Éden



“ E vendo a mulher que aquela árvore era boa
para se comer...e agradável aos olhos, e árvore
desejável para dar entendimento, tomou do seu
fruto, e comeu, e deu, também a seu marido, e
ele comeu com ela.”
(Genesis 3:6)



A história de Eva e Adão sempre me intrigou...
Os sacerdotes costumam dizer que as mulheres são a raiz do mal, visto que detêm o poder de levar os homens pelo mau caminho. Que absurdo…

Deus criou Adão segundo a Sua imagem. A seguir insuflou dentro das suas narinas o sopro da vida e, orgulhoso, olhou para a Sua criatura! Depois decidiu moldar Eva, e para isso tirou uma costela do seu futuro marido, pois não é bom que um homem esteja só. No fim, maravilhado, olhou para a sua obra de arte!
Em seguida, o Senhor, ditou uma regra: o homem e a mulher, recém-criados, poderiam comer de qualquer árvore que quisessem, excepto da árvore da Ciência. Posteriormente, Deus fez uma aposta com os Anjos “Aposto que Eva será a primeira a cair em tentação! Gostaria que fosse o Adão, contudo será Eva!”. A maioria dos Anjos concordou com o Senhor, mas os mais desafiadores apostaram em Adão.
Eva comeu o fruto. E não só o comeu como ainda o ofereceu ao Adão. Terá este recusado? Será que sabia que poderia tê-lo feito? Não, não recusou. Se sabia...resolveu ignorar esse direito e dever!
Agora o Senhor-todo-Poderoso estava desapontado e furioso ao mesmo tempo. Desapontado porque Adão já dava mostras da sua facette de parasita e, furioso com Eva devido ao seu atrevimento (i.e. ela tinha tido o topete de presumir que poderia saber o que Deus sabe).

É um facto de que a presença de Eva está em cada mulher, e por essa razão fama est que todas nós fomos castigadas: mau humour no SPM, dores menstruais, dores no parto, mudanças hormonais, corpos rondos, menos força física etc. Mas eu atrevo-me a dizer que o Senhor Louvou o género feminino (devido à ousadia de Eva)! Sim, Ele concedeu-nos mudanças de humour idiosincráticas, estrogénio, corpos curvilíneos...tudo isto desenhado com uma intenção só: dar à luz! Deus escolheu as mulheres (devido à sua coragem) para abraçar e proteger a vida da Sua criação! Há honra maior que esta?
A dôr não só é um lembrete de que jamais poderemos ser como Ele nem ter acesso ao Seu Conhecimento, mas também é um canto às mulheres: Deus sabe que apesar de frágeis somos mais fortes, nós aguentamos o que fôr (afinal de contas, o nosso primeiro nome é Resistência)!

Adão não recusou a oferta. Obviamente já estava a fazer uso da astúcia, pois, ele sabia de facto que antes de comer o fruto ele encontrava-se em pé de igualdade com Eva; enquanto que após ter partilhado o fruto ele foi “condenado” a trabalhar a terra e a dominar Eva.

Mas pergunto-me se os homens, realmente, dominam as mulheres ou, se não passa de uma ilusão criada por Deus?
A minha única resposta é: depende do tipo de fruta que as mulheres dão a provar aos homens…

Comentários