é a mais fina combinação do creacionismo com evolucionismo: um perfeito Homo sapiens sapiens.

Antes de vos deixar, gostaria de expôr uma questão:
Quando o XY nasce, será que vem como Macho que mais tarde se torna Homem, ou vem como Homem que depois será forçado a tornar-se Macho?
Há sempre uma opção para todas as coisas na vida. Lembram-se de Gastby, em “The Great Gatsby” de Fitzgerald? Bem, ele nasceu no seio de uma família humilde e, contudo poliu-se, tornando-se no fantástico gentleman que era...

Comentários