Amaro


Na Sexta-feira passada, vi um documentário no qual se testava o comportamento das pessoas ao serem rejeitadas pelos possíveis companheiros. No fim do mesmo, várias pessoas confessavam o quão vingativas se tornavam após a rejeição.
Isto despoletou um pensamento: porque é que as pessoas sentem necessidade de se vingar? Selon moi, a vingança é o sal dos sentimentos; e divide-se em 3 categorias:



  1. Orgânica: urina e saliva. No documentário, uma jovem confessava que havia urinado para dentro de um frasco de perfume da sua melhor amiga, porque o homem que desejava (e que desconhecia os sentimentos que ela nutria por ele) a preterira em favor da sua melhor amiga (que também não desconhecia o facto). A sua orgulhosa confissão foi: "Sinto-me satisfeita e vingada por saber que o perfume que ela usa, diariamente, contém 5% da minha urina!” – Obviamente uma louca! Um outro exemplo; quando alguém decide se vingar de outra pessoa cuspindo no seu café, água, sandes or panqueca; porque acredita que foi ofendido(a) por essa mesma pessoa – espíritos mesquinhos! Este tipo de vingança é desencadeado parcialmente pelas emoções (porque irá resultar na vulgaridade) e pela razão (porque as pessoas planeiam; tornando a acção eficaz, diminuíndo as chances de serem apanhadas).

  2. Vil: Um homem mantém uma relação adúltera com uma mulher. Assim, para manter a integridade da sua família, decide acabar tudo com a sua amante. Esta discorda, pois deseja manter o “seu” homem...! De repente, o cachorrinho da filha dele aparece morto, no jardim; a sua mulher começa a receber chamadas anónimas; os pneus do carro aparecem furados...já podem imaginar o filme (é como se víssemos a “Glenn Close” em acção)! Exemplo #2: uma determinada mulher está zangada com a sua irmã (que é mais velha, casada, e bem sucedida) porque ela passa a vida a aconselhá-la para indireitar a sua vida e, ser mais como ela. O que é que ela faz? Por despeito, atrai o cunhado para a sua cama, e depois informa a irmã de que ele a violou. Este tipo de vingança é uma mistura de emoções primárias e desvio de carácter.

  3. Intelectual: Este tipo é o mais requintado de todos. Por exemplo, estás numa festa; alguém tenta denegrir a tua reputação, o teu carácter...permaneces calmo, esboças um sorriso, pensas...e quando lhe respondes (não necessariamente por palavras), essa pessoa sente-se pequena, estúpida, acéfala...tu vê-la suar, gaguejar, a evitar o contacto visual...no ar sente-se o odor pesado da adrenalina: nesse momento, sabes que conseguiste pôr essa pessoa no seu devido lugar.


Dos 3 tipos de vingança, aqueles que usam o 1 ou/e 2 estão destinados, mais cedo ou mais tarde, a cometer qualquer sorte de crime e; acabar num jornal policial. Enquanto que o ultimo, não sendo coreografado pelas emoções é o mais perigoso, pois induz a danos psicológicos irreparáveis.















Comentários